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Como ajudar, em tempos de Covid-19? As iniciativas solidárias do momento

Seja através da compra de calçado ou de joalharia, estas são as marcas que se chegaram à frente para ajudar a atravessar os tempos difíceis em que vivemos. Conheça-as aqui.

18 de maio de 2020 às 08:22 Rita Silva Avelar

Na moda

A marca portuguesa Ambitious acaba de lançar uma ação solidária de apoio à Cáritas, numa fase em que sentiu que era necessário agir. Até 30 de junho, a Ambitious vai doar 25% do valor da venda de qualquer produto através do site da marca. A Ambitious é uma marca portuguesa de calçado e roupa.

A Eugénio Campos Jewels aliou-se ao Hospital de São João, no Porto, uma das principais estruturas na luta contra o Covid-19 em Portugal, e criou uma coleção solidária composta por duas joias, um colar e uma pulseira com um anjo e um arco-íris, onde há um elemento comum: a cor. Cada uma destas joias custa € 39,90, dos quais € 10 revertem para equipamentos e todas as necessidades do Hospital de São João, no combate ao novo coronavírus.

Gio Rodrigues, designer português conhecido pelos seus vestidos de noiva e de cerimónia, fechou o seu atelier no Porto, mas dentro de portas tem sido produzido material de proteção individual para os profissionais de saúde, como cogulas, batas, calças e máscaras, com o apoio das empresas Nuditex e Nomalism. Além disso, 15% das compras na Gio Rodrigues revertem para a aquisição de material necessário para a execução destas peças, como tecido e elásticos. O mesmo acontece com a nova linha de de tapa-máscaras lançada pelo designer.

A marca Elisabetta Franchi está a organizar uma campanha de angariação de fundos para apoiar hospitais italianos que estão a enfrentar dificuldades em lidar com a emergência do Covid-19. Esta angariação de fundos está a decorrer no GoFundMe e já foram arrecadados 260 mil euros.

A figurinista, stylist e designer de moda Mia Lourenço pintou uma t-shirt solidária por diversão. Este pequeno gesto tomou proporções maiores, e agora, por cada peça vendida e também por cada máscara, €1 reverte a favor da Associação O Cantinho da Milu, um albergue que recebe e toma conta de animais. Aqui vivem cerca de 750 cães, a maior parte dos quais totalmente a cargo do Cantinho. As t-shirts já estão disponíveis por encomenda através de mensagem privada na sua página de Instagram pelo valor de €15 e as máscaras custam € 6,50 (a ambas as encomendas acrescem portes de envio via CTT).

As frases I’m the future, I’m for everyone e I’m with you são algumas das mensagens presentes nas pulseiras solidárias da campanha I’M THE CHANGE, lançada por Maria Falcão ao abrigo do movimento tech4COVID19, que pretende unir a população em isolamento num círculo de combate à COVID-19. ) Cada pulseira custa 5€ (pode optar pelo pack de 20€), está à venda no website da iniciativa, e o valor reverterá na totalidade para o movimento, que contribui para projetos como o STOPCOVID-19, angariação de fundos para compra de material médico em falta, ou o projeto Material Hospitalar, que tem como objetivo adquirir equipamentos de proteção individual, ventiladores e testes de despiste à doença.

Juntos Somos a Solução é o nome da iniciativa que marca o primeiro projeto solidário da OvercubeCollectiva, área de responsabilidade social da Overcube, plataforma digital portuguesa de venda de calçado e acessórios, com o apoio do grupo Kyaia. De 30 de março a 31 de maio, numa seleção exclusiva de calçado Foreva, Fly London e Softinos, 10% do valor de cada par vendido reverte para apoiar o Sistema Nacional de Saúde na luta contra o vírus COVID-19. O portal Overcube ofereceu, até à data, 360 batas cirúrgicas e angariou 1.617,56€ para a aquisição das mesmas, e o objetivo é oferecer pelo menos 600 máscaras.

Na gastronomia e restauração

A padaria biológica Pachamama, em parceria com a Comunidade Vida e Paz, lança um novo pão que permite a quem o comprar contribuir com 0,05€ para a organização. A Comunidade Vida e Paz desenvolve um importante trabalho na inserção e reabilitação dos sem abrigo e na ajuda diária às populações mais vulneráveis. Segundo esta Comunidade "o número de pessoas na rua aumentou e é necessário ajuda para assegurar o apoio diário às mais de 800 pessoas em situação de sem-abrigo". Miguel Abreu, fundador da Pachamama, afirma "numa altura crítica é necessário ir mais longe e pôr a criatividade das empresas ao serviço de quem mais precisa".

A famosa Mahou San Miguel, empresa de cerveja espanhola presente em Portugal há mais de um quarto de século, apoia a restauração portuguesa ao entregar mais de 130.000 litros de cerveja aos seus clientes, um valor equivalente a 650.000 imperiais, entre outras medidas solidárias. "Embora a empresa esteja a ser fortemente impactada pela situação atual de emergência sanitária, queremos que os nossos clientes portugueses nos sintam próximos. (…) Em detrimento de outros projetos previstos, de modo a contribuir para acelerar a recuperação no setor da Restauração e ajudar, com estas medidas, a reativar os seus negócios", afirma Elena Revirego, Diretora Comercial Internacional da Mahou San Miguel. Aqui pode ser lido o manifesto desta iniciativa.

