Campanha de Prevenção do Cancro da Mama
Este ano a Companhia Estée Lauder volta a apoiar a Campanha da Prevenção do Cancro da Mama. Falámos com a Relações Públicas da campanha, Alexandra Moreira, para saber tudo sobre a esta iniciativa.

A Estée Lauder vai homenagear pessoas que já tiveram a doença – e todos os que lhe deram apoio e força nessa fase tão difícil das suas vidas. A iniciativa passa pelo lançamento de um vídeo-documentário, no qual se retratam quatro histórias de esperança, fé e amor, que que têm como objetivo inspirar uma ação colectiva – e passar a mensagem de que cada história tem importância e significado e pode transformar-se numa fonte de força para outras pessoas. Por cada partilha – acompanhada do hashtag #BCAstrength, a Companhia Estée Lauder fará um donativo à The Breast Cancer Research Foundation® (BCRF), para financiar pesquisas científicas que permitam salvar vidas. Conversámos com Alexandra Moreira para saber tudo sobre a campanha:
Em Portugal, parte das receitas obtidas com a venda destes produtos reverte e favor do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa contra o Cancro. Seguem-se os produtos:
*ESTÉE LAUDER Evelyn Lauder e Elizabeth Hurley Dream Pink CollectionUm elegante estojo contendo um bâton Pure Color no tom de edição limitada Dream Pink e dois mini-vernizes Pure Color nos tons Blushing Lilac e Berry Hot. Preço: €33 (exclusivo perfumarias DOUGLAS*ESTÉE LAUDER Advanced Night Repair Synchronized Recovery Complex II com porta-chaves Pink Ribbon. Preço: € 111 (exclusivo El Corte Inglês de Lisboa e Porto) * *LA MER The Hand Treatment
Preço: € 111 (exclusivo El Corte Inglês de Lisboa e Porto)
Qual é a importância da partilha destas histórias?
São histórias contadas na primeira pessoa – por quem teve cancro da mama e por aqueles que lhes deram apoio e força nesse momento tão difícil das suas vidas… e que também sofreram.
São histórias de esperança, fé e amor, que vão com certeza inspirar uma ação colectiva mundial – e passar a mensagem de que cada história tem importância e significado e pode transformar-se numa fonte de força para outras pessoas. A partilha é fundamental, porque isso une as pessoas e dá-lhes força. Como dizemos no título da nossa campanha, “Juntos somos mais fortes”.
Ao homenagearmos 4 famílias que passaram pelo problema, convidamos todas as pessoas a partilharem também a sua história ou uma mensagem positiva usando a #BCAstrength – até porque, por cada partilha efectuada, a Companhia Estée Lauder fará um donativo à The Breast Cancer Research Foundation. As verbas serão utilizadas para financiar pesquisa médica que permita salvar vidas.
Qual o envolvimento da marca (Estée Lauder) para com esta campanha?
A Campanha de Prevenção do Cancro da Mama da Companhia Estée Lauder foi criada pela Senhora Evelyn Lauder em 1992, há 22 anos, juntamente com o Laço Rosa – hoje um símbolo mundial da saúde mamária. Até falecer, em 2011, a Senhora Evelyn Lauder foi também Chairman da Breast Cancer Research Foundation, uma organização sem fins lucrativos e independente que ela própria fundou em 1993. Actualmente, a Breast Cancer Research Foundation encaminha 91 centimos de cada dólar angariado para a pesquisa e programas de informação. Até Setembro de 2014, tinha angariado mais de 500 milhões de dólares. A Campanha de Prevenção da Companhia Estée Lauder e a Breast Cancer Research Foundation têm missões distintas, mas unem-se todos os anos para conseguirem atingir um objectivo comum: um mundo sem cancro da mama.
A Campanha de Prevenção do Cancro da Mama é desenvolvida por uma Companhia que tem várias marcas ( Estée Lauder, a Clinique, o La Mer, etc…); por tal , envolve todas as marcas (há algumas excepções, como a MAC,). O envolvimento passa por várias acções, desenvolvidas pelos funcionários da Companhia Estée Lauder em todo o mundo, com o culminar das mesmas no mês de Outubro – mês internacional da prevenção do cancro da mama. Todos os anos é elaborada uma estratégia e um programa de actividades diferente, com o qual se procura chamar a atenção das pessoas e envolvê-las na causa. Este ano, o programa passa pelos vídeos com os testemunhos, a partilha das histórias no site global BCAcampaign e/ou #BCAstrength, o apelo à participação, à partilha e aos donativos.
