Natal além-fronteiras
Das areias quentes do Rio de Janeiro às ruas cobertas de neve em Nova Iorque, quatro celebridades portuguesas partilham com a Máxima como é sentido e vivido o Natal nas cidades onde residem.

Maria João Bastos, atriz
O meu Natal: Rio de Janeiro- Visite a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde está uma famosa árvore de Natal. Ainda é possível alugar uma gaivota e ver de perto a inauguração da árvore, um espetáculo que acontece no dia 1 de dezembro e que reúne milhares de pessoas.- Desfrute de um pequeno-almoço no parque Lage. É um lugar bem fresco, ótimo para fugir do calor.-Jante no restaurante Antiquários. É um maravilhoso restaurante português onde se pode degustar os pratos típicos da época.
É um dos nomes mais respeitados da representação em Portugal que, devido à gravação da novela Boogie Oogie, da Globo, trocará o seu tradicional Natal em Portugal, sempre “festejado a rigor”, pelo calor do Rio de Janeiro. No entanto, nem esta mudança geográfica fará com que Maria João Bastos esqueça a sua festa preferida do ano. “A magia do Natal sempre existiu e sempre existirá para mim”, revela.
Quais são as recordações que guarda do Natal?
As recordações que tenho são sempre de muita alegria, euforia e felicidade. Uma semana antes do Natal, fazíamos uma mala de viagem e íamos, todos os netos, para a casa da minha avó. Para nós, o Natal durava uma semana e era muito bom, pois ajudávamos a minha avó nos preparativos, fazíamos juntos presentes que íamos oferecer na noite de Natal e preparávamos teatrinhos que apresentávamos à família antes da hora de abrir os embrulhos.
Qual foi o melhor presente que alguma vez recebeu?
Um piano que os meus pais ofereceram a mim e às minhas irmãs. Os meus pais deixavam sempre uma parte dos presentes na árvore, durante a noite, para que quando acordássemos achássemos que tinha sido o Pai Natal. Claro que íamos dormir numa ansiedade imensa, tudo era muito mágico e fazia-nos sonhar!
Como é vivida esta quadra no Rio de Janeiro, onde agora é verão?
Curiosamente, a única vez que passei o Natal fora de Portugal foi também por me encontrar a gravar uma novela da Globo, Clone, em 2001. Este ano vou novamente passar aqui no Rio de Janeiro, mas, para mim, estando longe da família o Natal perde um pouco o sentido. Mesmo assim, faço questão de manter a tradição, preparar a minha árvore e fazer as iguarias típicas da época. Será um Natal “skypeano”. [risos]
A forma de celebrar o Natal no Rio de Janeiro é muito diferente em relação ao que acontece em Portugal?
É um pouco estranho viver o Natal com 35 graus. No dia a dia não sentimos tanto a época natalícia. Além do calor não nos remeter para a época, a cidade não está decorada com motivos natalícios, o que torna tudo bastante diferente de Portugal.
MAIS >
Benedita Pereira, atriz
O meu Natal: Nova Iorque- O Central Park é mágico em qualquer altura do ano, mas, depois de um nevão, coberto de branco, parece mesmo que estamos no campo. Esquecemo-nos do ritmo desta cidade que não para!
- Não perca a árvore de Natal do Rockefeller Center e a pista de gelo, ao lado. Fazem parte do nosso imaginário dos filmes e têm mesmo de ser vistas ao vivo.
- Corra as feiras de Natal em Union Square ou Bryant Park. Têm imensas barraquinhas com artesanato e outras ideias originais para oferecer no Natal. Têm também comida deliciosa.
- Faça um brunch e passeie em West Village. É bom em qualquer altura do ano. Há um sítio perfeito para o inverno, muito cosy e com comida ótima chamado The Place.
- Passeie e faça compras na 5.ª Avenida. As decorações das montras são giríssimas: não perca as do Bergdorf Goodman, Saks Fifth Avenue e Lord & Taylor e a da minha loja de brinquedos favorita, FAO Schwarz.
Apesar de residir em Nova Iorque há sete anos, Benedita Pereira faz questão de anualmente voltar ao Porto, onde passa o Natal em família. No entanto, foi a magia da quadra na big apple, exatamente “como se vê nos filmes”, que fez com que a atriz de Mar Salgado viesse valorizar ainda mais esta época do ano, até porque adora dar presentes. E se falamos de presentes, Benedita Pereira acredita ter o melhor Pai Natal de todos, personificado pelo seu próprio pai. “As melhores recordações serão todas as vezes que me ri até ficar sem ar com o meu pai vestido de Pai Natal”, recorda a atriz. “O meu pai vestia-se de Pai Natal em nossa casa no dia 24 à noite e também no dia 25 em casa dos meus avós. Aos seis anos descobri que era ele porque, mesmo de óculos escuros, para não ser reconhecido, percebi quem era pelo nariz. Não me lembro exatamente o momento, mas não foi traumático. Fiquei muito orgulhosa por o meu pai ser o Pai Natal. O meu pai era o mais fixe!”
De volta a Nova Iorque, se esta é a cidade que nunca dorme, também é a cidade onde mais se celebra, especialmente devido à diversidade de religiões presentes no território. “Os judeus, por exemplo, celebram o Hanukkah nessa altura e às vezes misturam as duas festas e chamam-lhe Chrismukkah!”, sublinha Benedita Pereira. “No entanto, o meu feriado preferido é o Thanksgiving, no fim de novembro, porque serve para refletir e dar graças por todas as coisas boas que temos na nossa vida: é altamente positivo e não envolve presentes... só muita comida!”
