Agradecer faz tão bem à pele quanto um creme?
Inclua esta nova etapa na sua rotina de cuidados de rosto e corpo. O melhor? É de graça.

Quem nunca ouviu que o interior e o exterior podem ser o reflexo um do outro? Aquela borbulha inoportuna que geralmente surge quando a vida está um stress… Pois bem, depois de explorarmos técnicas espirituais para recuperar o equilíbrio emocional, aprendermos a fazer meditação e descobrirmos como os cristais podem influenciar a nossa vida, fomos agora saber como a gratidão se tornou na nova prática favorita dos amantes da beleza.
Para perceber de onde surgiu a ideia do agradecimento como etapa na rotina de cuidados de pele, os especialistas referem-se à constante busca pelo bem-estar e ao crescimento da busca de terapias e soluções alternativas. Um trabalho de pesquisa publicado pelo Harvard Health Publishing mostrou que um simples exercício de gratidão (como escrever uma carta de agradecimento) pode torná-la mais feliz. O estudo conclui que a prática reduz a ansiedade e a depressão no momento e também a longo prazo. Embora a aparência não tenha sido avaliada, sabe-se que esta prática contribui para a redução dos níveis de stress na proporção inversa à saúde da pele.

Outro estudo publicado pela U.S. National Library of Medicine demonstrou que a auto-afirmação ativa os sistemas cerebrais associados à avaliação da própria imagem e à recompensa. Podem, assim, até influenciar o comportamento positivo no futuro.


Para Howard Murad, farmacêutico e fundador da Murad Skincare, as afirmações pode fazem ainda mais, mudando de facto a sua pele. Além dos produtos cosméticos, o médico criou uma aplicação disponível para download, a Dr. Murad’s Inspirations, que diariamente faz uma notificação por push com uma afirmação positiva para ler. "As 11 afirmações que recomendo são baseadas num estudo clínico que produziu resultados positivos e mensuráveis relacionados à redução do stress", explicou Murad ao site The Cut. Sabe-se que a redução do stress contribui para uma boa noite de sono, o que consequentemente melhora a pele. Murad garante que quem fez download da app viu linhas finas, olheiras e vermelhidão reduzidas após oito semanas a dizer as afirmações duas vezes por dia e registando por escrito as gratidões.
Além de Murad, algumas gurus da indústria da beleza são adeptas das notas de agradecimento como rotina de cuidado para pele, nomeadamente Emily Weiss, fundadora da marca de cosméticos Glossier e Lauren Gores Ireland, cofundadora da Summer Fridays. Ambas gastam alguns minutos todos os dias documentando o quão são agradecidas. Então porque não tentar a partir de agora agradecer mais? Fará com que se sinta bem e não custa nada (literalmente).
