Beleza / Wellness

10 truques para manter o peso durante as festas

Mesmo sem estar de dieta, o seu corpo e a sua saúde digestiva vão-lhe agradecer nos dias que se seguem.

19 de dezembro de 2019 | Aline Fernandez

O Natal está a chegar e a força de vontade começa a diminuir à medida que aumentam as tentações à mesa. Depois, as mudanças na rotina alimentar e as refeições com alto teor calórico e quantidades acima do habitual não só afetam o peso, como também a saúde digestiva e o bem-estar.

Este é o guia de sobrevivência à perigosa época festiva – e tem dez conselhos para evitar uma luta tardia com a balança.

Comece o dia com exercício - Só por ser Natal não é motivo para não fazer exercício. Uma caminhada ou corrida pela manhã já pode fazer a diferença e já garante a eliminação de algumas calorias. Além disso, uma das principais causas da prisão de ventre é a falta de exercício.
1 de 10 Comece o dia com exercício - Só por ser Natal não é motivo para não fazer exercício. Uma caminhada ou corrida pela manhã já pode fazer a diferença e já garante a eliminação de algumas calorias. Além disso, uma das principais causas da prisão de ventre é a falta de exercício.
Desfrute de uma boa conversa enquanto come - Uma boa conversa ajuda a comer mais devagar e, por isso, a controlar melhor as quantidades.
2 de 10 Desfrute de uma boa conversa enquanto come - Uma boa conversa ajuda a comer mais devagar e, por isso, a controlar melhor as quantidades.
Dê prioridade à salada e aos vegetais - Coma-os antes e aproveite para ingerir menos hidratos de carbono e doces. Se puder, peça para a família fazê-los cozidos ao vapor ou grelhados – sirva-se com moderação e evite repetir.
3 de 10 Dê prioridade à salada e aos vegetais - Coma-os antes e aproveite para ingerir menos hidratos de carbono e doces. Se puder, peça para a família fazê-los cozidos ao vapor ou grelhados – sirva-se com moderação e evite repetir.
Dê preferência ao peixe e marisco (em vez da carne) - São uma fonte saudável de proteínas e ácidos graxos ómega 3.
4 de 10 Dê preferência ao peixe e marisco (em vez da carne) - São uma fonte saudável de proteínas e ácidos graxos ómega 3.
Acrescente antioxidantes - Tente adicionar mirtilos, amoras ou chá verde às refeições, já que estes ingredientes aceleram o metabolismo e ajudam a controlar os impulsos.
5 de 10 Acrescente antioxidantes - Tente adicionar mirtilos, amoras ou chá verde às refeições, já que estes ingredientes aceleram o metabolismo e ajudam a controlar os impulsos.
Planeie suas refeições - Para não comer tantos doces, uma boa ideia é planear o quanto vai comer. Uma fatia de bolo rei, uma rabanada ou um pedaço de chocolate? Escolha apenas um doce – o seu preferido.
6 de 10 Planeie suas refeições - Para não comer tantos doces, uma boa ideia é planear o quanto vai comer. Uma fatia de bolo rei, uma rabanada ou um pedaço de chocolate? Escolha apenas um doce – o seu preferido.
Frutas para a sobremesa - Ou então, ainda melhor: pode trocar algum doce por frutas. Lembre-se de que o abacaxi ajuda na digestão.
7 de 10 Frutas para a sobremesa - Ou então, ainda melhor: pode trocar algum doce por frutas. Lembre-se de que o abacaxi ajuda na digestão.
Pode petiscar, mas faça-o com proteínas - Um punhado de nozes, uma lata de atum, húmus, amêndoas cruas ou iogurte grego são as melhores opções. Saiba que petiscar de maneira saudável reduz o desejo de comer doces.
8 de 10 Pode petiscar, mas faça-o com proteínas - Um punhado de nozes, uma lata de atum, húmus, amêndoas cruas ou iogurte grego são as melhores opções. Saiba que petiscar de maneira saudável reduz o desejo de comer doces.
Reduza as calorias nas bebidas também - Vinho e champanhe têm menos calorias do que outras bebidas alcoólicas, e o vinho tinto menos açúcar do que vinho branco. Mais um truque? Também pode reduzir as quantidades intercalando com água gaseificada, que ajuda a reduzir a ressaca e as calorias.
9 de 10 Reduza as calorias nas bebidas também - Vinho e champanhe têm menos calorias do que outras bebidas alcoólicas, e o vinho tinto menos açúcar do que vinho branco. Mais um truque? Também pode reduzir as quantidades intercalando com água gaseificada, que ajuda a reduzir a ressaca e as calorias.
Beba 8 copos de água por dia - A recomendação para beber água serve para todos os dias do ano, ajuda o corpo a sentir-se mais saciado, menos cansado e melhorar a saúde digestiva.
10 de 10 Beba 8 copos de água por dia - A recomendação para beber água serve para todos os dias do ano, ajuda o corpo a sentir-se mais saciado, menos cansado e melhorar a saúde digestiva.
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