Atual

Revelada causa da morte de Jean-Luc Godard. Cineasta recorreu a suicídio assistido

O jornal Libération confirmou que Jean-Luc Godard morreu por suícidio assistido. Devido a “várias doenças invalidantes”, o cineasta tinha acesso a assistência legal, na Suíça, afirmou Patrick Jeanneret.

Foto: Getty Images
14 de setembro de 2022 Bianca Gregório / com Rita Silva Avelar.

Jean-Luc Godard faleceu ontem, dia 13 de setembro. Durante o dia, Liberátion, o jornal que avançou a notícia do falecimento anunciou que o cineasta tinha morrido por suicídio assistido.

Existem diferentes tipos de eutanásia, como eutanásia passiva e suicídio assistido. Este último é constituído por códigos de ética médica e apoiado por várias organizações que seguem a lei, de forma a não serem acusados de assistir por "motivos egoístas".

O funeral do pioneiro da "Nova Vaga" não vai ter cerimónia oficial – isto porque Godard vai ser cremado, e a família diz que por esta razão "tem mesmo de acontecer em privado".

O presidente francês, Emmanuel Macron, recorreu ao Twitter para prestar os seus pêsames pela morte de um "tesouro nacional". "Jean-Luc Godard, o cineasta mais iconoclasta da Nova Vaga, inventou uma arte livre, intensa e moderna. Perdemos um tesouro nacional, um génio", escreveu Macron.

Saiba mais
Atualidade, Cinema, Jean-Luc Godard
As Mais Lidas