Beleza

A minha primeira coloração

A cor de cabelo é mais importante para o bem-estar e confiança pessoais do que julgamos. Pela primeira vez, deixámo-nos à mercê do haidresser Antony Millard, do FACTO, para mudar a cor de cabelo.
Por Máxima, 04.03.2016
"Sempre quis trabalhar num salão que tivesse boa música (…) que fosse quase como um encontro cultural". E o sonho de Antony Millard, o hairstylist britânico que se mudou para o coração de lisboa, o Bairro Alto, e abriu um salão de cabeleireiro em 1999 – tornou-se realidade. Quando entramos, a sensação imediata é a de que não entrámos apenas num espaço onde se lavam, cortam e se dá cor ao cabelo. O espaço tem todo um carisma e personalidade próprios, uma alma especial. No FACTO damos de caras uma equipa sorridente, divertida ao som da música rock, e notamos desde logo o semblante descontraído dos clientes do dia. A tensão que aqui nos traz, a de colorar o cabelo pela primeira vez, desaparece de imediato para dar lugar a uma empolgante sensação de querer a mudança e um optimismo expectante.

A convite da Wella Professionnals, a marca que desenvolveu recentemente um estudo que permite aos hairdresser encontrar a coloração perfeita para cada pessoa fomos aventurar-nos a colorar o cabelo pela primeira vez. Entregámo-nos à experiência de Antony Millard, o único proprietário do FACTO (que abriu há 17 anos num antigo talho da Rua da Rosa, o número 40-42) e um hairdresser de topo. Outrora gerente de prestigiados salões como o WestRow, director criativo da Toni&Guy e cabeleireiro convidado para o programa da BBC ‘Clothes Show’ juntamente com nomes como Trevor Sorbie e Nicky Clark. Antony é embaixador da marca Wella Professionals em Portugal, da coloração Illumina Color e foi cabeleireiro oficial da MTV Portugal. Nos tempos livres é DJ, uma paixão que vem de Londres.

"Adoro as reacções das pessoas quando ficam super felizes, e se sentem mais ligadas a si mesmas de novo, depois de um corte. É aquele pequeno sorriso que as pessoas me devolvem, no fim".  E o esforço para esse sorriso é evidente, em todo o processo. Primeiro, Millard fez uma rápida consulta para saber qual o tom ideal a ser escolhido, e como seria feita a coloração – se com tinta, se com glow. Optámos pela segunda.

"Estou aqui há 20 anos. E é um prazer estar aqui, na altura senti que era o correto vir para Portugal. Mas não foi assim tão fácil, quando cheguei foi muito difícil para me ajustar, já que estava habituado ao estilo de vida londrino. Em Londres é assim: «queres ter o cabelo em tons de vermelho? Seja vermelho! Queres outra cor? Tens no momento»". Talvez tenha sido essa repentina mudança de ritmo de trabalho que fez de Millard um especialista no que respeita a tratar cada cliente como se do seu único do dia se tratasse. E isso nota-se.

Passamos à fase seguinte: coloramos as primeiras madeixas para criar algumas luzes na zona frontal do cabelo, com o MAGMA by Bloondor. O entusiamo é mútuo, o nosso, e o dele. Depois, coloramos noutro tom, para torná-lo um pouco mais claro do que o original, com a magia do Color Touch da Wella.  "Tenho trabalhado com a Wella toda a minha vida, o que é incrível porque há imensos salões que trabalham com várias marcas, e por sorte o salão em que primeiro estive trabalhava com a marca de que eu gostava, o que dava um sentido maior à minha profissão. A Wella é uma marca sólida, está no mercado há muito tempo e não tem um propósito unicamente financeiro (…) devo dizer que é «a marca dos hairdressers«. Adoro ser embaixador da Wella, já o sou oficialmente há seis ou sete anos, o que para mim é um prazer."

Após esperar 20 minutos debaixo de ar quente e depois lavar, voltamos a precisar de três essenciais para - depois do corte mais jovem e leve que se seguiu - fazer o acabamento, com os produtos Perfect Setting, Thérmal Image e Stay Essential, da Wella Professionals.
Uma horas após testar a primeira experiência de coloração, voilá: uma nova cor, uma nova atitude! Saímos, sem dúvida, a pensar já no próximo tom e na próxima visita ao FACTO.

Por Rita Silva Avelar

Fotografia: Rui Vasco
Maquilhagem: Rita Lacerda
Agradecimentos: Nota Bene e Wella Professionnals & FACTO
FACTO HAIR [Rua da Rosa, 40-42, Lisboa]
Tags: coloração cor cabelos beleza antony millard bairro alto wella professionnals rua da rosa
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!