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Beleza

A família Courtin-Clarins

É muito mais do que um sobrenome ligado à beleza. Cientistas inovadores, jet-setters responsáveis e fiéis ao valor basal de respeito pela natureza, revelaram-nos em exclusivo em Nova Iorque segredos até agora bem guardados.

14 de março de 2016 às 07:00 Máxima
Se é verdade que um espírito livre nunca morre, a família Courtin-Clarins pode muito bem ser disso um exemplo. O visionário fundador da marca, Jacques Courtin-Clarins, ergueu um império assente no objetivo de "levar a beleza a sério" e fez disso um lema de vida que transmitiu às gerações seguintes. Hoje nas mãos dos filhos, Christian e Olivier, e das netas, a empresa não se rege pelas pressões dos mercados ou pelas modas, mantendo-se fiel ao seu ADN. Empenhados em manter as rédeas de um nome com uma forte presença internacional, a expansão faz-se sob os seus próprios princípios de respeito pela natureza e pelo homem. 

Lançados em 1988, os cuidados Multi-Active têm sido os aliados das mulheres de 30 anos: ativas, enérgicas, multitaskers. Inspirada nas últimas tecnologias, chega agora a reformulação da linha, enriquecida com cardo proveniente de agricultura biológica e extrato de myrothamnus, uma planta capaz de sobreviver ao stress hídrico nas estações secas, que ajuda a absorver os danos dos picos de stress quotidianos. 

Foi com a habitual simpatia e simplicidade que os define que nos receberam em Nova Iorque. Natalie Bader, a recém-chegada presidente da Clarins, admite a humildade da marca, mas decide partilhar a nova estratégia: "Temos uma nova energia. Queremos ser Clarins mais do que nunca e focar as nossas diferenças perante a competição: somos peritos na pele." Os números não enganam: líderes no Reino Unido e em França, na Suíça e na Holanda, selecionam os melhores extratos botânicos e são minuciosos no processo, levando mais de três anos a criar um novo produto. "Os lançamentos de 2018 e 2019 já estão a ser trabalhados", remata, entusiasmada, sublinhando a importância da inovação permanente. "Não apagamos as fórmulas, reformulamos os produtos de modo a melhorá-los e temos mesmo produtos com mais de 50 anos ainda à venda. Não posso deixar de falar do nosso compromisso para com o planeta e as comunidades, a natureza, as crianças... Temos um novo lema: Clarins ? its all about you." E é com foco neste lema que se debruça o mais recente lançamento da marca. Maria Dempsey, vice-presidente executiva da América do Norte, destaca os fatores de risco para as millenials: "É uma geração mais educada e divergente. São nativas digitais, cresceram a respirar a paisagem tecnológica. Mas são stressadas, ocupadas e cansadas. Têm mais privação de sono do que qualquer outra mulher no passado. Fizemos um estudo com mais de 1500 mulheres na Ásia, Europa e América e constatamos precisamente isso: as mulheres de trinta anos estão mais cansadas e envelhecem mais cedo do que antes." Analisando o perfil das consumidoras por todo o mundo e o seu estilo de vida, a Clarins encontrou um ponto de partida para relançar a sua linha de rosto e de tratamento de spa, Multi-Active Day e Night, para os primeiros sinais de envelhecimento. Prisca Courtin-Clarins, neta do fundador da marca e diretora de projetos estratégicos e atividades de Spa, explicou-nos alguns dos novos projetos.

 
A Clarins nasceu no instituto e rapidamente vingou na perfumaria, mas parece estar a regressar às origens do Spa…
Nascemos no instituto há 60 anos e é algo que faz parte do nosso ADN. Somos peritos em Spa e é esse o nosso expertise, o que nos distingue dos nossos competidores. Temos cada vez mais Spas a abrir e pretendemos que haja uma complementaridade entre os produtos adquiridos e o gestual de aplicação, tanto no Spa como em casa.
 
Prevê alguma abertura de Spa em Portugal?

FEED

"A Clarins acredita que a beleza vem do coração e é expressa através de uma ação direta para ajudar o planeta e para ajudar os menos afortunados." Olivier Courtin-Clarins e o resto da família comprometeram-se, desde 2011, a acabar com a malnutrição e a iliteracia através do projecto FEED. Fundada por Lauren Bush-Lauren em 2007, providencia refeições escolares às crianças em África. Até ao final do ano passado, o número de refeições fornecidas era já de 10 milhões.

