Quando se trata de correr, a música é uma grande motivação – basta perguntar aos atletas que vemos com headphones a correr no passeio, nas pistas, nas passadeiras ou em trilhos.
Da mesma forma, estudos confirmaram os efeitos positivos que a música tem na performance de um atleta: pode reduzir a percepção de esforço e fadiga, e aumentar a felicidade e emoção.
A nova actualização da app Nike+ Running, desenvolvida em parceria com o Spotify, tem em conta estas conclusões e beneficia das playlists Nike+ Run Club já incluídas no Spotify para melhorar a experiência dos atletas com a música.
A nova actualização apresenta-nos as exclusivas Pace Stations, ou Estações de Ritmo, que convidam os utilizadores a introduzir os seus objectivos de ritmo e as suas preferências musicais. Esta informação é passada à componente de BPM (beats per minute), que por sua vez cria uma lista personalizada de 100 músicas para incentivar o atleta a aumentar o seu ritmo. Esta primeira experiência instrutiva guia os corredores para atingir os seus objectivos assim que estes entram no ritmo das músicas seleccionadas.
"Desde o lançamento da nossa aplicação em 2006, a música foi sempre fundamental para a experiência da Nike+ Running" diz Adam Roth, VP de departamento de Marketing Global da Nike Running. "A nossa parceria com o Spotify leva essa experiencia a um outro nível, utilizando listas de música personalizadas como incentivo para todas as corridas, para qualquer corredor."
A actualização do passado dia 20 de Julho permite aos utilizadores fazer o stream do catálogo de 30 milhões de músicas do Spotify directamente da app Nike+ Running.
A música do Spotify é também parte integrante do desafio "Find Your Fast" que a nike lançou para este verão. Um programa de oito semanas desenvolvido por treinadores especializados da Nike+ Run Club que inclui treinos, músicas e dicas de especialistas para ajudar os atletas, quer eles estejam a correr o seu primeiro quilómetro ou a tentar ultrapassar o seu record pessoal.
"A Nike e o Spotify combinam forças para criar a melhor experiência motivacional para os corredores," afirma Erin Clift, VP do departamento de Marketing do consumidor e parceiros da Spotify. "Os corredores que utilizam a aplicação Nike+ têm agora acesso a milhões de músicas através do Spotify para os ajudar a alcançar os seus objectivos pessoais e encontrar o seu limite este Verão."
Esta actualização está disponível em IOS, mas somente para utilizadores do Spotify Premium. Para celebrar o lançamento das novas funcionalidades, nomeadamente da Pace Station, o Spotify está a oferecer aos utilizadores do Nike+ uma subscrição grátis da sua versão Premium durante 7 dias, sem que seja necessário indicar cartão de crédito. Quem optar por introduzir o seu cartão de crédito beneficiará de uma versão trial durante 60 dias.
