Beleza / Tendências

Como fazer com que o seu cabelo cresça mais rápido

Não, não a vamos mandar cortar o cabelo na Lua cheia. Se realmente sonha com um cabelo de sereia, siga estes conselhos.

Foto: Instagram @sidorovaanastasiya
05 de abril de 2018 | Aline Fernandez

Não importa se anda numa luta desenfreada para deixar o seu cabelo bater nos ombros ou se quer mesmo que os fios cheguem à cintura, estas são as dicas e truques que precisa de seguir para deixar as suas madeixas crescerem mais rápido.

Preste atenção à sua dieta alimentar

O que comemos interfere no crescimento do cabelo. (mais uma prova de que somos o que comemos). – adicionar aqui link do artigo com este título. São necessários níveis suficientes de ferro, vitaminas do complexo B, zinco e proteína. Para um fácil ganho, adicione um suplemento, como a spirulina, uma microalga rica em proteína que ajuda o cabelo a crescer. Assim como nas verduras, nomeadamente a couve e o ferro, essa microalga é rica em ferro. A anemia – deficiência de ferro – pode ser uma das principais causas de perda de cabelo.

Pare de entupir os seus folículos

Começamos por explicar o que significa este palavrão. O chamado folículo capilar é uma estrutura em forma de bolsa, localizada na hipoderme (camada profunda da pele), e é precisamente dentro dele que se localiza a raiz do fio capilar. O que acontece é que a poluição, os óleos e o acúmulo de produtos de styling entopem os folículos capilares, dificultando assim o crescimento saudável dos fios. Para evitar que isso aconteça, dê um intervalo de tempo no uso de champôs secos e pós volumosos à área da raiz.

Esfolie o couro cabeludo

Se o seu couro cabeludo é a porta de entrada para fios saudáveis, é natural que esfoliações esporádicas ajudem a promover o crescimento do cabelo. Use um champô desintoxicante uma vez por semana para limpar o couro cabeludo e remover o excesso de sebo e sujidade dos folículos.

E massaje-o

A massagem estimula a circulação sanguínea, o que consequentemente faz com que os pequenos vasos sanguíneos alimentem os folículos capilares. Faça uma massagem caseira ou aproveite para reservar uma sessão profissional. Lembre-se que o alívio do stress também pode ajudar o seu cabelo a crescer.

Consuma cafeína

A cafeína estimula a haste capilar ao bloquear os efeitos da DHT, uma substância química conhecida por danificar os folículos. De acordo com cientistas alemães da Universidade de Lübeck, isso pode acelerar o crescimento do cabelo em 25%. Contudo, beber pode não ser o melhor caminho. Em vez disso, tente champôs ou tónicos com cafeína na fórmula.

Não agrida tanto o seu cabelo

Além de styling e coloração química, a lavagem diária pode comprometer os óleos essenciais naturais do couro cabeludo, que estimulam o crescimento. Ao mesmo tempo, o excesso de calor, brushing ou processos químicos podem deixar os fios quebradiços, dando a aparência de encurtar o comprimento.

Não aperte tanto as madeixas ao prender o cabelo

Outra causa comum da quebra dos fios é o simples facto de prender o cabelo. Elásticos apertados e usados repetidamente no mesmo lugar causam desgaste. Também não use bandas com prendedores de metal.

Faça cortes regulares

Cortar o cabelo não faz com que ele cresça mais rápido (isso é um mito), mas quando ele é recém-cortado, livra-se das extremidades danificadas. Além disso, cortando-o regularmente (apenas dois dedos) e administrando o dano, terá de cortar menos cabelo a longo prazo e torna o seu cabelo mais resistente.

Saiba mais cabelo, crescer, Cabelos
Relacionadas

15 mitos de beleza desmistificados

Se cortar o cabelo na lua cheia este cresce mais depressa? Será (mesmo) indiferente dormir com a maquilhagem? Jogámos ao verdadeiro ou falso e, com a ajuda de profissionais, desvendámos alguns mitos.

Alerta beleza: secar o cabelo está out

O corte do momento chama-se Blunt Cut e é um mundo de vantagens. Primeiro, porque pede para ser seco ao ar livre. Segundo, porque pede para ser seco ao ar livre.

Cabelos high-tech

Modelador de caracóis infundido com queratina, escova de cerâmica que alisa o cabelo com apenas uma passagem e um serviço 3D para experimentar colorações em tempo real. Confira na galeria as novas possibilidades.

Já ouviu falar de Balayage?

Um país tropical estilo Bahamas? Errado. Trata-se da nova tendência de coloração de cabelos no mundo das celebridades. Nós explicamos.

Long hair, don’t care

O cabelo comprido é considerado o epítome da beleza tradicional. E apesar do trabalho extra para hidratar e pentear, compensa pelo vasto leque de penteados que permite criar. E quem melhor para a inspirar do que as celebridades e as modelos nos desfiles de moda? Reunimos mais de 30 opções na fotogaleria.

Mais Lidas