Moda / Tendências

Dior recria circo na apresentação da nova coleção de alta-costura

A coleção para a primavera/verão 2019 inspirou-se na fotografia de um jornal britânico de 1950 descrita como: “O circo Dior chega à cidade”.

A carregar o vídeo ...
22 de janeiro de 2019 | Ana Silva

Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior, usou o circo como metáfora para retratar a exuberância da nossa sociedade e a sua inevitável decadência para o desfile da coleção para a primavera/verão de 2019. Christian Dior viveu numa época em que o circo era encarado como algo sofisticado e Maria aproveitou a deixa para tornar esse tema no cenário de uma das mais antecipadas apresentações de alta costura da semana de moda de Paris, que decorre por estes dias.

"O circo é um pequeno mundo: a forma redonda da arena representa de alguma forma o mundo onde as pessoas vestem a sua melhor roupa para representar um personagem", disse Maria Grazia num preview organizado na véspera do desfile de alta costura da Dior.

Quando lhe perguntaram se esta tinha sido a coleção mais louca que já fez, a criadora respondeu um "talvez" sorridente.

"Tenho de admitir que nasci numa altura em que o mundo da moda era mais simples. Lembro-me de comprar a Vogue todos os meses porque queria ver as fotografias mas agora é diferente. Vejo imagens todos os dias a toda a hora. Mas é lindo: temos que pensar em moda de uma maneira diferente", disse Maria Grazia Chiuri.

Na passerelle, vimos jumpsuits transparentes com pormenores costurados à mão que brilharam no desfile. Também se destacaram os casacos vermelhos, os vestidos dourados compridos e as peças em preto.

Veja aqui as imagens do desfile:

Saiba mais Maria Grazia Chiuri, Paris, Christian Dior, Vogue, moda
Relacionadas

Primavera/verão 2018: Dior

Já sabíamos que Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da maison, gosta de mulheres fortes, e este desfile voltou a mostrar-nos porquê. A designer recuperou algumas das artistas mais marcantes dos anos 60 e deu-nos uma série de looks carregados de cor e brilho.

O desafio da igualdade na Moda: Onde estão as mulheres?

A indústria dirige-se às mulheres, mas continua a ser comandada pelos homens excessivamente representados em cargos de direção artística e de gestão. Competição, maternidade, cooptação… Onde está a linha invisível que trava o progresso dos talentos femininos da Moda?

As melhores campanhas para a primavera/verão 2019

Nada melhor do que ver imagens da primavera/verão 2019 para receber uma lufada de ar fresco e ficar em contagem decrescente para os dias de sol. Nesta galeria, juntámos as melhores campanhas de moda para a estação quente.

Mais Lidas