Moda / Shopping

Ana Moura e a paixão por jóias que se transformou em coleção

A fadista desenvolveu em janeiro deste ano 17 peças originais com a marca de joalharia Portugal Jewels.

A carregar o vídeo ...
17 de outubro de 2019 | Aline Fernandez

Além de ser uma das mais prestigiadas fadistas do país, Ana Moura provou que os seus dons vão além do canto. "A Portugal Jewels propôs-me o desafio de ser cara de uma coleção de joias e eu disse-lhes que aceitava se fosse eu a desenhar. E foi um desafio muito bonito", contou à Máxima ao exibir as peças que desenvolveu desde janeiro deste ano com a marca joalharia, da qual recebeu todo o apoio técnico, experiência e conhecimento.

Passaram meses juntos a escolher pedras e a refinar os desenhos originais criados a partir de uma premissa: eram peças que Ana nunca conseguiu encontrar nas lojas. O resultado são 17 joias, entre brincos, anéis, colares e pulseiras cheias de simbolismo. São inspiradas em Portugal – além do Coração de Viana e do Brinco Rainha, há pedras nos tons verde-esmeralda e rubi-vermelho – e na sua própria história. O tom roxo também aparece em algumas das peças como uma lembrança do músico Prince, em quem a fadista continua a inspirar-se.

"Esta é uma coleção predominantemente banhada a ouro, até porque só uso dourado, mas também vamos ter joias disponíveis em prata", declarou Ana Moura. A música também partilhou com a Máxima que a sua primeira memória em relação à joalharia é um pendente em formato de corneta, por acaso um instrumento musical, oferecido pela avó.

Desde 1955, esta é a primeira vez que a Portugal Jewels faz uma colaboração criativa com alguém. "As peças vão muito além das técnicas mais tradicionais. Na elaboração dos moldes, recorremos a técnicas mistas com equipas a fazer impressão 3D e a esculpir moldes em cera. Nos elementos animais, foi sempre dado um toque de buril para realçar as suas formas orgânicas. Até no packaging e expositores a Ana contribuiu com uma visão clara de como alcançar o verdadeiro espírito da coleção", declararam Joana e Alexandre Gomes, a terceira geração da família a liderar a companhia.

Podem conhecer toda a coleção Ana Moura x Portugal Jewels em anamoura.pt e em portugaljewels.com.

Saiba mais Ana Moura, Portugal Jewels, joia
Relacionadas

Joias de outono

É um outono cheio de subtilezas e possibilidades, aquele que a Pandora sugere. Traçamos as coordenadas rumo a uma estação marcada pela liberdade e cheia de fantasia.

Joalharia 100% nacional

São muitos os novos talentos no mundo da joalharia. Conheça o que de melhor se faz no nosso país.

Mais Lidas
Celebridades Diana e Carlos em Lisboa: o princípio do fim do casamento real

Bela e espirituosa, Diana acompanhou o marido a Portugal em fevereiro de 1987, mas consigo trazia o segredo de um casamento arruinado. Sabendo dos quartos separados no Palácio de Queluz, os tablóides britânicos falaram, pela primeira vez, na crise conjugal dos príncipes de Gales e não mais pararam de os perseguir em busca de sinais comprometedores. A propósito da estreia da quarta temporada da série “The Crown”, recordamos esses quatro dias cruciais para a vida do casal