
O Vision Tokyo é a mais recente experiência da Mercedes-Benz. A sua estrutura monolítica, design futurista e um ambiente único no interior, semelhante a uma sala de estar, definem-no como luxuoso, jovem e progressivo tornando-o desta forma num tributo à medida da metrópole sofisticada e promotora de novas tendências que é Tóquio. Espacialmente eficiente, versátil e inteligente, o Vision Tokyo que também tem capacidade de conduzir de forma autónoma é um transformador urbano que reflete o crescente espírito jovem da marca Mercedes-Benz. Ao mesmo tempo, este veículo inovador de cinco lugares dá continuidade a uma tradição de veículos concept onde se inclui o Vision Ener-G-Force (Los Angeles, novembro de 2012), o AMG Vision Gran Turismo (Sunnyvale, 2013) e o G-Code (Beijing, novembro de 2014).
Este será exibido a uma audiência internacional pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio (de 30 de outubro a 7 de novembro de 2015).
Gorden Wagener, Diretor de Design da Daimler AG: "O Mercedes-Benz Vision Tokyo incorpora o conceito de uma sala de estar automóvel para uma geração futura de metrópoles. A pureza e sensualidade do visual do Vision Tokyo definem uma nova interpretação de luxo moderno da Mercedes-Benz." A mensagem conceitual do veículo reflete o crescente apelo ao espírito jovem da marca Mercedes-Benz, e à perceção da mesma como uma marca de design que define tendências de estilo. O Vision Tokyo é a criação dos designers que trabalham nos Estúdios de Design Avançado da rede global da Mercedes-Benz.
A seguir ao concept F 015 Luxury in Motion, uma limousine de luxo com condução autónoma, será apresentado o Vision Tokyo, com o qual a Mercedes-Benz pretende mostrar como o automóvel do futuro pode ser transformado numa sala de estar – uma zona de repouso no meio do trânsito caótico da metrópole.
O Vision Tokyo é uma homenagem à Geração Z urbana, as pessoas nascidas desde 1995 que cresceram com os novos meios de comunicação. Para esta geração global, a função do veículo foi alterada: já não serve simplesmente para transportar, sendo agora considerado um companheiro automóvel. O Vision Tokyo vai ainda mais longe: algoritmos inovadores permitem-lhe evoluir constantemente; os sistemas Deep Machine Learning e Predictive Engine significam que com cada viagem, o veículo familiariza-se cada vez mais com os seus ocupantes, os seus gostos e preferências. Todas as suas características tornam o Vision Tokyo o parceiro perfeito para a Geração Z.
O espaço do Vision Tokyo marca uma nova abordagem conceitual da divisão de Veículos Ligeiros de Passageiros Mercedes-Benz. Estas proporções são enfatizadas pela pintura monocromática Alubeam e pelos vidros laterais na cor do veículo. Estes conferem privacidade aos ocupantes do veículo, permitindo ao mesmo tempo a entrada de luz suficiente no interior e uma vista desobstruída para o exterior. As superfícies e as linhas iluminadas a azul – entre estas, as jantes de 26 polegadas e as saias laterais – destacam cores surpreendentes e revelam o sistema de propulsão elétrica livre de emissões do veículo concept.
Ao invés de um para-brisas convencional, o Vision Tokyo possui um painel de vidro curvo – similar ao do cockpit de um barco a motor. Tal como no caso do AMG Vision Gran Turismo, os faróis dianteiros estão colocados nas extremidades laterais a um certo ângulo. A área dianteira do veículo pode ser utilizada para suportar um ecrã onde será exibida uma série de diferentes funções de iluminação. Se estiver a ser reproduzida música no interior do veículo, o ecrã irá indicar por exemplo um padrão de som, semelhante a um gráfico de frequências. O vidro traseiro é circundado por cubos LED de cor vermelho, que conferem um efeito de profundidade. Mais uma vez, a tecnologia LED pode ser bem aplicada como luz indicadora ou como parte da função de análise.