 

JARDINS DU MONDE

Uma associação humanitária que estimula comunidades desfavorecidas a criar as suas próprias farmacopeias. A Clarins contribui para a criação dos jardins educacionais de Madagáscar e Burkina Faso, ajudando as aldeias mais isoladas. 

 

HERBÁRIO CLARINS

São mais de 250 as espécies que fazem parte do herbário Clarins. Destacamos as principais.

 > Girassol > Tem uma resistência impressionante, pois contém moléculas específicas responsáveis pela força que permitem ter a cabeça voltada para o sol todo o dia.

 > Harungana > Planta de Madagáscar, resistiu a um processo de desflorestação, foi a primeira planta encontrada nos solos queimados e tem um grande poder de regeneração.

 > Cássia > As suas folhas contêm uma cera específica que integramos na nossa maquilhagem.  

 > Cardo > Também conhecido como "banheira de Vénus", é um reservatório providencial de água. Na cosmética, favorece a produção de ATP (molécula energizante) e permite lutar contra os radicais livres.

 > Papoila da Califórnia > Presente no Multi-Active Nuit, esta planta desenvolve-se facilmente em solos pobres e tem a incrível capacidade de se regenerar durante a noite e despertar luminosa quando nasce o dia.

 

Sim! Em Lisboa, temos um projeto em andamento, mas ainda não está terminado. Mas temos muitos projetos em simultâneo: no Spa do Hotel Royal Palm, nas Maurícias, que vamos transformar no Spa my Blend by Clarins, que é uma primeira linha. Temos outro ainda em St. Barth, nas Caraíbas, um em Roma, um em Espanha e cinco projetos na China.
 
Vê muitas diferenças entre as zonas geográficas e as rotinas?
Claro! É por isso que temos interesse em adaptar tudo a cada país. Na Ásia, as mulheres querem luz e pele pálida, querem privacidade… Por isso mesmo, a arquitetura tem de ser distinta. Na Europa, queremos um bronze saudável e somos menos tímidas. Na América, querem tudo rápido e eficaz. Tudo tem o seu lugar e a sua maneira de ser feita.
 
Como é que são elaborados os gestuais de aplicação dos novos produtos como o Multi-Active?
A responsabilidade dos gestuais é de uma colaboradora que trabalha na Clarins há 30 anos. Ela é supercriativa e sabe tudo sobre a pele. Sabe que o gestual tem de ser relaxante, eficaz e otimizar o produto. O objetivo é que a cliente passe um bom bocado e que os resultados sejam ótimos.
 
Pode falar-me um pouco da parceria entre a Clarins e a FEED?
Aconteceu graças a uma reunião com a Lauren Bush, onde nos apercebemos que partilhávamos os mesmos valores e filosofias, e quisemos ajudá-la neste projeto tão bonito. Criámos uma pequena bolsinha com produtos Clarins em que todos os lucros irão para a FEED. Já conseguimos distribuir milhões de refeições a crianças em África. Estamos muito orgulhosos, mas somos muito reservados em relação a isso porque não nos queremos promover através destas causas. 
 
Que outros projetos têm em curso?
Oh!, tantos. Este é o maior, mas temos ainda investigações em curso para a Fundação Artrite. E, como o nosso sucesso depende das plantas, temos uma responsabilidade para com o ambiente, por isso não danificamos os ecossistemas e substituímos tudo o que colhemos. Temos uma parceria com a Alp Action, a associação criada pelo príncipe Aga Khan que deu início ao Haute-Savoie Nature Reserve.
 
O que é que mantém a Clarins tão competitiva no mercado depois de 60 anos?
Penso que é o facto de mantermos os princípios com que começámos a marca. O meu avô começou com um óleo com extratos botânicos que nunca retirámos do mercado. É a nossa lógica de inovação permanente: mantemos as bases e melhoramo-las sempre que possível em vez de substituir os produtos.
 
Quais são as suas expectativas para o Spa do futuro?
Espero conseguir entrar em abordagens cada vez mais holísticas.
 
A aromaterapia é uma parte muito importante do Spa?
Sim, claro, a sensorialidade faz parte do bem-estar e da eficácia dos produtos.
 
Tem uma rotina de beleza muito específica?
Sim, é uma lista infindável! Valorizo muito a limpeza da pele, utilizo sempre um tónico, o Double Serum, e o Mission Perfection para as manchas, esta linha que é perfeita para a minha idade, e ainda uso protetor solar. Uso o BB Cream, que também tem proteção solar, e faço uma rotina corporal que não falho. Faço Pilates, corro e tento ir ao ginásio pelo menos duas vezes por semana. 
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