Atual

Vera Manzoni: fomos ao atelier da joalheira portuguesa em Lisboa

Vera não sabia, mas tinha o destino traçado quando nasceu no seio de uma família de artesãos. O seu amor pela bijuteria começou naturalmente em pequena, por crescer no meio de contas e colares, e hoje tem sua própria marca. Fomos conhecer o atelier da artista lisboeta, no LX Factory.

A carregar o vídeo ...
27 de outubro de 2022 Ana Filipa Damião

Vera Manzoni recebe-nos no seu atelier no LX Factory. Uma pequena sala no edifício de vários andares, entre lojas e restaurantes. O dia está ameno, e os raios solares que entram pela grande janela brincam com os colares, brincos e pulseiras que repousam nos expositores. A mesa de Vera está cheia de peças inacabadas, ferramentas como alicates e uma máquina de polir, e frasquinhos com missangas e brilhantes - este é, definitivamente, o seu local de trabalho. 

A porta do atelier está aberta aos olhares curiosos, este não se trata do lugar ideal para quem procura uma peça discreta. Aqui, reinam as cores fortes e os materiais incomuns, como cabos de borracha provenientes de barcos ou comida, e peças volumosas. Se a excentricidade fosse uma pessoa, podia muito bem ser Vera. A criatividade corre-lhe nas verias e a sua arte é um caos organizado, chegando inclusive a admitir que não consegue fazer esboços no papel antes de passar para a ação. As peças e os acessórios vão ganhando consistência à medida que a imaginação de Vera flui, revelando-se através das suas habilidosas mãos. 

Vera nasceu em 1978, em Lisboa, e cresceu no meio de joias, não fosse o seu avô Henrique Batalha, um dos sócios da loja Casa Batalha. Décadas depois, licenciou-se em design de joalharia no Porto, na Escola Superior de Artes e Design. Em joalharia, a artesã lisboeta apenas cria peças por encomenda, tendo sempre uma coleção em exposição no atelier. 

Realização e edição: Catarina Cruz

Saiba mais
Mundo, Inspiração, Vera Manzoni, Joalharia, Acessórios, Lisboa, LX Factory, Maximalismo
Leia também

Inês Moura, a arquiteta contadora de histórias

Um dos nomes sonantes na área da arquitetura e design de interiores em Portugal - afinal, é ela quem fica com alguns dos projetos mais cool do momento, como os restaurantes Província e Memoria, do Grupo Non Basta, ou do recém inaugurado Bar Salla do Palácio Chiado.

As Mais Lidas