Prazeres

5 motivos para provar o Menu Trufa Branca do Ritz

Um dos melhores ingredientes da alta gastronomia encontra a carta perfeita no restaurante Varanda, em Lisboa.

19 de novembro de 2019 | Aline Fernandez

A humidade do outono e as temperaturas mais baixas são as condições ideias para deixarmos de sonhar com trufas e tê-las finalmente no prato. Fomos ao restaurante Varanda, no Four Seasons Hotel Ritz Lisboa, provar o Menu Trufa Branca do chef Pascal Meynard e destacamos cinco razões que fazem deste experiência a combinação perfeita com a iguaria italiana.

1. As generosas lascas de trufa em todos os pratos. O odor da trufa é sempre inconfundível, tal como o seu sabor intenso, mas subtil. As trufas brancas que o chef Pascal exibe orgulhosamente à mesa vieram de Alba, em Piemonte, Itália. Não é à toa que estas túberas são consideradas um dos melhores ingredientes da alta cozinha do mundo. E no Ritz não há economia. Desde a entrada-surpresa do chef até à manteiga para os deliciosos pães artesanais.
2. A estrela da carta. Talvez seja uma das confeções mais simples, mas nem por isso mais fácil. O taglioni de massa fresca é enrolado como um ninho numa emulsão de parmesão e complementado por muitas lascas de trufa branca. Perfeito.
3. A apresentação. Tão bonitos quanto saborosos, os pratos do menu são de encher os olhos. Antes da massa, são servidas vieiras salteadas, mas também há uma vitela de leite confit e para a sobremesa um gelado de fava tonka, caramelo e flor de sal no formato de uma grande trufa.
4. As bebidas. Não estão incluídas no menu, mas com a expertise de Gabriela Marques não há como degustar algo menos que bom. A sommelier poderá indicar o melhor vinho para cada prato, já que nem todos se conjugam bem com a intensidade aromática das trufas. Vale a pena saborear a sua sobremesa com um Cossart Gordon de 5 anos, Malmsey, diretamente da ilha da Madeira.
5. O próprio Ritz. Desculpas não faltam para ir a um dos hotéis mais charmosos de Lisboa. Mas este menu ficará apenas enquanto durar a estação da trufa branca (ou seja, neste mês de novembro e prevê-se que até o início de dezembro). Aproveite para ir mais cedo, beber um copo no bar, aguardar nos aconchegantes sofás de veludo ao mesmo tempo que aprecia a linda e perfumada árvore de orquídeas ou as tapeçarias Almada Negreiros.

O quê? Menu Trufa Branca. Onde? Restaurante Varanda do Four Seasons Hotel Ritz Lisboa – Rua Rodrigo da Fonseca, 88. Quando? Todos os dias das 19h30 às 22h. Quanto? €190 por pessoa, sem bebidas. Reservas: 213 811 400.

Vieiras salteadas, condimento de noz-pecã, girolles e trufa branca
1 de 5 Vieiras salteadas, condimento de noz-pecã, girolles e trufa branca
Taglioni de parmesão e trufa branca
2 de 5 Taglioni de parmesão e trufa branca
Vitela de leite confit, topinambur rora e trufa branca
3 de 5 Vitela de leite confit, topinambur rora e trufa branca
Trufa com gelado de fava tonka, caramelo com flor de sal
4 de 5 Trufa com gelado de fava tonka, caramelo com flor de sal
O chef Pascal Meynard
5 de 5 O chef Pascal Meynard
Saiba mais trufa, Ritz, Menu Trufa Branca, gastronomia, restaurante, Varanda, Lisboa, Four Seasons, Hotel, chef, Pascal Meynard, sommelier, Gabriela Marques, Viagens&Gourmet
Relacionadas

O segredo da cozinha do Boa-Bao

O chef belga Chris Gielen, um dos sócios do restaurante, partilhou com a Máxima os motivos que nos fazem voltar vezes sem conta às delícias da gastronomia asiática.

Mais Lidas