As campanhas de publicidade mais escandalosas de sempre
De celebridades demasiado sexy a modelos demasiado magras, estas imagens foram banidas da publicidade.
Foto: Mert Alaş & Marcus Piggott11 de janeiro de 2024 às 13:30 Safiya Ayoob / Com Rosário Mello e Castro
Quem não conhece as icónicas campanhas da Calvin Klein Underwear? De Mark Wahlberg com e sem Kate Moss, fotografados por Herb Ritts em 1992 até às mais recentes imagens protagonizadas por Jeremy Allen White, a marca norte-americana é conhecida por despir modelos e celebridades, gerando quase sempre um grande alarido à volta do resultado final.
Infelizmente, as coisas não correm sempre bem e foi isso mesmo que aconteceu com a campanha realizada com a cantora britânica FKA Twigs. Segundo a Advertising Standards Authority (ASA) – a autoridade das normas publicitárias do Reino Unido, a imagem, que foi publicada inicialmente em abril de 2023, apresentava a cantora como "um objeto sexual estereotipado". A própria artista discordou num post do Instagram, afirmando, "Vejo uma mulher de cor, bonita e forte, cujo corpo incrível já ultrapassou mais dores do que se possa imaginar. À luz da revisão de outras campanhas passadas e atuais desta natureza, não posso deixar de sentir que existem aqui dois pesos e duas medidas. Por isso, para ser clara... estou orgulhosa do meu físico e mantenho a arte que crio com o meu corpo à altura de mulheres como Josephine Baker, Eartha Kitt e Grace Jones, que quebraram as barreiras do que é ter poder e aproveitar uma sensualidade única. Obrigada à CK e a Mert e Marcus, que me deram um espaço para me expressar exatamente como eu queria - não vou deixar que a minha narrativa seja alterada."
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Foto: Mert Alaş & Marcus Piggott
Olhando para o passado e por diferentes razões, são várias as campanhas de Moda que foram banidas. Reunimos algumas.
Foto: Steven Klein1 de 5 /Depois de muitas críticas e acusações de que a imagem lembrava uma cena de assédio, a marca decidiu retirar as imagens de todas as publicações, cancelando a campanha.
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Foto: Steven Meisel2 de 5 /O anúncio, protagonizado por Sophie Dahl para o perfume Opium, da YSL, é até hoje um dos mais controversos da história da Moda.
Foto: Mario Testino3 de 5 /O anúncio original apareceu na edição de fevereiro da Vogue e mostrava a modelo Carmen Kass fotografada por Mario Testino. Foi pensado por Tom Ford, à epoca diretor criativo da Gucci.
Foto: DR4 de 5 /A imagem, publicada na revista The Sunday Times Style, foi proibido por apresentar uma modelo que muitos leitores consideraram ser “demasiado magra”.
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Foto: Bruce Weber5 de 5 /A campanha da Miu Miu, que apresenta a atriz Hailee Steinfield, com apenas 14 anos, sentada numa numa linha de comboio foi considerado irresponsável.
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