A Collection of Us - United Colors of Benetton

10 de novembro de 2015 às 10:00 Máxima

United Colors of Benetton escolheu uma forma original de dar a conhecer ao mundo a sua estética e os seus valores: uma coleção muito pessoal, que a projeta para o futuro.

A Benetton decidiu dar-se a conhecer ao seu público da forma que melhor sabe fazer: com malhas de qualidade, centrando-se principalmente na elevadíssima especialização nas técnicas de fabrico de malhas, um património único no mundo. E na cor e na inovação, tanto em termos estéticos com tecnológicos e da comunicação, elementos que a tornaram numa das marcas mais famosas do mundo. "A Collection Of Us" reinvoca de forma ideal este fio condutor, destacando as capacidades técnicas para criar malhas requintadíssimas e de alto desempenho, macias, práticas e sempre a par das tendências e onde se destaca a imaginação e o espírito contemporâneo da moda Benetton.

PUB

Quem não conhece a história da marca ficará agradavelmente surpreendido ao percorrer as cinco décadas de história da marca através da Archive Capsule (agora nas loja); os apreciadores dos fios finos não conseguirão resistir ao charme delicado a da Nutcracker Capsule. Para aqueles que vivem a energia de forma realmente benettoniana temos Carnival Capsule e para aqueles que os adeptos da prática de desporto eis a novíssima Sports Capsule.

Tudo foi pensado à italiana, com atenção aos pormenores e técnicas de tecelagem de vanguarda.

Uma ideia de malha cosmopolita: A Collection Of Us, estará disponível em lojas selecionadas a nível mundial da Benetton de 22 de outubro de 2015 até abril de 2016.

ARCHIVE CAPSULE COLLECTION: UCB IDENTITY

PUB

Percorrendo a história da marca, nascida em 1965, a Benetton criou modelos de malhas inspirados por cinco momentos-chave da sua criatividade. A cada um destes cinco temas foi dedicada uma linha em caxemira e uma em merinos.

A primeira é uma homenagem ao arquiteto Tobia Scarpa, o primeiro a projetar a sede da empresa e as suas lojas. Linhas geométricas, toque modernista, fundo em azul-escuro e inserções minimalistas voltam a ganhar vida num pulôver de senhora 100% caxemira, revisitado em fitting slim, com costas e punhos contrastantes e inserção central. A linha em merinos, quer para homem quer para senhora, também assume esta disposição geométrica e apresenta-se com pulôveres e longdress que misturam riscas e retângulos, num jogo arquitetónico perfeito. Os tons variam do amarelo ao laranja, do azul-pó celeste ao azul-marinho, os "fundos" são em azul, ciano ou preto.

O segundo tema é dedicado aos anos 70 e ao uso nas técnicas têxteis da Benetton do conceito de inserções "criativas". Um trompe l'oeil irónico entra em cena - estamos em 1972 - e decora com uma gravata vermelha as mais ingénuas das camisolas de malha brancas. Diversão, capacidade técnica e espírito dos tempos, a remeter para esse período em que as mulheres cada vez usavam menos "saias", o início de uma verdadeira revolução social onde a gravata se assume como um claro símbolo "masculino". Este espírito é reinterpretado agora com um pulôver de mangas curtas de senhora, em pura caxemira, com inserção de gravata vermelha às bolinhas e um rebordo a contrastar. O desenvolvimento em lã de merino, para senhoras e crianças, apresenta malhas de manga curta em turquesa ou rosa, amplas golas-altas, com o tema de laço ampliado.

As experiências com as silhuetas são fundamentais no terceiro tema e com os gráficos nas malhas, tópico muito importante para a Benetton que sempre foi um líder neste campo. Já em 1985 produzia, com efeito, camisolas "asas de morcego" com mangas sem costuras e elaborados jogos gráficos de losangos cortados por metade e inserções coloridas sobre um fundo preto. Um modelo icónico que hoje foi reformulado numa versão para senhora 100% em caxemira que lembra a forma e os tons (vermelho, amarelo, branco e ocre sobre um fundo azul) do original com o acrescento de mais uma inserção nas costas. Na linha de merino, o tema do triângulo "explode" de modo irregular em malhas de senhora de fitting regular sobre um fundo vermelho ou preto.

PUB

Quarto tema: o leitmotiv dos anos 90, além do padrão escocês do grunge, foram as riscas. Hoje a Benetton reformula estas multirriscas à Kurt Cobain, num pulôver de homem em pura caxemira, propondo tons vivos de estilo vintage e justo tipo slim. Em merino, a linha quer para senhora, quer para rapazes e raparigas é composta por: cardigans multirriscas e camisolas com gola redonda ou decote em barco, em paletas mais ténues (rosa, azul, amarelo, verde). As decorações chevron embelezam a manufatura.

Último tema: anos 2000, a Benetton celebrada com uma camisola de malha de losangos matizados, numa verdadeira explosão de cores e técnicas de decoração sofisticadas. Hoje, esse pulôver é a base para a conceção de uma linha de camisolas de malha de senhora em caxemira de decote amplo, com os punhos altos e uma fantasia de mega losangos na paleta caleidoscópica de ciclamino, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A linha de merino, para senhora, é uma camisola tipo "jumper" com capuz com mini-detalhes geométricos e decote em V.

1 de 29
PUB
2 de 29
3 de 29
4 de 29
PUB
5 de 29
6 de 29
7 de 29
PUB
8 de 29
9 de 29
10 de 29
PUB
11 de 29
12 de 29
13 de 29
PUB
14 de 29
15 de 29
16 de 29
PUB
17 de 29
18 de 29
19 de 29
PUB
20 de 29
21 de 29
22 de 29
PUB
23 de 29
24 de 29
25 de 29
PUB
26 de 29
27 de 29
28 de 29
PUB
29 de 29
PUB
PUB