The Shard – Londres em 360°
É o edifício mais alto da europa ocidental, inaugurado em fevereiro de 2013. Siga-nos nesta visita guiada! Prometemos que não causa vertigens
The Shard é desde fevereiro um ponto de passagem obrigatória para quem visita Londres e quer ter uma noção geral da capital inglesa. Pode ser um bom ponto de partida antes de visitar a cidade mais ao pormenor. O local tem-se tornado também um dos mais requisitados entre casais apaixonados, como cenário perfeito para pedidos de casamento.
CURIOSIDADES
. Tem 309,6 metros de altura e oferece uma vista panorâmica da cidade de 360 graus
– a visibilidade atinge os 64Km de distância
. Tem 84 andares, mas apenas é habitável até ao 72º andar
. É constituído por 11mil painéis de vidro, uma área equivalente a 8 campos de futebol.
. Tem uma piscina no 52º andar
. Ao todo possui no seu interior 44 elevadores
. Foi desdenhado pelo arquiteto Renzo Piano
. Os bilhetes para a visita podem ser comprados com antecedência, via Internet, através do site oficial
No 69º andar existem 12 telescópios digitais, que estão pela primeira vez a ser utilizados na europa, e que permitem um olhar único sobre a cidade. Estes modernos aparelhos oferecem ainda informação extra relativa aos variadíssimos pontos turísticos da cidade, disponível em mais de 10 línguas.
Logo à entrada do edifício, antes de entrar num dos quatro elevadores que nos levam, primeiro, até o 33º andar, é feita uma fotografia a cada visitante. Fotografia essa que no final da visita pode ser comprada já devidamente enquadrada numa imagem de fundo da vista panorâmica do topo do The Shard.
Uma das coisas mais impressionantes é o elevador! Isto porque sobe a uma velocidade incrível: sobe 6 metros por segundo, sendo capaz de subir até ao 68º andar em cerca de 60 segundos.
O interior dos elevadores também é qualquer coisa de especial. É todo espelhado e se olharmos para cima, é forrado a ecrãs que nos vão mostrando as nuvens e alguns dos impressionantes tetos de famosos monumentos de Londres.
A primeira saída do elevador dá-se, então, no 33º andar que serve apenas para fazer a troca de elevadores. O próximo, leva-nos até ao 69º andar. A subida até ao 72º andar é feita através de escadas, a pé. Aqui é possível visualizar a ponta do edifício ao ar livre.
A descida é feita da mesma forma, com a diferença de que os ecrãs do interior dos elevadores refletem essa mesma descida, com o céu a ficar cada vez mais longe e as estações do ano a mudarem.
Apesar da imponência, a construção do The Shard tem dividido opiniões. Há quem defenda que a sua presença passou a roubar protagonismo a outros monumentais edifícios, como a Catedral de St Pauls, mas há também quem já não consiga imaginar a paisagem sem o The Shard. Certo é que não há hoje quem vá a Londres e não veja o veja, pelo menos de longe. É que em praticamente todos os cantos e recantos da capital britânica se vislumbra a ponta deste majestoso edifício.
