Atual

O Ritz na Tartar-ia no Mercado da Ribeira

07 de setembro de 2015

Foi numa banca do lado Oeste do Mercado da Ribeira que começou um conceito único em Lisboa, a Tartar-ia.

O tártaro foi aperfeiçoado pelos franceses e além do tradicional bife, inclui hoje em dia além de muitas outras carnes, peixe. É o caso do prato que tem mais destaque na Tartar-ia, o tártaro de atum, que é comprado directamente no próprio Mercado da Ribeira.

Presença assídua nas listas dos melhores restaurantes da cidade, A Tartar-ia convida todos os meses um "Chef do mês" para criar um tártaro de assinatura para a sua banca do Mercado da Ribeira.

Este mês, a escolha recaiu sobre Pascal Meynard, Chef Executivo do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, que inspirado nos sabores do Outono e da cozinha mediterrânica que tanto gosta de praticar no seu Restaurante Varanda, criou um tártaro de Outono de Dourada do Atlântico, Yuzu e Kumquat, complementados por uma selecção minuciosa de outros ingredientes da estação.

O Chef conta-nos no seu sotaque Francês característico como o Yuzu e Kumquat vão acentuar ainda mais o forte sabor do tártaro de Dourada, numa combinação cítrica perfeita. Pickles de cebola roxa, pepino e beterraba dão cor e sabor, a abóbora confit com sumo de laranja do Algarve e açafrão, uma leve espuma de Yuzu e para finalizar, um tramezzino crocante para dar textura. Et voilá!

  • O tártaro de Outono do Chef Pascal Meynard estará disponível na Tartar-ia do Mercado da Ribeira a partir de Segunda-Feira dia 14 de Setembro de 2015.
  • Sendo a sua apresentação oficial no dia 13 Setembro pelas 19:00

O Chef Pascal Meynard

Pascal Meynard: Nascido em Amiens, França, Pascal Meynard cedo ganhou o gosto pela gastronomia. Aos onze anos já sabia que o seu futuro passaria pela concepção e criação de novos pratos, idealizando sabores requintados numa incansável busca pelo prato perfeito. Foi assim que, aos catorze anos, iniciou a sua formação culinária.

O seu estilo desenvolveu-se no sentido de uma gastronomia mediterrânica, onde o peixe, os mariscos, o azeite e os legumes desempenham um papel fundamental, numa culinária de paladares apurados.

Em Setembro de 2001 deixa o Canadá e ingressa no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa Hotel Lisboa como Chef do Restaurante "Varanda". Em Abril de 2002 toma conta da direcção gastronómica do hotel sendo, desde então, Chef Executivo.

O Mercado do Riberia  

Um marco na Capital que foi recentemente alvo de uma renovação pela Revista Time Out, que apostou forte na revitalização do icónico mercado da Avenida 24 de julho e juntou no novo Mercado da Ribeira alguns dos mais mediáticos chefes e restaurantes do panorama gastronómico da capital, de Marlene Vieira, Miguel Castro e Silva, Miguel Laffan, Monte Mar, até insígnias de sucesso como o Santini

Horário de funcionamento:

  • Dom-Qua: 10.00-00.00
  • Qui-Sáb: 10.00-02.00
1 de 3
2 de 3
3 de 3
Saiba mais Mercado da Ribeira, Lisboa, A Tartar-ia, Chef Executivo, Ritz, Four Seasons Hotel Lisboa, Atlântico, Atlântico, Algarve, Chef Pascal Meynard, Chef Pascal, Amiens, França, Canadá, Four Seasons Hotel Lisboa Hotel Lisboa, Mercado do Riberia, Avenida 24 de julho
Mais Lidas