Carla Pais vence o Prémio LeYa 2025
Com o seu romance original "A Sombra das Árvores no Inverno", a autora é a segunda mulher a vencer este prémio que conta já com 14 edições.
Com o seu romance original "A Sombra das Árvores no Inverno", a autora é a segunda mulher a vencer este prémio que conta já com 14 edições.
De modelo icónica e atriz consagrada a voz incómoda na defesa dos direitos humanos, Sofia Aparício leva consigo a elegância de quem já pisou todas as passadeiras – e a inquietação de quem viu o estado do mundo de perto, a bordo de uma flotilha humanitária rumo a Gaza.
Filmes sobre grandes estrelas da música, a ocupação israelita em Gaza, longas-metragens portuguesas e internacionais. Eis 10 filmes a não perder no festival.
Com 25 anos de uma carreira ligada à educação e à política, a autora do livro "O Estado das Coisas – Visões sobre a igualdade, o ensino e o estado do país em geral" respondeu às perguntas da Máxima sobre como é que as mulheres podem ter um papel de maior relevo (e com maior igualdade) na sociedade.
“O que me pediu ultrapassou todos os limites da decência. Queria que eu abortasse.” Todos os sábados, a Máxima publica um conto sobre o amor no século XXI, a partir de um caso real.
Dela descendem boa parte dos monarcas que ainda hoje reinam na Europa e também dos que apenas sonham com os tronos perdidos. No livro "Vitória de Inglaterra - A Rainha que amou e ameaçou Portugal", Isabel Machado revela-nos uma rainha dada aos prazeres eróticos, bem distante da imagem moralista que a História lhe atribui.
Durante décadas, as políticas de corpo da ditadura encerraram homens e mulheres num figurino austero e pouco expressivo. Com a Revolução de 1974, os corpos libertaram-se e os guarda-roupas foram enriquecidos com novas tendências.