Atual

Design com história(s)

A coleção Välgörande, da Ikea, foi pensada para criar emprego a artesãos da Tailândia e da Roménia. O resultado inclui peças únicas, reflexos de narrativas especiais.

A carregar o vídeo ...
24 de outubro de 2018 | Aline Fernandez

O encanto de uma peça está muitas vezes na história que tem para contar. Onde foi feita, quais as técnicas e os materiais utilizados e, sobretudo, quem a criou. É precisamente a partir dessas narrativas que nasce a nova coleção de decoração da Ikea.

Välgörande é uma edição limitada e inclui cerâmicas moldadas, artigos em papel e têxteis, todos trabalhados à mão pelos habilidosos artesãos do Projeto de Desenvolvimento Doi Tung, uma empresa social empenhada em proporcionar empregos dignos, escolas e cuidados de saúde a uma comunidade nas montanhas no norte da Tailândia.

Durante 6 anos, a parceria teve como principal objetivo criar peças únicas que combinassem o design moderno e o artesanato tradicional da tribo nómada Hill, gerando emprego e ajudando a mudar a realidade social dos habitantes destas comunidades.

A coleção conta ainda com algumas peças que são o resultado da colaboração com a Mesteshukar ButiQ, uma instituição social romena que trabalha para preservar tradições artesanais.

Uma celebração do toque humano

Algumas imperfeições tornam cada peça de cerâmica da coleção Välgörande única. "Os fornos de Doi Tung ditam o design. As variações na temperatura afetam a vitrificação e dão a cada produto uma textura de superfície única. Nesta coleção, as imperfeições foram as características mais importantes", destaca Karin Gustavsson, Creative Leader da Ikea.

Têxteis tecidos à mão

A tribo Hill do norte da Tailândia é conhecida pela roupa tradicional colorida e intrincadamente tecida, decorada com cordões com contas ou moedas. Por isso, e naturalmente, a tecelagem tornou-se um dos primeiros programas de subsistência em Doi Tung. Para a produção de peças para a casa, foram criadas capas de almofadas, panos de cozinha e toalhas para a mesa.

Papel feito à mão

Em 1995, o projeto reintroduziu em Doi Tung a arte de fazer papel à mão, e passou a empregar mais artesãos, que produzem caixas, cadernos e sacos.

Parcerias sociais

Estas parcerias da Ikea com empresas de pequena escala permitem a cocriação de coleções exclusivas, ao mesmo tempo que proporcionam um meio de subsistência a pessoas que teriam acesso a pouco ou nenhum rendimento. Atualmente, mais de 1.700 agregados familiares em todo o mundo, o correspondente a quase 11 mil indivíduos em 29 aldeias, têm, assim, uma situação económica melhor. Cerca de 2.500 estão envolvidos no artesanato, mas os programas também abrangem outras profissões, como produtores de café. Vale a pena frisar que 80% destes trabalhadores são mulheres. Até 2020, o objetivo da empresa é proporcionar a 20 mil pessoas empregos dignos através de colaborações com instituições sociais.

No início da parceria com Doi Tung, 40 artesãos criaram em conjunto 8.000 peças para a primeira coleção da Ikea. Välgörande está disponível nas lojas em Portugal, Reino Unido, Irlanda, Noruega e Holanda. E este é só o começo, uma vez que há mais peças de artesanato exclusivas e novas coleções quase a chegar às lojas.

Saiba mais Ikea, decoração, casa, decor, design, Välgörande, artesanato, artesão, Tailândia, Roménia
Relacionadas

A decoração segue as tendências da estação

Personalizar é a palavra de ordem e a sustentabilidade a direção certa na humanização dos espaços. A par e passo com a moda, o mais importante mesmo é sentir-se bem na pele que veste ou que habita.

Ideias criativas com flores

Além das soluções tradicionais, há diversas formas de incluí-las na decoração. Aproveite as férias de verão para transformar a sua casa num jardim.

Mais Lidas