Prazeres

As 14 praias que não podem faltar na sua bucket list

A pandemia do novo coronavírus veio mudar a forma como pensamos em férias, mas isso não quer dizer que não possa planear. Descubra a lista na fotogaleria e fique a saber um pouco mais sobre cada um destes destinos de sonho.

14 de julho de 2020 | Marta Vieira

Ao verão associa-se a paisagem idílica das extensas praias arenosas e de um imenso mar. Mas não só. Este destino de sonho poderá ter diferentes significados de acordo com a pessoa que o elege. Para algumas significa descanso e romance, para outras é o local perfeito para uma tarde em família, um piquenique e muitos castelos na areia. Há ainda quem prefira os desportos aquáticos, uma corrida ou mais uma partida de raquetes. E para quem pensa no destino romântico é, sem dúvida, um cenário idílico com direito a pôr do sol na linha do horizonte. Seja qual for o motivo da viagem, estas são as 14 magníficas praias que não pode deixar de visitar durante a sua vida.

Praia Navagio, Zaquintos, Grécia | Também conhecida por Shipweck, esta praia fica na ilha de Zaquintos, na Grécia. Este nome, Shipweck, simboliza um naufrágio de um navio designado Panagiotis, que se pensa ter pertencido a contrabandistas e que naufragou nesta ilha. Em seu redor prevalecem várias falésias calcárias. Só é possível chegar à praia de barco, pelo que existem vários portos ao redor da ilha.
Foto: Pexels
1 de 14 Praia Navagio, Zaquintos, Grécia | Também conhecida por Shipweck, esta praia fica na ilha de Zaquintos, na Grécia. Este nome, Shipweck, simboliza um naufrágio de um navio designado Panagiotis, que se pensa ter pertencido a contrabandistas e que naufragou nesta ilha. Em seu redor prevalecem várias falésias calcárias. Só é possível chegar à praia de barco, pelo que existem vários portos ao redor da ilha.
Praia Gantheaume Point, Broome, Austrália Ocidental | Esta praia é especial por uma razão única. É possível ver pegadas de dinossauro aqui – sim, leu bem. Quando a maré está no seu nível mais baixo, conseguem ver-se pegadas de dinossauro e fósseis de plantas com mais de 125 milhões de anos preservados no arenito. Esta praia apresenta falésias cor de âmbar e é banhada pelo Oceano Índico.
Foto: Getty Images
2 de 14 Praia Gantheaume Point, Broome, Austrália Ocidental | Esta praia é especial por uma razão única. É possível ver pegadas de dinossauro aqui – sim, leu bem. Quando a maré está no seu nível mais baixo, conseguem ver-se pegadas de dinossauro e fósseis de plantas com mais de 125 milhões de anos preservados no arenito. Esta praia apresenta falésias cor de âmbar e é banhada pelo Oceano Índico.
Praia Anse Source D’Argent, Seicheles | No meio das 115 ilhas no oceano índico, ao largo de África encontra-se esta praia. Há quem a designe como a mais bonita do mundo. Situa-se na pequena ilha de La Digue. Grandes e pesadas pedras de granito contrastam com a areia branca, tornando-a bastante fotogénica.
Foto: Getty Images
3 de 14 Praia Anse Source D’Argent, Seicheles | No meio das 115 ilhas no oceano índico, ao largo de África encontra-se esta praia. Há quem a designe como a mais bonita do mundo. Situa-se na pequena ilha de La Digue. Grandes e pesadas pedras de granito contrastam com a areia branca, tornando-a bastante fotogénica.
Praia Manuel Antonio, Costa Rica | Que a Costa Rica é uma ode à preservação da natureza em todo o seu esplendor, isso já sabíamos. Esta praia diferencia-se por se situar no Parque Nacional Manuel António, considerado pela revista Forbes (2011) como um dos doze parques mais belos do mundo.
Foto: Getty Images
