Porque é que estes bag charms peludos estão a conquistar as celebridades?
São pequenos, coloridos e o novo acessório da moda – falamos dos Labubu, os porta-chaves que estão a dar que falar. Mas o que torna estes objetos tão especiais? A Máxima explica.
Labubus: os porta-chaves inspirados na mitologia nórdica conquistam celebridades como Dua Lipa e Madonna
Foto: Collage: DR/Margarida Bexiga18 de junho de 2025 às 15:07 Margarida Bexiga / Com Rosário Mello e Castro
Com um aspeto caricato, os Labubus são a nova febre da internet. Nas redes sociais, são inúmeras as figuras públicas que se renderam ao mais recente acessório do street style. Celebridades como Dua Lipa, Rihanna, e Lisa e Rosé, do grupo de k-pop Blackpink foram fotografadas a usar malas de luxo com os colecionáveis monstrinhos anexados, disparando o aumento das vendas.
Labubu: os porta-chaves da Pop Mart são febre entre celebridades como Dua Lipa e Rihanna
Foto: Getty Images
PUB
Criados em 2015, pelo designer Kasing Lung, nascido em Hong Kong, os Labubus têm conquistado uma legião de fãs ao redor do mundo. Inspirados na mitologia nórdica, as características que destacam estes peluches são os dentes afiados, as orelhas de coelho e o sorriso nebuloso, que resulta numa combinação amorosa e assustadora. Há cerca de 300 variações de cores, formas e tamanhos, e a versão mais procurada são as caixas-surpresa - onde o peluche vem embalado num pacote misterioso, não revelando qual a cor ou design do brinquedo, semelhante ao fenómeno dos Sonny Angels.
Estes brinquedos tornaram-se na última febre no mundo da moda, com as principais fashionistas a exibirem as suas carteiras com Labubus afixados. É também uma tendência no mundo masculino, e assim o diz a colaboração da Pronounce com estas figuras, apresentada na Semana da Moda Masculina de Milão.
Acessórios Labubu destacam-se com celebridades como Dua Lipa, Rihanna e Lisa do Blackpink
Foto: Pronounce
Podemos atribuir os louros deste fenómeno a Jane Birkin. A atriz e modelo era conhecida por personalizar a sua carteira pessoal, o modelo “Birkin” da Hermès, batizado com o apelido da própria. Na carteira, nunca faltavam os mais variados adornos que passavam desde terços, a colares e autocolantes, tornando-se na imagem de marca do ícone de moda francês.
PUB
Jane Birkin inspira nova tendência: malas personalizadas com acessórios diversos
Foto: Getty Images
Segundo a Glamour, estes bag charms começaram a ganhar destaque na Semana da Moda de Copenhaga, no verão passado e, atualmente, somam-se nas redes sociais as tentativas de reprodução da tendência criada por Jane Birkin. Laços, porta-chaves, lenços e peluches dominam as escolhas. O objetivo é apenas um: evocar o maximalismo através de objetos de gosto pessoal.
Dua Lipa populariza bag charms Labubu, acessório que evoca maximalismo
Foto: The Grosby Group.
Os Labubus fazem parte da série de “The Monsters” da marca chinesa Pop Mart. Em Portugal encontram-se à venda no website da marca, por preços que variam entre os 17€ e os 105€, mas existem edições limitadas, raras ou revendidas que ultrapassam os milhares de euros.
Esta é uma das malas mais cobiçadas de sempre. Jane tinha por ela uma relação de amor-ódio. Achava que era demasiado pesada e um símbolo de snobismo, algo que combatia enchendo-a de autocolantes ativistas. O protótipo, uma versão única no mundo, está à venda.
Icónica, artesanal e cheia de charme, esta carteira é muito mais do que um acessório sazonal. Com raízes na tradição e lugar garantido nas tendências de verão, ela continua a conquistar gerações — das musas dos anos 60 às it-girls de hoje.