Prazeres

A Vida Portuguesa apresenta uma coleção inspirada em Sarah Affonso

A marca portuguesa celebra a vida da artista modernista que foi também mulher de José de Almada Negreiros.

08 de agosto de 2019 | Marta Vieira

O ano de 2019 marca os 120 anos do nascimento de Sarah Affonso (1889-1983). Foi a pedido das suas netas, Rita e Catarina, que A Vida Portuguesa, tendo por base o espólio da família e numa tentativa de redescobrir a sua obra, se inspirou para criar uma série de objetos. O que esperar desta nova coleção? Brinquedos e cadernos, livros e joias e ainda objetos de uso doméstico recriam o que foi a vida e obra da artista.

Nascida em Lisboa, conseguiu afirmar-se como artista num Portugal nas primeiras décadas do século XX, sendo pioneira na suplantação de uma série de barreiras sociais. Muito independente e à frente do seu tempo, foi, por exemplo, uma das primeiras mulheres a frequentar a Brasileira, no Chiado. A sua agitação e espírito vanguardista reflete-se no esplendor da sua obra. Uma mulher que se destacou na pintura, sendo uma bordadeira de grande prestígio, uma mãe dedicada e uma alma livre e inventiva.

A data do seu nascimento será ainda celebrada com duas exposições da sua obra em Lisboa: no Museu Calouste Gulbenkian e no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

A Vida Portuguesa é uma marca que não deixa esmorecer o Portugal de outros tempos. Surgiu pelas mãos da jornalista Catarina Portas, em maio de 2007. Nas suas lojas, localizadas em locais centenários, o passado é futuro, numa celebração contínua de marcas antigas portuguesas de grande qualidade. Esta nostalgia boa mereceu o elogio não só da imprensa portuguesa como da internacional.

Foto: Inês Gonçalves
1 de 6
Foto: Inês Gonçalves
2 de 6
Foto: Inês Gonçalves
3 de 6
Foto: Inês Gonçalves
4 de 6
Foto: Inês Gonçalves
5 de 6
Foto: Inês Gonçalves
6 de 6
Saiba mais A Vida Portuguesa, Sarah Affonso, shopping, produtos portugueses, brinquedos, cadernos, livros, joias, Decoração
Relacionadas
Mais Lidas
Celebridades 16 casais de mulheres influentes

Atrizes, modelos, artistas e cantoras, estas personalidades superaram o preconceito e utilizaram de sua visibilidade para lutar contra a homofobia e celebrar com muito orgulho a sua sexualidade.