Prazeres

Receita(s) para um jantar feliz

Aproxima-se aquela altura do ano em que comer é um dos verbos mais conjugados. Para que a imaginação não falte na hora de ensaiar novos pratos, inspire-se nos vários (e bem diversificados) livros de receitas mais recentes no mercado.

27 de novembro de 2019 | Rita Lúcio Martins

Beauty Food, de Maria Ahlgren (Arte Plural Edições)

"Chamo-me Maria e sou viciada em cuidados de pele." É assim que se apresenta, logo às primeiras linhas, a jornalista sueca Maria Ahlgren. Especializada nas áreas de saúde e lifestyle, viveu vários anos em Tóquio, onde se familiarizou com o conceito de beauty food que depressa se tornou numa filosofia de vida. Neste livro, não se limita a apresentar os ingredientes que não podem faltar na cozinha de quem quer ter uma pele saudável (e são muitos: abacate, aipo, algas, amêndoas, batata doce, cenoura, feijão, limão, maçã, noz, ovo, quinoa, romã, salmão entre muitos outros). E se todos eles têm vantagens por si só, quando combinados são autênticos cocktails de saúde e beleza. É o que se procura demonstrar nas 85 receitas apresentadas, mais ou menos ligeiras. Sumos e smoothies, sopas e saladas, mas também taças e espumas, snacks e cocktails e sobremesas e gelados. Resumindo: um verdadeiro menu de degustação para ficar com uma pele resplandecente.

Doces do Ofício, de Francisco Moreira (Casa das Letras)

Natal é sinónimo de tradição, mas no que toca a doces haverá sempre apetite para experiências e novidades. Neste livro, uma espécie de sequela do programa com o mesmo nome transmitido pelo canal 24 Kitchen, apresentam-se 66 receitas (todas elas ilustradas) com graus de dificuldade mais ou menos complexos, mas sempre possíveis. E doces. Percorrer o índice com os olhos equivale a ficar com água na boca, tantas são as possibilidades. Entre elas destacamos a Mousse de Leite Condensado cozido, banana caramelizada e amendoins salgados, a Pavlova de frutos vermelhos, nata e vinagre balsâmico, o Gaspacho de tomate e framboesa com croutons de iogurte, o Bolo de requeijão, canela e nozes ou o Sablé breton crocante e toffee de caramelo salgado.

Cozinha com Twist, de Filipa Gomes (Casa das Letras)

O tom do livro é o mesmo do programa televisivo que apresenta no canal 24 Kitchen. Sempre bem disposta e informal, Filipa Gomes decidiu passar para o papel 120 receitas que já apresentou no pequeno ecrã para que todos possam recriá-las em casa, passo a passo. "Mas deixem-me avisar que, se as vossas receitas não ficarem exatamente com o mesmo aspeto das minhas, não há crise, ok?" Feito o aviso, logo no prefácio, a autora passa ao primeiro capítulo, intitulado pequenos-almoços e lanches. Panquecas, bolachas e muffins são algumas das alternativas. Seguem-se os capítulos Vegetariano, Família Feliz, Alma Tuga, Internacional, Dias Especiais, Super Fácil.

Comida de Tacho, Os Segredos da Tia Cátia, de Cátia Goarmon (Casa das Letras)

Cozinhar é um ato criativo e o tacho é uma espécie de caldeirão mágico onde tudo acontece. É mais ou menos o que prova o novo livro de receitas de Cátia Goarmon, também conhecida por Tia Cátia. A premissa é a de que nada é mais português do que a comida de tacho, não só porque permite retificar temperos e sabores, mas também porque facilmente nos deixa alargar e reinventar a receita, inclusive abrindo espaço para um novo conviva à mesa, se for caso disso. Neste livro – que nasce do programa culinário exibido no canal 24 Kitchen -apresentam-se mais de 90 receitas, entre sopas, pratos de carne, peixe e vegetarianos. E, note-se, até foi incluída uma sobremesa, para provar a versatilidade do tacho.

Um Bolo por Semana, de Rita Nascimento (Arte Plural Edições)

Por muitas modas que a pastelaria possa atravessar, haverá uma certeza a sobreviver-lhes a todas: o prazer de um bolo acabado de sair do forno. E nem sequer é só pelo sabor, é também pelas memórias e por todo o património emocional que um determinado sabor pode evocar. Sabendo dessa herança transversal, a chef pasteleira Rita Nascimento apresenta Um Bolo Por Semana, um livro que junta receitas de bolos básicos, bolos aromáticos, bolos gulosos e bolos festivos, mas também apresenta conselhos eficazes para nos querer pôr a mexer a tigela da massa e a espreitar o forno para a ver crescer.

Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, de Gabriela Oliveira (Arte Plural Edições)

Mais económica, mais saudável, mais ecológica e tão adequada para o dia-a-dia como para momentos festivos. É assim que a autora – que já é uma referência nacional neste segmento – resume as vantagens da cozinha vegetariana. Para ir de encontro às necessidades de uma comunidade que não pára de crescer, apresenta agora 100 novas receitas, saborosas e fáceis de confecionar, a pensar nos diferentes momentos do dia, mas também nas ocasiões especiais. Naturalmente, todas as opções apresentadas são vegan, sendo ainda possível encontrar algumas receitas sem glúten.

