De modelo a duquesa. Naty Abascal, a eterna musa dos designers
O guarda-roupa de uma das sevilhanas mais conhecidas da Moda está em destaque num novo livro da Rizzoli. Uma relíquia com mais de 300 fotografias que atravessam décadas de estilo.

Se existe uma mulher que sabe o segredo para envelhecer de forma irrepreensível, é Naty Abascal, musa, modelo, designer, escritora, socialite e em tempos duquesa. Aos 77 anos, a espanhola que inspirou criadores de moda como Oscar de la Renta, Cristóbal Balenciaga, Yves Saint Laurent ou Valentino, e outros tantos designers ao longo de muitas décadas, vê o seu maravilhoso guarda-roupa imortalizado em fotografias, num novo livro editado pela Rizzoli. "Naty Abascal - The eternal muse inspiring fashion designers", um livro para admirar e guardar, conta com mais de 300 fotografias e textos de Suzy Menkes, Mario Testino, Christian Lacroix, Valentino Garavani, Verónica Etro e Vicente Gallart.


O livro é um resultado gráfico de Naty Abascal and Fashion!, uma exposição do seu guarda-roupa pessoal de alta-costura no Museu Jumex, na Cidade do México, patente entre novembro de 2019 a janeiro de 2020. Nestas páginas, revêm-se estas e outras peças usadas por Naty Abascal, considerada uma das mulheres mais elegantes do mundo, tanto que os designers competiam para a vestir, criando peças únicas especialmente para ela.


Neta de um importante Marquês espanhol, Natividad Abascal y Romero-Toro cresceu numa família de 12 irmãos, e tem uma irmã gémea, Ana María. Filha de um advogado e produtor de azeite abastado, Domingo Abascal y Fernández, e de María Natividad Romero-Toro y Noriega, a primeira mulher a abrir uma boutique em Sevilha. Nascida a 2 de abril 1943 em Sevilha, foi descoberta aos 21 anos pelo designer espanhol Elio Berhanyer, que lhe pediu para ser modelo com a sua irmã Ana Maria em Nova Iorque, durante a Expo 1964.

Nesse mesmo ano, Richard Avedon levou as irmãs para o centro da moda, convidando-as para um editorial em Ibiza, para a revista Harper’s Bazaar. Casou duas vezes: em 1971, com o empresário Murray Livingston Smith, que conheceu numa loja Cartier em Nova Iorque, e em 1977, com Rafael de Medina y Fernández de Córdoba, Duque de Feria, com quem teve dois filhos, Rafael e Luis.
No Instagram, define-se como consultora de moda. Os amigos e a imprensa, tanto a espanhola como a internacional, caracterizam-na como um ícone de estilo intemporal, e uma personalidade exuberante, que faz com que todos os olhos estejam virados para ela, onde quer que esteja. Ou, como escreve a revista ¡HOLA!, "uma das mulheres mais elegantes do nosso país".



A morte do duque de Edimburgo coincidiu com um clima de instabilidade e mágoa na família real britânica. Saiba como os duques de Sussex reagiram às últimas notícias, e se há informação sobre a ida de Harry e Meghan ao funeral.
Andrea Pereira, praticante de astrologia evolutiva, faz um relato signo a signo quanto à sexualidade. Será que concorda?
Também a realeza recorre a nomes de código para comunicar entre si ou ocultar dados oficiais. Se viu a série The Crown, já conhece alguns deles. O mais surpreendente é o do príncipe Carlos.
Sam Knight, aquele que foi um dos cabeleireiros preferidos de Diana, foi quem lhe cortou o cabelo nos anos 90, eternizando o famoso corte 'pixie', uma tendência lançada pela princesa que inspirou gerações de mulheres.