O seu champô seco não está a resultar? O erro pode estar na aplicação
Sim, existe uma forma correta de o fazer.
É a salvação nos dias em que queremos acordar mais tarde, simplesmente adormecemos, ou porque é um no wash day. A verdade é que o champô seco - o dry shampoo - é uma das melhores invenções (na minha opinião) no que toca ao cuidado do cabelo, logo a seguir ao leave-in conditioner.
A rotina num dia em que não lavamos o cabelo é quase sempre igual: acordamos, tomamos um banho sem lavar o cabelo e, quando chega à altura de lhe fazer algo, simplesmente penteamo-lo, abanamos a lata do champô seco e criamos uma nuvem de pó em spray na cabeça, certo? Errado.
Existem, sim, formas corretas de aplicar este produto, e é bem possível que não o estejamos a utilizar da maneira mais eficaz.
Antes de avançar para a explicação do que realmente devemos fazer para tirar o maior proveito do nosso champô seco, há que esclarecer um ponto importante: este produto não substitui a lavagem do cabelo. É, isso sim, uma solução prática e rápida para aqueles momentos em que não temos paciência - ou tempo - para cumprir todos os passos que uma rotina de lavagem exige.
Então, qual é a melhor forma de aplicar champô seco?
Em vez de aplicarmos o produto à pressa pelo cabelo e rezarmos pelo melhor, Marlon Hawkins, diretor artístico da Brooks & Brooks, um salão em Londres, explica num artigo da Glamour inglesa que “dividir o cabelo em secções enquanto se usa champô seco proporciona os melhores resultados, pois ajuda a eliminar o máximo de oleosidade possível”.
Aqui, menos é mesmo mais. Tendemos - e falo por mim - a aplicar demasiado produto, na esperança de que ele absorva toda a oleosidade do cabelo. No entanto, o ideal é começar com pouco e deixar o produto assentar e agir. Após alguns minutos, podemos massajar suavemente o couro cabeludo com as mãos para ajudar na distribuição e absorção. Só depois, se ainda notarmos necessidade, devemos reaplicar um pouco mais.
Quando dizemos massajar, referimo-nos a passar as mãos pelo cabelo de forma delicada, ajudando o produto a espalhar-se e a cumprir a sua função. Não estamos a falar de esfregar a cabeça de forma agressiva, o que pode apenas irritar o couro cabeludo.
Para obter melhores resultados, os profissionais citados no artigo da Glamour recomendam ainda secar o cabelo com um secador em ar frio, de modo a remover o máximo possível do champô seco. O ar frio é preferível ao quente, porque o calor tende a amolecer a oleosidade, deixando o cabelo pesado e com aspeto oleoso novamente. Este é, sem dúvida, um ótimo truque para aproveitar ao máximo os benefícios do champô seco.
Como a máscara LED salvou a minha pele
E não estou a ser dramática... Bom, talvez um pouco.
Como um kiwi pode melhorar a saúde em escassas 24 horas
Mudar não é fácil. Deixar de fumar, beber menos álcool, fazer exercício, ir para a cama mais cedo, ter uma alimentação mais saudável – tudo coisas boas, mas difíceis. Há porém pequenas mudanças que podemos implementar e que fazem uma diferença enorme. O kiwi é o protagonista de um desses casos.
10 cremes antirrugas que cumprem o que prometem
Estas opções contêm os ativos mais eficientes para tratar rugas e linhas de expressão.