Com os Azeites, de Vítor Sobral (Casa das Letras)

São já mais de vinte os livros que contam com a assinatura de Vítor Sobral. O mais recente orbita em torno de um ingrediente-chave na cultura mediterrânica e na cozinha portuguesa: o azeite. Base de muitos pratos tradicionais portugueses, é ele a estrela deste que é mais do que um livro de receitas. A história, o cultivo, a apanha e extração da azeitona, os diferentes tipos de azeite e os cuidados a ter na sua conservação bem como o seu papel na nutrição são alguns dos temas abordados, além claro das 130 receitas confecionadas com azeite organizadas por Bases, Crus e Marinados, Ovos e Saladas, Petiscos e Conservas, Escabeches, Sopas e Caldos, Peixes e Mariscos, Carnes, Molhos e Temperos, Sobremesas e Doces. Em cada receita, mais do que a inclusão de azeite, é especificada a variedade de azeite mais adequada ao prato em questão.

Beauty Food, de Maria Ahlgren (Arte Plural Edições)
1 de 21 Beauty Food, de Maria Ahlgren (Arte Plural Edições)
Receita de gaspacho verde.
2 de 21 Receita de gaspacho verde.
Receita de espuma de manga e limão.
3 de 21 Receita de espuma de manga e limão.
Receita de batido de caramelo, chocolate e amendoim.
4 de 21 Receita de batido de caramelo, chocolate e amendoim.
Doces do Ofício, de Francisco Moreira (Casa das Letras)
5 de 21 Doces do Ofício, de Francisco Moreira (Casa das Letras)
Receita de maçã assada com granola e xarope de vinho do Porto.
6 de 21 Receita de maçã assada com granola e xarope de vinho do Porto.
Cozinha com Twist, de Filipa Gomes (Casa das Letras)
7 de 21 Cozinha com Twist, de Filipa Gomes (Casa das Letras)
Comida de Tacho, Os Segredos da Tia Cátia, de Cátia Goarmon (Casa das Letras)
8 de 21 Comida de Tacho, Os Segredos da Tia Cátia, de Cátia Goarmon (Casa das Letras)
Receita de chili de peru com feijão preto.
9 de 21 Receita de chili de peru com feijão preto.
Um Bolo por Semana, de Rita Nascimento (Arte Plural Edições)
10 de 21 Um Bolo por Semana, de Rita Nascimento (Arte Plural Edições)
Receita de bolo de limão e mirtilos.
11 de 21 Receita de bolo de limão e mirtilos.
Receita de bolo rocher.
12 de 21 Receita de bolo rocher.
Receita de bolo hummingbird.
13 de 21 Receita de bolo hummingbird.
Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, de Gabriela Oliveira (Arte Plural Edições)
14 de 21 / Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, de Gabriela Oliveira (Arte Plural Edições) Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, de Gabriela Oliveira (Arte Plural Edições)
Receita de bolonhesa de lentilhas com beterraba.
15 de 21 Receita de bolonhesa de lentilhas com beterraba.
Receita de papas rápidas de aveia e laranja.
16 de 21 Receita de papas rápidas de aveia e laranja.
Receita de migas vegan de grão com chouriço.
17 de 21 Receita de migas vegan de grão com chouriço.
Com os Azeites, de Vítor Sobral (Casa das Letras)
18 de 21 Com os Azeites, de Vítor Sobral (Casa das Letras)
Receita de creme de espinafres, azeite de noz-moscada e queijo fresco.
19 de 21 Receita de creme de espinafres, azeite de noz-moscada e queijo fresco.
Receita de creme de batata com amêndoas torradas e azeite de especiarias.
20 de 21 Receita de creme de batata com amêndoas torradas e azeite de especiarias.
Receita de arroz de polvo com vinho tinto e especiarias doces.
21 de 21 Receita de arroz de polvo com vinho tinto e especiarias doces.
Saiba mais Livros, Receitas, Gourmet, Beauty Food, Maria Ahlgren, Kitchen, Casa das Letras, Um Bolo Por Semana, Filipa Gomes, Vegetariana Rápida, Cátia Goarmon, Tia Cátia, Rita Nascimento, Vítor Sobral, gastronomia, Viagens&Gourmet
Relacionadas

As estrelas portuguesas no Guia Michelin para 2020

Um restaurante elevou-se às duas estrelas, quatro novos recebem a sua primeira estrela e três perderam a distinção. Listamos os 27 restaurantes galardoados de norte a sul do país, incluindo as novidades, para conhecer já.

O segredo da cozinha do Boa-Bao

O chef belga Chris Gielen, um dos sócios do restaurante, partilhou com a Máxima os motivos que nos fazem voltar vezes sem conta às delícias da gastronomia asiática.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.