Outras acções executadas todos os anos em todos os países:
*Colocação de um expositor com imagem da campanha em todos as perfumarias que comercializam as nossas marcas. O expositor contém laços rosa e folhetos informativos sobre saúde mamária, para que as pessoas retirem livremente – a sua distribuição é gratuita, não está associada à venda de produtos;
* Divulgação da campanha junto dos media – através de acções e eventos de Relações Públicas e anúncios pro-bono
* Angariação de verbas com a venda dos Pink Ribbon products – todos os anos, no mês de Outubro, algumas da nossas marcas colocam à venda produtos especiais (Pink Ribbon) – parte da receita obtida com a venda destes produtos reverte a favor do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul.
* Portugal tem um Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama – 30 de Outubro – na sequência de uma petição criada pela Companhia Estée Lauder Portugal; angariámos as assinaturas e entregámos o documento na Assembleia da República. A petição foi igualmente assinada pelo Movimento Vence e Viver.
Qual a mensagem mais importante a passar?
Que Juntos Somos Mais Fortes, porque Juntos aumentamos a esperança e Juntos conseguimos fazer a diferença.
A nossa missão é derrotar o cancro da mama através da divulgação de informação sobre saúde mamária e da angariação de verbas para financiar a pesquisa médica neste área.
Convidamos as pessoas a obterem informação sobre saúde mamária nos folhetos que vamos distribuir nas perfumarias e/ou no site www.BCAcampaign.com. Aqui vão descobrir estratégias para derrotar o cancro da mama: entre os 20/30 anos, as mulheres devem ter consultas médicas regulares; a partir dos 40 anos, devem fazer mamografias anuais; em qualquer idade, devem estar atentas ao seu corpo e seios e relatar ao médico qualquer alteração. Devem ter um estilo de vida saudável: comer fibras, vegetais e frutas ricas em anti-oxidantes, praticar actividade física diária, não fumar e moderar o consumo de álcool.
Convidamos as pessoas a fazerem um donativo à Breast Cancer Research Foundation (através do site www.BCAcampaign.com.). O cancro da mama pode transformar-se num assunto do passado – mas é preciso investir em investigação fundamental no presente, para conseguir algo no futuro. Um donativo ajuda a acelerar a mais promissora investigação sobre cancro da mama desenvolvida em todo o mundo – e tal conduzirá à prevenção e à cura.
Como tem sido, ao longo dos anos, o feedback das pessoas ao nível da contribuição e apoio?
Tem sido muito positivo. Os produtos Pink Ribbon têm grande aceitação por parte das consumidoras. Recebemos pedidos de várias associações, de particulares, de centros de saúde, no sentido de poderem ter acesso aos nossos folhetos informativos sobre saúde mamária. No facebook da Estée Lauder Portugal, os posts sobre a campanha são sempre os que geram maior interesse e interactividade. Os media colaboram todos os anos de uma forma incrivelmente generosa- dedicando espaço editorial ao tema ou cedendo páginas para publicação do anúncio. Os nosso principal fornecedor –a agência de publicidade MEC - trabalha gratuitamente para a campanha, conseguindo resultados espantosos e dando um contributo valioso para a divulgação da mensagem. E quando ouvimos notícias de que há cada vez mais casos de cancro da mama diagnosticados precocemente e cada vez menos mortes resultantes desta doença, só podemos concluir que as campanhas de sensibilização para a saúde mamária são importantes e fazem a diferença.
Os vídeos com os testemunhos das 4 famílias - o pilar campanha - vão estrear no dia 1 de Outubro no website global da Campanha de Prevenção do Cancro da Mama (que tem uma secção em Português).
Pode desde já ver e a partilhar o preview dos vídeos, disponível no referido website: http://bcacampaign.com/
