Atual
Ministra da Administração Interna pede demissão
O pedido de demissão surge horas depois do discurso do Presidente da República.

Constança Urbano de Sousa apresentou a demissão a António Costa, segundo indica um comunicado oficial do gabinete do primeiro-ministro. A ministra escreveu uma carta onde diz ter pedido ao primeiro-ministro, já depois dos incêndios de Pedrógão Grande, que a libertasse das funções de Ministra da Administração Interna. "Logo a seguir à tragédia de Pedrógão pedi, insistentemente, que me libertasse das minhas funções e dei-lhe tempo para encontrar quem me substituísse, razão pela qual não pedi, formal e publicamente, a minha demissão. Fi-lo por uma questão de lealdade", pode ler-se na carta.
António Costa terá pedido à ministra para manter as suas funções com o argumento de que "não podemos ir pelo caminho mais fácil, mas sim enfrentar as adversidades", mas depois dos fogos deste fim-de-semana Constança Urbano de Sousa voltou a pedir a António Costa que aceitasse a sua demissão. "Apesar de esta tragédia ser fruto de múltiplos factores, considerei que não tinha condições políticas e pessoais para continuar no exercício deste cargo, muito embora contasse com a sua confiança. Tendo terminado o período crítico desta tragédia e estando já preparadas as propostas de medidas a discutir no Conselho de Ministros Extraordinário de dia 21 de outubro, considerado que estão esgotadas todas as condições para me manter em funções, pelo que lhe apresento, agora formalmente, o meu pedido de demissão, que tem de aceitar, até para preservar a minha dignidade pessoal", acrescentou ainda na carta.

A demissão surgiu horas depois de um discurso do Presidente da República, em que Marcelo Rebelo de Sousa destacou a fragilidade que atinge os poderes políticos e pede que, na abertura de "um novo ciclo", o Governo pondere "o quê, quem, como e quando melhor serve esse ciclo".
António Costa agradeceu publicamente a Constança Urbano de Sousa a "dedicação e empenho com que serviu o País no desempenho das suas funções".

Proteção Civil confirma 41 vítimas mortais nos incêndios
Porta-voz da autoridade nacional avisa que os números ainda não são definitivos.
40% dos portugueses não conseguem ler rótulos dos produtos alimentares
Entre as causas estão os rótulos demasiado complexos e a baixa literacia da população.
Falar “à bebé” é uma língua universal
Estudo feito na Universidade de Princeton indica que o tom adotado por mães em todo o mundo é semelhante e não depende do tipo de voz ou da língua que falam.
Hospital dos Pequeninos regressa em novembro
O objetivo do projeto é combater o medo que as crianças têm das “batas brancas”.
Aqua Portimão recebe evento que promove estilo de vida saudável
A iniciativa contará com a presença de Rita Pereira e de Vanessa Alfaro.
O que os signos dizem sobre a sua carreira
O que dizem os astros sobre a sua carreira? Descubra na galeria em baixo.
Porto e Lisboa manifestam-se esta semana contra acórdão sexista
Os protestos vão decorrer já esta sexta-feira nas duas cidades.
1
27 de maio de 2025 às 14:11
De Mafalda Castro a Luisinha Oliveira, estas famosas revelaram-nos os seus produtos de beleza indipensáveis
2
26 de maio de 2025 às 13:32
Já não sei viver sem este autobronzeador de supermercado que não mancha, cheira bem e custa menos de €4
4
23 de maio de 2025 às 15:05
Antes e depois. Estas celebridades ficaram irreconhecíveis depois de supostos facelifts