4 de 14 Praia Manuel Antonio, Costa Rica | Que a Costa Rica é uma ode à preservação da natureza em todo o seu esplendor, isso já sabíamos. Esta praia diferencia-se por se situar no Parque Nacional Manuel António, considerado pela revista Forbes (2011) como um dos doze parques mais belos do mundo.
Praia El Castillo, Tulum, México | Esta praia situa-se em Tulum, numa região conhecida como a Riviera Maya, localidade arqueológica. Esta é uma das praias mais bonitas do México, com areia clara e águas cristalinas e permite a quem a visita aliar cultura a descanso.
Foto: Getty Images
5 de 14 Praia El Castillo, Tulum, México | Esta praia situa-se em Tulum, numa região conhecida como a Riviera Maya, localidade arqueológica. Esta é uma das praias mais bonitas do México, com areia clara e águas cristalinas e permite a quem a visita aliar cultura a descanso.
Praia Hanauma Bay, Oahu, Havai | Situa-se na ilha de Oahu, em Honolulu, e fica numa baía. É um destino turístico muito popular, que tem cerca de 3 milhões de visitantes por ano. É o local ideal para os praticantes de snorkeling (prática de mergulho desportivo em águas praticamente paradas).
Foto: Getty Images
6 de 14 Praia Hanauma Bay, Oahu, Havai | Situa-se na ilha de Oahu, em Honolulu, e fica numa baía. É um destino turístico muito popular, que tem cerca de 3 milhões de visitantes por ano. É o local ideal para os praticantes de snorkeling (prática de mergulho desportivo em águas praticamente paradas).
Praia da Marinha, Lagoa, Algarve, Portugal | É portuguesa e logo aí deveria dizer tudo. Situa-se no litoral Algarvio, a sul do país e foi eleita entre as 52 melhores praias de todo o mundo pela CNN em 2018. Para a estação norte-americana a praia é mesmo de “cortar a respiração”.
Foto: Getty Images
7 de 14 Praia da Marinha, Lagoa, Algarve, Portugal | É portuguesa e logo aí deveria dizer tudo. Situa-se no litoral Algarvio, a sul do país e foi eleita entre as 52 melhores praias de todo o mundo pela CNN em 2018. Para a estação norte-americana a praia é mesmo de “cortar a respiração”.
Praia Fakarava, Polinésia Francesa | Esta praia trata-se de um atol (uma ilha oceânica em forma de anel), um dos maiores da Polinésia Francesa, situado no arquipélago de Tuamotu. Possui águas quentes e é um refugio para espécies raras de peixes, ideal para amantes de mergulho. A paisagem é deslumbrante.
Foto: Getty Images
8 de 14 Praia Fakarava, Polinésia Francesa | Esta praia trata-se de um atol (uma ilha oceânica em forma de anel), um dos maiores da Polinésia Francesa, situado no arquipélago de Tuamotu. Possui águas quentes e é um refugio para espécies raras de peixes, ideal para amantes de mergulho. A paisagem é deslumbrante.
Praia Grand Anse, Grenada | De todas as maravilhosas praias de Grenada esta é considerada a melhor. Possui muita fauna e flora marinhas. Uma curiosidade: foi visitada oficialmente pelo príncipe Harry, em 2016, a propósito do impacto das alterações climáticas no ambiente das Caraíbas.
Foto: Getty Images
9 de 14 Praia Grand Anse, Grenada | De todas as maravilhosas praias de Grenada esta é considerada a melhor. Possui muita fauna e flora marinhas. Uma curiosidade: foi visitada oficialmente pelo príncipe Harry, em 2016, a propósito do impacto das alterações climáticas no ambiente das Caraíbas.
Praia Tortuga Bay, Santa Cruz, Galápagos | Situa-se a três quilómetros da cidade principal de Puerto Ayora, cidade na ilha de Santa Cruz, Equador. É um paraíso para quem a queira visitar. Areia branca, rochas de lava preta e muitas iguanas marinhas. Com sorte também poderá avistar caranguejos, pássaros típicos da região e tubarões a rondar os baixios.
