Celebridades

Georgina grávida de gémeos. Coincidência ou intenção?

Às 12 semanas, a namorada de Cristiano Ronaldo publicou nas redes sociais uma fotografia onde mostra uma ecografia. Será apenas um acaso que Ronaldo volte a ser pai de gémeos?

Foto: @georginagio
28 de outubro de 2021 Rita Silva Avelar
Pais de uma menina, Alana, Cristiano Ronaldo, 36, e Georgina Rodriguez, 27, estão à espera de mais dois filhos em comum. A socialite espanhola está grávida de 12 semanas, de gémeos, e escolheu o Instagram para anunciar a boa nova.

Cristiano Ronaldo é pai de Cristiano (Cristianinho, como carinhosamente o jogador apelida o filho mais velho) de 11 anos, e dos gémeos Eva e Mateo, de 4, os três oriundos de uma gravidez gerada em barriga de aluguer, sem que se saiba quem é a mãe. 

São inúmeras as ocasiões em que o casal, que está oficialmente junto desde 2017, partilha fotografias cúmplices, num ambiente de romance, com e sem as crianças. "É com prazer que anunciamos que esperamos gémeos. Os nossos corações estão cheios de amor - mal podemos esperar para os conhecer", escreve Georgina.

Tendo em conta que esta é a segunda vez que Cristiano Ronaldo tem gémeos, será que esta nova gestação é uma coincidência ou um ato premeditado? Mariana Torres, médica obstetra, diz que é possível provocar uma gravidez de gémeos: "Fazendo uma FIV [fecundação in vitro] e transferindo dois embriões, é provável que surja uma gravidez gemelar. Mas isso é algo que nós, médicos, tentamos evitar. Pelos riscos associados às gravidezes de gémeos."

De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASMR), apenas aproximadamente 
uma em 250 gestações resulta em gémeos. No entanto, o nascimento de gémeos aumentou significativamente à medida que o recurso a tratamentos de fertilidade também cresceu, com mais mulheres a optar por ter filhos mais tarde (desde 1980, a taxa de natalidade de gémeos aumentou em mais de 75%), esclarece o site Medical News Today.

Quais são os fatores? Entre os principais estão o código genético: de acordo com a ASMR, as mulheres que são gémeas não idênticas produzem gémeos em cerca de 1 em cada 60 nascimentos. Para homens que são gémeos não idênticos, a chance de conceber gémeos é de apenas 1 em cada 125 nascimentos. Depois, há os tratamentos de fertilidade, que aumentam a probabilidade de gémeos de maneiras diferentes; a idade (mulheres acima de 30 anos têm maiores probabilidades); altura e peso, e por fim etnias: as mulheres hispânicas têm menos probabilidade de ter gémeos. Georgina é, por isso, uma exceção a várias regras, o que torna esta coincidência no mínimo curiosa. 

Saiba mais
Cristiano Ronaldo, Georgina Rodriguez, Alana, Instagram
As Mais Lidas