Os métodos de ensino alternativos que deve conhecer

Há escolas que ensinam diferente, com métodos High Scope, Waldorf, construtivista, com ou sem manuais. É de queimar as pestanas para leigos na matéria. E por isso visitámos alguns exemplos para lhe fazer esta cábula.

08 de setembro de 2017 às 07:00 Paula Cristovão Santos

Onde 55 centros no país e ilhas

Modelo de ensino Cartilha Maternal

Propina Em função do IRS dos pais

Desde o jardim-escola ao ensino superiorA antiguidade nem sempre é um posto. Sobretudo num tema alternativo (no sentido restrito de opção ao convencional). Mas António Ponces de Carvalho, diretor dos Jardins-Escolas João de Deus, as mais antigas do país, ajuda-nos a contextualizar: "A Constituição Portuguesa consagra aos pais a escolha livre da educação para os seus filhos, da mesma forma como acontece com a liberdade religiosa, política…" E nestes 55 centros educativos distribuídos pelo país e ilhas, os pais escolhem um método de ensino que remonta a 1877, ano em que João de Deus escreveu a Cartilha Maternal. Através dela, as crianças aprendem a ler na sequência da aprendizagem da linguagem oral e, apesar de ter mais de 100 anos, este processo "tem resultados extraordinários", garante. "A criança aprende a ler e a escrever com mais facilidade, adquirindo competências metalinguísticas." Ponces de Carvalho destaca os prémios e conquistas da Escola inspirada pelo seu avô: "Nos últimos exames nacionais, não houve uma única negativa entre os alunos do 6.º ano." Aqui, a tradição ainda é o que era e a disciplina das Escolas nem sempre tem angariado simpatias. Ponces de Carvalho salienta porém ter os olhos postos no futuro. Em breve, está pensado um centro João de Deus no Belas Clube de Campo com a perspetiva de ser bilingue. "A neurociência diz-nos que as crianças bilingues estão mais aptas a desenvolver outras capacidades, além das linguísticas."

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Propina Em função do IRS dos pais

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Escola da Ponte

Onde Santo Tirso

Modelo de ensino Projeto educativo que promove a autonomia e responsabilidade 

Propina Escola Pública

Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos

Jardim dos Fraldinhas (Leiria) e Escola da Árvore (Lisboa, Restelo)

Onde Leiria e Lisboa

Modelo de ensino Construtivista

Do Berçário aos 3 anos

Propina: Privada, sob consulta

Modelo de ensino Construtivista

Do Berçário aos 3 anos

Voz do Operário

Onde Graça, Baixa da Banheira, Restelo, Ajuda, Creche – Ajuda, Laranjeiro, Lavradio

Modelo de ensino Escola democrática com projeto educativo apoiado nas teorias socioconstrutivistas

Berçário, Creche, Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos

Propina Em função do IRS dos pais

Onde Graça, Baixa da Banheira, Restelo, Ajuda, Creche – Ajuda, Laranjeiro, Lavradio

Modelo de ensino Escola democrática com projeto educativo apoiado nas teorias socioconstrutivistas

Berçário, Creche, Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos

Próxima paragem: uma sala na Calçada da Ajuda, onde começo por fazer a pergunta errada: "Qual é esta turma?" Nas sete escolas da Voz do Operário não existem turmas no conceito tradicional. Há grupos heterogéneos de crianças do 1.º ciclo, dos 6 aos 10 anos, que se distinguem pelas metas definidas para aprendizagem. "Nós consideramos que as nossas crianças aprendem comunicando", explica um dos responsáveis, Ivo Serra. "E quanto maior diversidade de idades houver numa sala, mais comunicação e interação haverá", acrescenta. A disposição das mesas obedece ao mesmo princípio: as crianças estão voltadas umas para as outras e não sentadas em frente a um professor que debita matéria. "Ou seja, os professores são parte do grupo, não são elementos fora do grupo", salienta. Nesta escola, "não somos apenas nós que sabemos o programa oficial, as crianças também conhecem as metas a atingir", explica. Dora Agostinho, uma das professoras da Voz do Operário, explica que as metas atingem-se através dos projetos desenvolvidos. E introduz mais um conceito importante neste projeto educativo: o conselho. Em cada sala há um conselho que reúne, prevê aprendizagens e avalia. Na Voz do Operário, estimula-se a autonomia e o grupo. "Queremos que cada criança seja um agente transformador. Cada aluno tem planos individuais de trabalho e é ele que, com a orientação do professor, toma a decisão de quantas fichas vai fazer por semana. Próxima pergunta errada: onde é que estão os manuais? "Não existem. Aqui todas as crianças começam com um caderno em branco que vai sendo construído por elas ao longo do tempo," responde Ivo.

PaRK

Onde Belém, Restelo, Alfragide, Cascais

Método de ensino Escola bilingue marcada pela tecnologia e projetos inovadores 

Berçário, Creche, Jardim de Infância, 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Propina Privada, sob consulta

Os Aprendizes

Onde Cascais

Modelo de ensino Waldorf e High Scope

Jardim de Infância até ao 6.º ano; em fase de implementação até ao 12.º ano

Propina Privada, sob consulta

Era uma vezuma mãe insatisfeita com a oferta escolar para os seus filhos. Tendo trabalhado no estrangeiro em consultoria durante 20 anos, Sofia Borges tinha bem presente os conceitos de soft skills, aprendizagem experiencial. E quando pensou em abrir uma escola, teve "logo procura de muita gente a querer trabalhar desta forma". E os pais foram chegando ao Os Aprendizes. A escola inspira-se na metodologia High Scope e na pedagogia Waldorf. "De Waldorf, vamos buscar inspiração à visão sobre o desenvolvimento da criança que Rudolf Steiner (educador austríaco e fundador da pedagogia Waldorf) tinha, assim como o respeito pelos ritmos da natureza e o potenciar da criatividade. High Scope traz a criança para o centro da aprendizagem ("ao contrário do tradicional"). Nesta Escola aprende-se ainda a… comer. "A alimentação é biológica, pois se nos entendemos como corresponsáveis pelo melhor desenvolvimento da criança em todos os aspetos do seu ser, a sua saúde física emocional e mental é altamente influenciada pela sua alimentação."

Onde Sesimbra

Modelo de ensino Waldorf

Creche e Jardim de Infância

Propina Escola Privada, valores sob consulta

Creche e Jardim de Infância

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