Atual

Sábado e Correio da Manhã apresentam exposição 'Um Ano, Quatro histórias de morte e esperança'

Ao longo de um ano, Bruno Colaço, fotojornalista do grupo Cofina Media, acompanhou duas enfermeiras e dois médicos que estiveram na linha da frente do combate à covid-19. As fotografias estão em exibição no Atrium Saldanha.

23 de junho de 2021 | Rita Silva Avelar

São quatro histórias sobre profissionais de saúde na linha da frente em plena pandemia agora contadas em 63 fotografias e registos sonoros dos seus depoimentos. A exposição é da autoria de Bruno Colaço, fotojornalista da Cofina Media, que durante um ano seguiu o quotidiano de António, Maria, Patrícia e Isabel. Um Ano, Quatro Histórias de Morte e Esperança está patente no Atrium Saldanha.

António Madureira, 52 anos, é diretor do serviço de Radiologia do Hospital de São João (Porto), Maria de Sousa Uva, 30 anos, é médica interna especialista de Medicina Intensiva no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, Patricia Cardoso e Isabel Pires, 39 anos e 46 anos respetivamente, são enfermeiras nos cuidados intensivos do Hospital de São João no Porto.

Com fotografia de Bruno Colaço, textos de Catarina Cruz e coordenação de Alfredo Leite, a exposição também uma experiência sensorial, já que os registos sonoros com depoimentos dos intervenientes podem ser ouvidos através da leitura de um QRcode. Testemunhos que mostram a dimensão profissional, mas sobretudo humana da pandemia que ainda vivemos, narrados por quem salvou vidas na linha da frente.

Bruno Colaço, nasceu em Vila Franca de Xira, em 1984. Terminou os estudos em fotografia e fotojornalismo no Instituto Português de Fotografia. É fotojornalista da Cofina Media, onde contribui com o seu trabalho para várias publicações do grupo. Cobriu histórias na África do Sul, Tunísia, Brasil, Ucrânia, Polónia, Azerbaijão, EUA, e Emirados Árabes Unidos, entre outros. Paralelamente ao fotojornalismo dedica-se ao documentário, interessando-se por temáticas socioeconómicas e ambientais.

A exposição é uma iniciativa da Sábado e do Correio da Manhã.

Saiba mais Correio da Manhã, António Madureira, Isabel Pires, Cofina Media, Bruno Colaço
Mais Lidas