A cerveja engorda?
Há muito que se tem a forte convicção de que a cerveja engorda e é a responsável pela acumulação de gordura abdominal dos homens (a típica barriga de cerveja) e obesidade.

É também comum pensar-se que o seu consumo não apresenta benefícios do ponto de vista de saúde muito menos quando comparado com o elixir dos polifenóis: o vinho tinto.
Contudo não podemos encarar este preconceito como verdade absoluta. Aqui é tudo uma questão de quantidades.
A cerveja, se enquadrada numa alimentação variada e equilibrada de forma moderada não engorda. O que acontece muitas vezes é que os grandes consumidores de cerveja, para além de a consumirem em excesso e dilatarem o estômago e consequentemente distenderem o abdómen, normalmente associam também um estilo de vida pouco saudável e uma alimentação pouco regrada.
Qual engorda mais? (ver tabela ao lado) Se consumidas na mesma proporção o vinho acaba por ter mais do dobro das calorias que uma dose de cerveja. O problema é que a maior parte das pessoas não se fica apenas por 1 a 2 copos de cerveja. O consumo de cerveja é muito mais rápido quando comparado com o degustar de uma taça de vinho. As quantidades excessivas podem dilatar o estômago e efetivamente ultrapassarem o valor calórico do vinho.
Mas para quem bebe moderadamente, as diferenças tendem a ser muito pequenas quando comparamos 2 imperiais com 1 taça de vinho (que é normalmente a dose média consumida).
Esta diferença em termos calóricos tem basicamente a ver com o teor alcoólico de cada uma das bebidas. Enquanto a cerveja nacional (tipo imperial) ronda os 5% de álcool o vinho tinto ronda os 12-14%. Dado que o valor calórico por grama de álcool é elevado: 7kcal/g o valor calórico da bebida varia em função deste. (quando comparado com os 4kcal/g dos hidrato de carbono e das proteínas ou os 9kcal/g das gorduras).
No entanto, a cerveja e o vinho, se consumidas com moderação, são duas bebidas alcoólicas muito mais benéficas do ponto de vista nutricional e de saúde, do que as bebidas destiladas. Vários estudos demonstram a sua eficácia e benefício na prevenção de várias doenças e com um forte papel antioxidante (especialmente no caso do vinho tinto).

Amor, trabalho, saúde ou família. Conheça as previsões para cada signo do Zodíaco num mês que promete ser desafiante.
Na esfera do amor, quase tudo é possível, ainda mais quando se fala da influência dos astros. Estas são as duplas que mais sentido fazem juntas.
Andrea Pereira, praticante de astrologia evolutiva, faz um relato signo a signo quanto à sexualidade. Será que concorda?
Algumas das histórias e acontecimentos mais importantes que marcam as mais de sete décadas de casamento da rainha Isabel II e do príncipe Philip, no dia em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo, aos 99 anos.