Foto: Getty Images
10 de 14 Praia Tortuga Bay, Santa Cruz, Galápagos | Situa-se a três quilómetros da cidade principal de Puerto Ayora, cidade na ilha de Santa Cruz, Equador. É um paraíso para quem a queira visitar. Areia branca, rochas de lava preta e muitas iguanas marinhas. Com sorte também poderá avistar caranguejos, pássaros típicos da região e tubarões a rondar os baixios.
Praia do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil | Esta praia situa-se no arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco. Trata-se de uma praia isolada, apresenta vegetação nativa e tem ainda uma falésia bastante alta. A areia é clara, ora pois, e o mar de um tom azul esverdeado. O acesso é difícil mas a paisagem vale tudo.
Foto: Aline Fernandez
11 de 14 Praia do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil | Esta praia situa-se no arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco. Trata-se de uma praia isolada, apresenta vegetação nativa e tem ainda uma falésia bastante alta. A areia é clara, ora pois, e o mar de um tom azul esverdeado. O acesso é difícil mas a paisagem vale tudo.
Praia Cala Macarelleta, Menorca | Situada em Menorca, a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, a leste de Espanha e a oeste da Sardenha, esta praia é digna de um postal de férias. A água é tão cristalina que os iates parecem permanecer em suspenso, aqui.
Foto: Getty Images
12 de 14 Praia Cala Macarelleta, Menorca | Situada em Menorca, a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, a leste de Espanha e a oeste da Sardenha, esta praia é digna de um postal de férias. A água é tão cristalina que os iates parecem permanecer em suspenso, aqui.
Praias de Ile Aux Cerfs, Maurícias | Esta ilha, situada na costa este das Maurícias, é famosa pelas suas praias. Todos os dias turistas vindos de toda a parte passam o dia inteiro na ilha. Entre outras atividades, o snorkeling é muito requisitado aqui. É um dos destinos mais populares nas Maurícias.
Foto: Getty Images
13 de 14 Praias de Ile Aux Cerfs, Maurícias | Esta ilha, situada na costa este das Maurícias, é famosa pelas suas praias. Todos os dias turistas vindos de toda a parte passam o dia inteiro na ilha. Entre outras atividades, o snorkeling é muito requisitado aqui. É um dos destinos mais populares nas Maurícias.
Praia de Varadero, Matanzas, Cuba | É um verdadeiro paraíso tropical. Também referida como praia azul, é um destino perfeito para relaxar, entretenimento e pesca, ideal para umas férias em família. Foi nomeada uma das melhores praias do mundo, em 2019, pelos Travelers’ Choice Award do Trip Advisor.
Foto: Getty Images
14 de 14 Praia de Varadero, Matanzas, Cuba | É um verdadeiro paraíso tropical. Também referida como praia azul, é um destino perfeito para relaxar, entretenimento e pesca, ideal para umas férias em família. Foi nomeada uma das melhores praias do mundo, em 2019, pelos Travelers’ Choice Award do Trip Advisor.
Saiba mais viagem, praia, destino de sonho, bucket list, experiências, Grécia, Austrália, Seicheles, Costa Rica, México, Havai, Portugal, Algarve, Polinésia Francesa, Caraíbas, Ilha, Galápagos, Brasil, Menorca, Maurícias, Cuba, Viagens&Gourmet
Relacionadas

As zonas costeiras menos exploradas

Trocámos Amalfi, a Riviera Francesa e a Dalmácia por costas menos conhecidas mas igualmente belas. Paragens para percorrer de lés a lés, sem as habituais hordas turísticas.

12 lugares únicos em Portugal

São imperdíveis, únicos, de uma beleza inigualável e… são todos em Portugal! Dozes cenários deslumbrantes para admirar e, quem sabe, sonhar com as próximas férias.

Mais Lidas