Carla Pais vence o Prémio LeYa 2025
Com o seu romance original "A Sombra das Árvores no Inverno", a autora é a segunda mulher a vencer este prémio que conta já com 14 edições.
Com o seu romance original "A Sombra das Árvores no Inverno", a autora é a segunda mulher a vencer este prémio que conta já com 14 edições.
A marca nasceu da paixão por Moçambique e pela capulana, transformando um simples saco de viagem num projeto internacional de design e impacto social. Criada pelas portuguesas, Joana e Inês, a marca alia durabilidade e qualidade, levando consigo a essência vibrante de África.
“Um Cão no Meio do Caminho” é o muito aguardado romance da autora, depois do sucesso de “A Gorda”. Uma vez mais, Isabela Figueiredo oferece-nos personagens inesquecíveis numa escrita poética e contemporânea que precisa de ser descoberta urgentemente. O mundo cabe todo na Margem Sul de Lisboa, onde fizemos esta entrevista.
Discos de platina, prémios, comendas, centenas de concertos um pouco por todo o Mundo, mas quem é realmente Mariza, a dona deste currículo impressionante, que ousou cantar fado com o cabelo muito curto e os sofisticados vestidos de João Rôlo? No livro Os Anéis do Meu Cabelo - A História de Mariza, escrito pela jornalista Dina Soares (edição Oficina do Livro), ficamos a saber tudo, desde a infância agridoce em Moçambique à solidão sentida pela mulher quando, depois do triunfo e das palmas, entra num quarto de hotel vazio. Ouçamo-la.
Que respostas dar quando estamos zangados ou ansiosos, com ciúmes ou com medo? Pedimos a uma psicóloga que sugerisse a melhor forma de reagir perante situações comuns do dia a dia para que, com disciplina e autoconhecimento, consiga criar facilmente uma caixa de primeiros socorros da saúde mental.
A joalheira criou um a peça solidária em colaboração com a ONG Um Pequeno Gesto, que nos últimos quinze anos se tem dedicado a melhorar a qualidade de vida das crianças desfavorecidas em Moçambique.
Não nos entenda mal. Lavagante, camarão, ostras, percebes e amêijoas valem sempre uma visita ao restaurante histórico. Mas não é só isso (tudo) que se aprecia nesta refeição em frente ao mar.
A 21ª edição do Festival de Músicas do Mundo regressa com 51 concertos distribuídos por 10 dias em Porto Covo e Sines, entre 18 e 27 de Julho.