Atual

'Juliana', a série que homenageia a gastronomia portuguesa

Dedicada às mulheres que mantêm viva a dieta mediterrânica, 'Juliana' estreia na CMTV, a partir deste sábado, 21 de agosto.

Sopa de Funcho, típica nos Açores.
Sopa de Funcho, típica nos Açores. Foto: D.R
18 de agosto de 2021 | Ana Damião

A série original do Grupo Jerónimo Martins, produzida pela BRO Cinema e realizada por Pedro Patrocínio, foi criada no ano passado com o propósito de celebrar o 40º aniversário do Pingo Doce. Os episódios serão emitidos aos sábados, pelas 20h15, e o primeiro estreia já no dia 21 de agosto.  

Dividida em oito partes, tem com protagonistas mulheres de várias regiões do país, de norte a sul, sem esquecer as ilhas. Conta a história da cozinha mediterrânica, hoje considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade, com especial destaque para um prato em específico – a sopa.

Cartaz de Juliana - a série, do Grupo Jerónimo Martins
Cartaz de Juliana - a série, do Grupo Jerónimo Martins Foto: Grupo Jerónimo Martins

A dieta privilegia o consumo de vegetais e de peixe com menos foco na carne vermelha, recorrendo-se sempre a produtos locais e da época. Ao longo dos episódios, descobrimos como as diferenças culturais entre regiões culminam num único padrão alimentar, onde o convívio à mesa é sempre tradição.

Leia também

A viagem começa em Trás-os-Montes, com Hermínia a cozinhar sopa arco-íris, passando pelo Minho e chegando à costa litoral, onde se aprende a fazer sopa de peixe. Na Serra da Estrela, há castanhas à mesa e na Madeira a típica sopa de trigo. A meio da viagem damos um salto à cozinha de Helena, nos Açores, para depois regressarmos ao belo Alentejo e terminarmos no sul do país, no Algarve.

Leia também
Saiba mais Pingo Doce, Grupo Jerónimo Martins, CMTV, cozinha portuguesa, Portugal, dieta mediterânica, série, juliana
Mais Lidas