Armando Cabral, modelo e empresário
Com o seu porte elegante, Armando Cabral é um dos mais bem cotados modelos internacionais portugueses, com direito a grandes cartazes em Times Square, em Nova Iorque, cidade onde reside e onde irá passar o seu Natal. “Nova Iorque tem uma energia mágica e contagiante ao longo de todo o ano”, avança o modelo à Máxima. “No entanto, na época natalícia triplica a vibração e as ruas enchem-se de turistas e os edifícios iluminam-se.”
O meu Natal: Nova Iorque- Passeie junto às montras das grandes department stores da 5.ª Avenida. Estas decorações atraem multidões. - Quem está de visita não deve também perder a iluminação da árvore de Natal do Rockefeller Center.- A não perder também é o espetáculo do Radio City Music Hall, o Christmas Spectacular.
Muito mais do que apenas uma cara bonita, Cabral é também um hábil homem de negócios e o criador de Armando Cabral, uma marca de sapatos aplaudida por editores de moda de todo o mundo e disponível apenas nos melhores pontos de venda, como a Intermix ou o site MrPorter. A estes dois empregos full time junta-se a paternidade, uma missão recente que agora o faz viver a quadra com outro espírito. “Até há dois anos, passava todos os natais em Portugal, com a minha família, vinda dos quatro cantos do mundo. Sempre foi uma tradição estarmos todos juntos. Este ano vai ser diferente porque vou passar o Natal em família, mas em Nova Iorque, com o meu filho”, partilha Armando Cabral, que ainda recorda com nostalgia o pullover da Ralph Lauren que fez as suas delícias numa noite de consoada, quando tinha 12 anos, e aguçou o seu apetite pela moda. “Vai ser muito especial para mim e terá um sabor diferente. O meu filho, mais crescidinho, agora com um ano e seis meses, vai, certamente, adorar a experiência de embrulhos, árvore de Natal e tudo o mais. Estou ansioso para ver a sua reação e poder partilhar esse momento em família.”
Sharam Diniz, modeloO meu Natal: Luanda Passe um dia na Ilha do Mussulo. - Faça uma pequena viagem à Foz do Rio Kwanza e, se tiver tempo, suba o rio, de barco, até à Igreja de Nossa Senhora da Muxima. - Suba à Fortaleza de São Miguel (no local onde o descobridor Paulo Dias de Novais instalou o primeiro forte, no século XVI) e, lá, visite o Museu das Forças Armadas (que é uma lição de história de Angola). - Depois, desfrute da vista magnífica sobre a baía e a cidade.Percorra as mais antigas igrejas da cidade, todas dos séculos XVI e XVII: Igreja da Nazaré, Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia (antiga Sé Catedral). - Passeie, ao fim do dia, na Nova Marginal de Luanda. - Jante no Funge House, Ondaah, Shogun... E dance no Doo Bahr ou Chill Out.
Passe um dia na Ilha do Mussulo.
- Faça uma pequena viagem à Foz do Rio Kwanza e, se tiver tempo, suba o rio, de barco, até à Igreja de Nossa Senhora da Muxima.
- Suba à Fortaleza de São Miguel (no local onde o descobridor Paulo Dias de Novais instalou o primeiro forte, no século XVI) e, lá, visite o Museu das Forças Armadas (que é uma lição de história de Angola).
- Depois, desfrute da vista magnífica sobre a baía e a cidade.Percorra as mais antigas igrejas da cidade, todas dos séculos XVI e XVII: Igreja da Nazaré, Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia (antiga Sé Catedral).
- Passeie, ao fim do dia, na Nova Marginal de Luanda.
Atualmente a residir em Nova Iorque, a luso-angolana Sharam Diniz é uma das mais reluzentes estrelas da indústria da moda. Desfilar para a Victoria’s Secret ou uma campanha para a Chanel foram alguns dos seus triunfos recentes. Mas onde passa o Natal esta modelo globetrotter? É geralmente em Luanda, apesar de, este ano, devido à chegada de um novo elemento à família, Sharam Diniz ter escolhido a capital portuguesa para viver a quadra.
Qual é a sua melhor recordação do Natal em família?
Acredito que tenha sido durante a minha infância, época em que ainda não era eu que tinha de embrulhar os presentes de Natal. Esperava ansiosamente pela abertura dos presentes, que só acontecia depois da ceia dos adultos, mas só os abria na manhã seguinte porque, entretanto, adormecia!
Ainda se lembra como descobriu que o Pai Natal não existe?
Vagamente... Descobri que tinha uma Mãe Natal em vez de um Pai Natal rechonchudo e barbudo. Não fiquei triste, mas passei a olhar para a minha mãe de uma forma diferente.
Qual foi o melhor presente que alguma vez recebeu?
Em criança fui muito mimada pela minha mãe. Recebia quase tudo o que desejava. Lembro-me da alegria de receber um Nenuco e também a casa da Barbie.
Geralmente passa o Natal em Luanda. Como é vivida a quadra na cidade?
Luanda é a demonstração de que o ambiente natalício é criado por nós. O clima não importa! Árvore de Natal, bacalhau, peru, rabanadas, presentes e a família reunida com muita alegria fazem o Natal perfeito.
É muito diferente do que acontece em Lisboa ou em Nova Iorque?
A diferença é apenas o “clima lá fora” porque a comemoração familiar é a mesma. As famílias desunidas ou desprotegidas não têm um Natal melhor por estarem num clima quente ou frio.
A sua família tem alguma tradição natalícia que queira partilhar?
Todos os anos um dos membros da família veste-se de Pai Natal para fazer a entrega dos presentes, que são abertos e proclamados um a um, com manifestações de entusiasmo de todos.
Se pudesse pedir um presente ao Pai Natal, qual seria?
Saúde, paz e amor para todas as pessoas que me são queridas e para mim própria.
