Prazeres

Receita de tártaro de atum com abacate, por Gordon Ramsey

O chef britânico, que muito dizem ter reeducado a cozinha dos ingleses, lançou um livro de receitas para que todos os momentos do dia sejam simultaneamente deliciosos e saudáveis.

17 de junho de 2020 | Rita Silva Avelar
Gordon Ramsey é um dos chef mais populares não só do Reino Unido como do mundo, e construiu a sua boa reputação no mundo da cozinha saudável ao aliar deliciosos e nutritivos alimentos a a receitas infalíveis. No seu mais recente livro, Comida Fit, editado em Portugal pela Porto Editora, de Gordon Ramsey apresenta a soma das suas experiências neste mundo. Dividido em três partes, Saudável, Leve e Fit, o livro, editado em Portugal pela Porto Editora, reúne sugestões para pequenos-almoços (como os ovos mexidos com feta, espinafres e tomate), almoços (como salmão no forno com wasabi), snacks (como as pipocas picantes) e jantares (como a pizza de couve-flor). 

Uma delas é um dos favoritos no que diz respeito aos tártaros. "O tártaro de atum tem uma aparência muito sofisticada e deslumbrante, mas prepara -se em minutos. O atum é um dos peixes gordos, pelo está repleto de ácidos gordos ómega 3, que devemos consumir pelo menos uma vez por semana, o que faz dele o almoço ligeiro ideal, acompanhado de uma salada verde. Opte por atum próprio para sushi, que é o mais fresco que existe, e emprate apenas na hora da refeição, já que o sumo de lima irá "cozer" o peixe e dar -lhe um tom acastanhado" escreve Ramsey, na página desta receita.

Receita de tártaro de atum com abacate, por Gordon Ramsey

Ingredientes

2 c. de chá de sementes de sésamo brancas ou pretas

1 ramo pequeno de cebolinho, picado muito finamente

1 c. de sopa de molho de soja

Sumo de 1 lima

1 c. de chá de óleo de sésamo

400 g de bife de atum, finamente cortado

1 abacate maduro grande, sem casca, sem caroço e cortado em cubos

Sal marinho e pimenta -preta moída

Preparação

1. Coloque uma frigideira pequena em lume brando, toste as sementes de sésamo brancas até estarem douradas e exalarem um aroma agradável, e deixe-as arrefecer. (Se usar sementes de sésamo pretas, não é necessário tostá-las).

2. Deite o cebolinho, o molho de soja, metade do sumo de lima e o óleo de sésamo numa tigela. Adicione o atum, tempere com 1 pitada de sal e de pimenta preta e envolva muito bem.

3. Coloque o abacate numa outra tigela e envolva-o com cuidado no restante sumo de lima.

4. Distribua o atum por quatro pratos, dispondo-o ao centro num pequeno monte. Com uma colher, deite por cima o abacate, polvilhe com as sementes de sésamo e sirva.
1 de 1
Saiba mais Porto Editora, Reino Unido, Portugal, Gordon Ramsey, Saudável, Leve, Fit, gastronomia, Viagens&Gourmet
Relacionadas

Savage, o primeiro restaurante virtual do país

O que é isso de um restaurante virtual? A nova aposta gastronómica do chef Olivier da Costa não existe fisicamente. Mas os tacos, os sushi rolls e os burritos que chegam até sua casa são bem reais.

Comidas do mundo: viajar sem sair da cozinha

É possível percorrer o mundo através dos sabores e sem sair de casa. Selecionamos coffeetables de gastronomias de diferentes países, com receitas desafiantes ou que são simples janelas culturais que abrem o apetite, tanto pela comida, como pela viagem.

Mais Lidas
Celebridades 16 casais de mulheres influentes

Atrizes, modelos, artistas e cantoras, estas personalidades superaram o preconceito e utilizaram de sua visibilidade para lutar contra a homofobia e celebrar com muito orgulho a sua sexualidade.