Inês Rebelo: "É isso que me motiva, mudar a vida das pessoas através da pele"
Com tratamentos especializados, consultoria e testes de ADN, o "cuidar do outro" guia a prática da facialista que está há mais de uma década nesta área. Recentemente, Inês Rebelo abriu um novo atelier, em Lisboa.
A sala de espera do Inês Rebelo Atelier Facial® é um mergulho na profundidade do azul, uma imersão que vai além das paredes pintadas neste tom intenso. Entrar aqui é experienciar o silêncio que Inês descreve como "aquela imensidão do azul", inspirado na tranquilidade que encontrou ao mergulhar em águas profundas. Esse ambiente foi idealizado para acolher os clientes num cenário que convida à introspeção e à paz, traduzindo visualmente o desejo de proporcionar uma experiência emocional. Assim, cada elemento do atelier é uma extensão do seu propósito: cuidar, acolher e transformar.


Inês Rebelo encontrou no cuidado facial um objetivo que transborda o ato físico de tratar a pele. Para ela, trata-se de "gostar de cuidar de pessoas", de oferecer um serviço de excelência que, nas suas palavras, vai "além do resultado". Essa abordagem meticulosa, que inclui circuitos separados para os clientes e obras de arte escolhidas a dedo, reflete o desejo de Inês de oferecer um atendimento exclusivo e pessoal, em que cada detalhe é pensado para elevar a experiência de quem passa pelo atelier.
Com um percurso que começou numa área distante, Inês, formada em Artes Visuais, nunca imaginou que o verdadeiro caminho estaria no negócio familiar de estética. Foi, contudo, ao lado da mãe, uma esteticista de longa data, que encontrou o seu "dom". Desde então, construiu uma carreira de 16 anos dedicada ao rosto e à pele, sempre com a filosofia de que "menos é mais". Esse princípio guia tanto a sua prática quanto o design de interiores. A simplicidade no uso dos produtos é uma resposta à sua própria experiência com uma pele sensível e à convicção de que o cuidado deve ser "sustentável 360", tanto financeiramente quanto ambientalmente, para evitar excessos desnecessários.


O azul do espaço e a serenidade dos tratamentos refletem a personalidade de Inês e a sua visão sobre o que considera um verdadeiro serviço de estética em Portugal. Mais do que uma profissional, assume o papel de uma anfitriã que deseja elevar o padrão do atendimento em estética no país, oferecendo aos clientes tratamentos e uma vivência que possam levar consigo.
A exclusividade do Inês Rebelo Atelier Facial® está na profundidade do serviço. São apenas duas salas de tratamento, ocupadas por ela e pela sua colaboradora Helena, onde cada cliente é atendido com uma dedicação quase obsessiva. Esse cuidado é levado ao extremo na concepção dos tratamentos de assinatura, como o The (R) Facial , desenhado para ser uma experiência completa, da limpeza profunda ao rejuvenescimento. Esta abordagem reflete o empenho de Inês em oferecer mais do que apenas uma melhoria física; é uma transformação que, segundo a facialista, vai desde a autopercepção até à autoestima: "Já saem de casa sem maquilhagem e… já não choram."


Inês também introduziu um serviço pioneiro no atelier, o Skin Pro, uma consulta de avaliação que envolve análise genética, marcas de ADN e até histórico familiar. Esse método, conta, é um modo de entender cada cliente "de dentro para fora", adaptando o cuidado ao máximo de acordo com as necessidades individuais, num serviço que é profundamente técnico e, ao mesmo tempo, humano. O uso de marcas selecionadas, como a Biologique Recherche, a Ignae (dos Açores), e a Mesoestetic, traduz a busca incessante por qualidade e inovação.
Após mais de uma década de trabalho, a motivação de Inês vem das pessoas, sejam os clientes que confiam nela ou os membros da equipa que partilham da mesma paixão. No fim, o atelier é um espaço de conexão, um lugar onde as histórias de vida se entrelaçam com as transformações da pele. É um testemunho de que, para Inês, cuidar é muito mais que um ofício; é uma missão que se renova diariamente, no silêncio acolhedor e profundo do azul.

Toxinas ocultas nos cosméticos: A verdade sobre o que usamos na pele
Apesar do fascínio e da promessa de cuidados com a pele e beleza, um novo estudo revela um lado obscuro da indústria cosmética: produtos de beleza amplamente utilizados contêm dezenas de substâncias químicas consideradas de "alto risco". A Máxima foi esclarecer com a dermatologista Marta Ribeiro Teixeira, eis o que sabemos.
Algas e basalto vulcânico resultam nos produtos de beleza? Esta marca prova que sim
Num mercado dominado por marcas internacionais, a açoriana Bam and Boo é uma celebração do que há de melhor na inovação portuguesa. A sua flagship no Lx Factory, em Lisboa, é o reflexo de uma marca que combina ciência, sustentabilidade e recursos naturais.