Vai casar em 2025? Como encontrar o vestido perfeito - sem stress
Alguém acha o vestido muito decotado, não encontra o vestido que foi guardado no Pinterest há 10 anos ou não sente lágrimas nos olhos: o sonho de comprar o vestido de noiva facilmente se transforma num pesadelo.

Para algumas pessoas, no momento de comprar o vestido de noiva, encontrar "o tal" pode configurar uma situação com mais pressão do que encontrar "o tal" com quem vai partilhar o altar. Há champanhe, as amigas e familiares querem todas assistir e os anos e anos de programas vistos no TLC (referimo-nos ao reality show Say Yes to the Dress) puseram as expectativas (e o orçamento) bem altas. Na televisão ou não, o drama nas consultas de vestidos de noiva é constante.

Practice makes perfect
Sobre este assunto, falámos com Ticas Graciosa, formada em 2018 em Wedding Planning e fundadora da empresa de organização de casamentos Casar com Graça. Segundo a revista de casamentos The Knot, a indumentária dos noivos completa 7% do orçamento para o casamento e, em média, o custo de um vestido de noiva, em 2022, era de cerca de 1800 euros. Ticas Graciosa, por outro lado, quando fala com as suas noivas não inclui o vestido no orçamento total do casamento por "ser uma escolha muito pessoal e em que os valores variam bastante". A wedding planner aconselha a que as noivas "vão às lojas ou estilistas que se adequem ao que pretendem gastar no vestido de noiva, mas diria que um vestido de qualidade começará nos €2500+IVA e o céu é o limite".
A consulta para comprar um vestido de noiva é essencial e, apesar de poder ser um dia stressante, as noivas que já o fizeram aconselham a que se faça desse momento um programa divertido. Mime-se com um almoço ou pequeno-almoço, já que ninguém toma boas decisões de barriga vazia, e convide as suas maiores fãs: aquelas amigas (não é preciso encher a sala com opiniões contraditórias) que conseguem sempre deixá-la a sentir-se melhor. Já é stress suficiente encontrar um vestido de noiva, não é preciso convidar quem arruine a sua autoestima.


Para esta consulta, Ticas Graciosa recomenda que leve "sapatos com o salto que quer usar no dia e soutien cai-cai para se adaptar a qualquer tipo de vestido que queiram experimentar". Roupa interior do tom da pele, que não marque, e levar tapa-mamilos em vez de soutien, caso sonhe com um vestido com costas cavadas. Um conselho popular entre as noivas, online, é o de que deve maquilhar-se e pentear-se semelhantemente a como estará no dia, se já tiver uma ideia, e até levar um ramo de flores se precisar de ajuda na visualização do look final.
E quando deverá marcar esta consulta? Ticas Graciosa responde, aconselhando: "Quando fechar a data do casamento pode e deve começar a escolher o vestido". Justifica a antecedência pois, se "comprar em loja, a maioria das vezes terá de encomendar o tamanho certo e depois adaptar-se" e se for numa estilista "precisa de tempo para as provas, escolhas de tecidos, cortes...".
Quanto à escolha do formato do vestido de noiva, há muitas opções. Cortes, materiais, comprimentos e dresscodes podem deixar qualquer noiva confusa e se se sente inquieta só de ler estas palavras, pode sempre fazer uma pesquisa rápida no Google para aprender um pouco sobre cada tipologia e analisar o seu roupeiro, pensando no estilo de que gosta e com o qual se sente melhor – porque é que se sente bem naquela peça? Será o decote, a cintura, a racha? Conhecer bem as suas preferências e afunilar as suas opções podem acalmar os nervos e fazer com que se sinta mais pronta para a derradeira prova. Pense também na localização e no clima do casamento, pois tudo pode ditar o vestido adequado.
Há provas e provas. "Temos casos em que o primeiro vestido que experimentam é o vestido escolhido e recusam-se a experimentar mais porque adoram e têm a certeza que é aquele", explicando que há outras noivas "que precisam de experimentar em duas ou três lojas para terem a certeza do que mais gostam e ainda assim algumas vezes acabam por fazer por medida numa estilista depois de terem percebido o tipo de tecidos que gostam e a forma como lhes assentam". Há, ainda, quem queira esperar e pensar, e outras noivas que têm a certeza que adoram e compram logo no dia.
A fundadora da Casar com Graça admite que "a maioria chora" quando encontra o seu vestido ideal, mas se não é uma pessoa emocional, habitualmente, não se obrigue a procurar um vestido que a faça chorar de alegria, pois poderá nunca acontecer. Procure o vestido que a faça sentir bem, confortável e bonita, independentemente da ausência ou presença de lágrimas. Por fim, Ticas Graciosa relembra as noivas para respirarem fundo e garante: "Foco no essencial: é o dia em que casam e dizem o sim até velhinhos!"
