A família Courtin-Clarins

É muito mais do que um sobrenome ligado à beleza. Cientistas inovadores, jet-setters responsáveis e fiéis ao valor basal de respeito pela natureza, revelaram-nos em exclusivo em Nova Iorque segredos até agora bem guardados.

14 de março de 2016 às 07:00 Máxima

PUB

Lançados em 1988, os cuidados Multi-Active têm sido os aliados das mulheres de 30 anos: ativas, enérgicas, multitaskers. Inspirada nas últimas tecnologias, chega agora a reformulação da linha, enriquecida com cardo proveniente de agricultura biológica e extrato de myrothamnus, uma planta capaz de sobreviver ao stress hídrico nas estações secas, que ajuda a absorver os danos dos picos de stress quotidianos. 

PUB

Foi com a habitual simpatia e simplicidade que os define que nos receberam em Nova Iorque. Natalie Bader, a recém-chegada presidente da Clarins, admite a humildade da marca, mas decide partilhar a nova estratégia: "Temos uma nova energia. Queremos ser Clarins mais do que nunca e focar as nossas diferenças perante a competição: somos peritos na pele." Os números não enganam: líderes no Reino Unido e em França, na Suíça e na Holanda, selecionam os melhores extratos botânicos e são minuciosos no processo, levando mais de três anos a criar um novo produto. "Os lançamentos de 2018 e 2019 já estão a ser trabalhados", remata, entusiasmada, sublinhando a importância da inovação permanente. "Não apagamos as fórmulas, reformulamos os produtos de modo a melhorá-los e temos mesmo produtos com mais de 50 anos ainda à venda. Não posso deixar de falar do nosso compromisso para com o planeta e as comunidades, a natureza, as crianças... Temos um novo lema: Clarins ? its all about you." E é com foco neste lema que se debruça o mais recente lançamento da marca. Maria Dempsey, vice-presidente executiva da América do Norte, destaca os fatores de risco para as millenials: "É uma geração mais educada e divergente. São nativas digitais, cresceram a respirar a paisagem tecnológica. Mas são stressadas, ocupadas e cansadas. Têm mais privação de sono do que qualquer outra mulher no passado. Fizemos um estudo com mais de 1500 mulheres na Ásia, Europa e América e constatamos precisamente isso: as mulheres de trinta anos estão mais cansadas e envelhecem mais cedo do que antes." Analisando o perfil das consumidoras por todo o mundo e o seu estilo de vida, a Clarins encontrou um ponto de partida para relançar a sua linha de rosto e de tratamento de spa, Multi-Active Day e Night, para os primeiros sinais de envelhecimento. Prisca Courtin-Clarins, neta do fundador da marca e diretora de projetos estratégicos e atividades de Spa, explicou-nos alguns dos novos projetos.

"A Clarins acredita que a beleza vem do coração e é expressa através de uma ação direta para ajudar o planeta e para ajudar os menos afortunados." Olivier Courtin-Clarins e o resto da família comprometeram-se, desde 2011, a acabar com a malnutrição e a iliteracia através do projecto FEED. Fundada por Lauren Bush-Lauren em 2007, providencia refeições escolares às crianças em África. Até ao final do ano passado, o número de refeições fornecidas era já de 10 milhões.

 

JARDINS DU MONDE

Uma associação humanitária que estimula comunidades desfavorecidas a criar as suas próprias farmacopeias. A Clarins contribui para a criação dos jardins educacionais de Madagáscar e Burkina Faso, ajudando as aldeias mais isoladas. 

 

HERBÁRIO CLARINS

São mais de 250 as espécies que fazem parte do herbário Clarins. Destacamos as principais.

 > Girassol > Tem uma resistência impressionante, pois contém moléculas específicas responsáveis pela força que permitem ter a cabeça voltada para o sol todo o dia.

 > Harungana > Planta de Madagáscar, resistiu a um processo de desflorestação, foi a primeira planta encontrada nos solos queimados e tem um grande poder de regeneração.

 > Cássia > As suas folhas contêm uma cera específica que integramos na nossa maquilhagem.  

 > Cardo > Também conhecido como "banheira de Vénus", é um reservatório providencial de água. Na cosmética, favorece a produção de ATP (molécula energizante) e permite lutar contra os radicais livres.

 > Papoila da Califórnia > Presente no Multi-Active Nuit, esta planta desenvolve-se facilmente em solos pobres e tem a incrível capacidade de se regenerar durante a noite e despertar luminosa quando nasce o dia.

 

1 de 8 / Prisca Courtin-Clarins
PUB
2 de 8 / Christian Courtin-Clarins
3 de 8 / Olivier Courtin-Clarins
4 de 8 / Clarins
PUB
5 de 8 / Clarins
6 de 8 / Clarins
7 de 8 / Clarins
PUB
8 de 8 / Clarins
PUB
PUB