70 anos de catálogos da Ikea em imagens

Com um mindset mais sustentável que nunca, a Ikea assinala os 70 anos do lançamento do seu primeiro catálogo. Recordamos algumas das suas capas mais icónicas, dos anos setenta à atualidade.

28 de agosto de 2020 às 07:00 Rita Silva Avelar

Em 2021, a Ikea celebra o 70º aniversário do seu icónico catálogo, lançado no início dos anos cinquenta como um manual de inspiração e não propriamente apenas uma montra de venda dos produtos. "O catálogo Ikea surgiu em 1951 e era inicialmente um catálogo de produtos, com foco exclusivo em móveis para a casa a preços acessíveis. Só mais tarde é que a Ikea começou a vender artigos de organização e acessórios de decoração, proporcionando uma oferta completa para a casa" começa por explicar Helena Gouveia, diretora de marketing da Ikea Portugal.

"Desde o primeiro catálogo até ao catálogo IKEA 2021, muitas mudanças aconteceram na sociedade, nas famílias e na casa da maioria das pessoas. As mulheres começaram a trabalhar mais fora de casa, os homens passaram a participar mais na vida familiar, as cidades cresceram e as casas tornaram-se mais pequenas, a tecnologia passou a fazer parte das nossas vidas e a gestão dos recursos naturais passou também a ser uma questão cada vez mais importante. A Ikea expandiu-se para outros países e outros continentes, abraçando novas línguas, culturas e formas de viver em casa" acrescenta.

PUB

Para marcar a ocasião, em 2020 a Ikea decidiu transformar o seu catálogo num manual com truques muito úteis para um dia a dia em casa mais amigo do ambiente. Sobre a sustentabilidade, Helena Gouveia explica: "em todo o mundo, as pessoas querem mudanças, e nós também. Vidas melhores, mais saudáveis e mais sustentáveis. Um mundo mais verde, mais justo e mais inclusivo. Durante este ano, a casa tornou-se ainda mais importante nas nossas vidas, por isso o catálogo Ikea 2021 chega como um manual inspirador, cheio de dicas inteligentes, ideias práticas e pequenas mudanças a preços acessíveis, (…) queremos mostrar que ser sustentável não tem de ser mais caro e que pode inclusive ajudar a poupar dinheiro ao fim do mês, seja através da poupança de energia, água ou da redução do desperdício alimentar" acrescenta.

Pela primeira vez, esta edição inclui uma casa portuguesa, preços ainda mais baixos para as diferentes áreas da casa e sugestões de como estar mais em linha com os princípios da ecologia. "Criada em parceria entre a equipa global e local da Ikea, a casa nacional presente no catálogo (página 60) é um espaço personalizado e convidativo, à boa moda portuguesa. Pensado com base no orçamento médio das famílias portuguesas, o espaço (...) está repleto de personalidade, luz e soluções que conjugam elegância e funcionalidade. O objetivo foi criar um espaço harmonioso, em que os detalhes fazem toda a diferença" explica a diretora de marketing da Ikea.

PUB
1 de 23 1979
PUB
2 de 23 1990
3 de 23 1981
4 de 23 1982
PUB
5 de 23 1983
6 de 23 1985
7 de 23 1987
PUB
8 de 23 1990
9 de 23 1991
10 de 23 1992
PUB
11 de 23 1993
12 de 23 1995
13 de 23 1996
PUB
14 de 23 1997
15 de 23 2000
16 de 23 2002
PUB
17 de 23 2004
18 de 23 2005
19 de 23 2006
PUB
20 de 23 2007
21 de 23 2008
22 de 23 2010
PUB
23 de 23 2013
leia também

Essenciais para trabalhar em casa

Com o aumento do teletrabalho e das aulas online, criar uma zona de escritório em casa é cada vez mais necessário. A MUJI oferece uma seleção de produtos e mobília para se organizar com mais eficácia.

PUB
PUB