Atual

Guia Lifestyle: top 10

Gastronomia, artesanato, design. Algumas das muitas áreas em que o encanto e o talento nacional fazem a diferença, ajudando a desenhar um outro país, revestido de estilo e recheado de afetos. Conheça as nossas 10 sugestões.

19 de abril de 2016

50 Melhores Tascas

Se gosta de comer bem e a um preço razoável, pode agora encontrar as 50 melhores tascas de Lisboa reunidas num único livro. Tiago Pais, jornalista na área da gastronomia, juntou as melhores tascas num roteiro, com fotografias – de Gonçalo F. Santos (colaborador da Máxima) – capazes de deixar água na boca. Porque o que é português – neste caso, lisboeta – é bom, consulte o mapa que o livro oferece e vá experimentar um dos pratos sugeridos.  

Preço: €11

 

Blackcork

A cortiça negra é a matéria-prima utilizada pela Blackcork, marca portuguesa de mobiliário. Com um design sustentável e minimalista, a Blackcork transforma a cortiça dos ramos (a chamada falca) da poda do sobreiro num aglomerado de cortiça de cor escura, através de um processo 100% natural, sem adição de colas. A primeira coleção, apresentada em 2014, foi desenhada por vários designers portugueses, a convite do diretor artístico Toni Grilo.

 

Covela

Com uma reputação considerável no mundo vinícola, Quinta de Covela é uma marca de vinhos de qualidade. A vindima é feita manualmente, por parcela e por casta, nos últimos dias de verão. De seguida, é feita a fermentação alcoólica, em cascos de carvalho ou em cubas de aço inox. A Quinta de Covela, com 49 hectares de vinhas, hortas e pomares, foi comprada por dois amigos: um empresário brasileiro, Marcelo Lima, e um ex-jornalista britânico, Tony Smith. A quinta, que pertenceu em tempos ao cineasta Manoel de Oliveira, proporciona visitas num ambiente acolhedor. Pode optar por uma visita guiada ou livre, fazer uma prova de vinhos, desfrutar de um almoço ou jantar na antiga casa dos caseiros, ou fazer um piquenique. As visitas estão sujeitas a marcação prévia.

 

Cabana

Cabana é uma loja online e um blogue, onde pode conhecer objetos funcionais e intemporais. Muitos dos produtos disponíveis são de criadores portugueses, como a Manta Pastor ou o clássico Limpa Metais Coração. Na escolha dos objetos que integram o projeto, Marta Braga e Álvaro Ramos – ela, jornalista; ele, gestor de produto – têm em conta a qualidade. Atenta aos pormenores, a Cabana sugere objetos que ambos têm em casa e que aconselham a todos os portugueses. A loja apresentou recentemente mais três marcas – Falcon, Farmers e Octaevo – e um novo objeto: um rolo da massa totalmente nacional.

VilaJoya no Douro

Vilajoya, uma unidade de charme e luxo, apresenta uma singular viagem de comboio pelo Douro. O restaurante VilaJoya, gerido pelo chefe austríaco Dieter Koschina, tem duas estrelas Michelin e é o único espaço português que integra a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo. A viagem, feita no Comboio Presidencial recentemente recuperado, oferece a possibilidade de provar quatro pratos do chefe e desfrutar das paisagens do Douro. Inclui ainda a paragem de uma hora na Quinta da Roêdea, para um passeio nas vinhas e para uma prova de Vinho do Porto. Durante dez dias, são servidos 60 almoços gourmet neste comboio que é Património Nacional. Cada bilhete inclui um lugar sentado na carruagem de Viagem e um lugar na carruagem Restaurante.

Preço: €350

 

Toino Abel

Tudo começou há muitas décadas, quando o tetravô de Nuno Henriques se dedicava à arte de fazer cestos de junco. A tradição manteve-se nas gerações seguintes, chegando a vez de o Nuno, desde sempre apaixonado pelos cestos da família, apostar nesta arte que corre o risco de desaparecer. A marca Toino Abel, cujo nome surgiu em homenagem ao seu avô, tornou os cestos de junco feitos à mão um acessório de moda contemporâneo, com desenhos e padrões originais. A técnica foi, no entanto, mantida. As encomendas chegam de várias partes do mundo e as coleções surgem em exposições, desfiles e publicações internacionais.

 

Projeto Tasa

O Projeto TASA-Técnicas Ancestrais Soluções Atuais propõe renovar o artesanato tradicional do Algarve, através da aposta num design atual e na utilidade dos produtos. Os designers que fazem parte desta iniciativa aplicam novas ideias aos saberes do passado, quando os artesãos criavam objetos com o que a terra dava. As criações incluem diversos produtos, que contam a história das mãos que os trabalharam. O Projeto TASA dispõe de uma loja online.

 

Orangea

Inspirado no famoso Limoncello do Sul da Itália, nasceu o Orangea, um licor de laranja que promete fazer frente à bebida italiana. É feito com laranjas do Algarve, conhecidas por serem sumarentas e saborosas, água, açúcar e álcool. Torna-se assim uma bebida única, 100% artesanal e totalmente portuguesa. Este "Larancello" do Algarve é ideal para ser servido como digestivo ou como base para cocktails.

 

Sal Concept Store

A Sal Concept Store surge como uma submarca da Branco sobre Branco. A marca 100% portuguesa, que se dedica à decoração de interiores e ao fabrico de mobiliário, transformou o seu antigo showroom no Cais do Sodré numa concept store aberta ao públicoa Sal. Aqui é possível encontrar o mobiliário da Branco sobre Branco, personalizar produtos e adaptá-los a cada cliente. Existem ainda artigos que se distinguem pela excelência e exclusividade, como velas, ambientadores, peças de cerâmica vintage, ou chás da marca Le Bénéfique, sabonetes da Muzas de Canavezes e tubos de ervas aromáticas da Ribatejo. A loja disponibiliza ainda um serviço de projetos de decoração de interiores de casas ou espaços públicos. 

 

Ivo Cutelarias

A Ivo Cutelarias é uma empresa portuguesa de cariz familiar, especializada no fabrico de facas e outros objetos de corte, para uso doméstico e profissional. Alia os métodos tradicionais a tecnologias recentes, dando origem a produtos de qualidade com um design atual, reconhecidos a nível mundial. Hoje, a marca aposta na sua internacionalização e exporta cerca de 90% da produção para mais de 70 países. As facas da Ivo Cutelarias ganharam já alguns prémios de design e prometem continuar a aliar tradição, inovação e, acima de tudo, qualidade.

50 Melhores Tascas
1 de 10 / 50 Melhores Tascas 50 Melhores Tascas
Blackcork
2 de 10 / Blackcork Blackcork
Covela
3 de 10 / Covela Covela
Cabana
4 de 10 / Cabana Cabana
VilaJoya no Douro
5 de 10 / VilaJoya no Douro VilaJoya no Douro
Toino Abel
6 de 10 / Toino Abel Toino Abel
Projeto Tasa
7 de 10 / Projeto Tasa Projeto Tasa
Orangea
8 de 10 / Orangea Orangea
Sal Concept Store
9 de 10 / Sal Concept Store Sal Concept Store
Ivo Cutelarias
10 de 10 / Ivo Cutelarias Ivo Cutelarias
Mais Lidas