Juntos Conseguiremos é uma iniciativa solidária que reúne chefs, sommeliers, produtores de vinho, colecionadores e hotéis, que se unem para doar experiências (que serão leiloadas) e cujas receitas revertem na totalidade para a Cruz Vermelha Portuguesa. O projeto disponibiliza um total de 25 experiências que vão sendo disponibilizadas no decorrer da ação. Por exemplo, o chef Rui Silvestre, no restaurante Vistas, no Algarve, convida a visitar mercados da região na sua companhia, a preparar o almoço e a sentar-se à sua mesa. O chef João Rodrigues, do restaurante Feitoria, dá a conhecer o projeto Matéria, com visita a diversos produtores e convida para um almoço rústico preparado por si com direito a um cabaz de produtos. 

Na beleza

A marca de cosmética Avon doou 20 mil dólares (18.300 mil euros) à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), para combater o aumento de casos de violência doméstica m mulheres e crianças que possa ocorrer durante a pandemia. Uma doação que deriva da iniciativa #IsoladasSimSozinhasNão, levada a cabo pela Fundação Avon, que disponibilizou 1 milhão de dólares para apoiar várias ONG em todo o mundo.

Uma marca que nasce de um laboratório, e solidária com quem está na linha da frente ao combate ao novo coronavírus, a Martiderm doou 12 mil unidades de produtos aos profissionais de saúde a trabalhar em nove hospitais em Portugal. São produtos adequados para ajudar numa rápida recuperação da dermatite facial graças ao uso contínuo de óculos e máscaras protetoras, para ajudar a melhorar as mãos secas pelo uso excessivo de sabões e géis hidroalcoólicos e para ajudar a aliviar as pernas cansadas após longas horas de trabalho.

Após encerrar temporariamente a fábrica no Castelo da Maia, a Castelbel doou milhares de cremes hidratantes para combater a desidratação da pele causada pelo álcool-gel e das marcas na cara causadas pelo uso permanente de máscaras e viseiras por parte dos profissionais de saúde. A marca doou ainda dispensadores vazios para carregamento com solução desinfetante, e sabonetes líquidos e sólidos – juntamente com a água um método eficaz de lavagem e as melhores armas contra o vírus – a hospitais e centros de saúde da Zona Norte do país: Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Maia, Valongo, Penafiel, Porto, Braga, Guimarães, Espinho e Gaia.

Em resposta às necessidades crescentes e com a urgência de ajudar profissionais de saúdes, o Grupo Nuxe forneceu diretamente às equipas de saúde francesas os cremes de mãos Rêve de Miel para proporcionar um pouco de conforto e alívio. No total, serão oferecidos 80 mil cremes de mãos Rêve de Miel, sendo os únicos limites a disponibilidade de stocks. Em Portugal, a Nuxe doou também produtos para o Hospital de Gaia, o Hospital S Francisco Xavier, o Hospital Barreiro, os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Hospital Figueira da Foz. Em abril, para os três primeiros hospitais ofereceu cerca de 1360 produtos.

A marca portuguesa Ambitious acaba de lançar uma ação solidária de apoio à Cáritas, numa fase em que sentiu que era necessário agir e ajudar. Até 30 de junho, a Ambitious vai doar 25% do PVP da venda de qualquer produto, através do site da marca.
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A Eugénio Campos Jewels criou uma coleção solidária composta por duas joias, um colar e uma pulseira com um anjo e um arco-íris, onde há um elemento comum: a cor. Cada uma destas joias custa 39,90€, dos quais 10€ revertem para equipamentos e todas as necessidades do Hospital de São João, no combate ao novo coronavírus.
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A Gio Rodrigues tem produzido material de proteção individual para os profissionais de saúde, como cogulas, batas, calças e máscaras, com o apoio das empresas Nuditex e Nomalism. Além disso, 15% das compras na Gio Rodrigues revertem para a compra de material necessário para a execução destas peças, como tecido e elásticos.
3 de 14 / A Gio Rodrigues tem produzido material de proteção individual para os profissionais de saúde, como cogulas, batas, calças e máscaras, com o apoio das empresas Nuditex e Nomalism. Além disso, 15% das compras na Gio Rodrigues revertem para a compra de material necessário para a execução destas peças, como tecido e elásticos.
Elisabetta Franchi está a ajudar um dos países mais afetados pelo coronavírus, Itália. A designer está a organizar uma campanha de angariação de fundos para apoiar hospitais italianos que estão a enfrentar dificuldades em lidar com a emergência do Covid-19, e até à data já angariou 260 mil euros.
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Mia Lourenço pintou uma t-shirt solidária por diversão. Este pequeno gesto tomou proporções maiores, e agora, por cada t-shirt (15€) vendida e também por cada máscara (6,50€), 1€ reverte a favor da Associação O Cantinho da Milu, um albergue que recebe e toma conta de animais. No albergue, vivem cerca de 750 cães, a maior parte dos quais totalmente a cargo do Cantinho.
5 de 14 / Mia Lourenço pintou uma t-shirt solidária por diversão. Este pequeno gesto tomou proporções maiores, e agora, por cada t-shirt (15€) vendida e também por cada máscara (6,50€), 1€ reverte a favor da Associação O Cantinho da Milu, um albergue que recebe e toma conta de animais. No albergue, vivem cerca de 750 cães, a maior parte dos quais totalmente a cargo do Cantinho.
As pulseiras solidárias são fruto da campanha I’M THE CHANGE, lançada por Maria Falcão ao abrigo do movimento tech4COVID19, que pretende unir a população em isolamento num círculo de combate à COVID-19. Cada pulseira custa 5€ (pode optar pelo pack de 20€), está à venda no website da iniciativa, e o valor reverterá na totalidade para o movimento.
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Juntos Somos a Solução é o nome da iniciativa que marca o primeiro projeto solidário da OvercubeCollectiva, área de responsabilidade social da Overcube, plataforma digital portuguesa de venda de calçado e acessórios, com o apoio do grupo Kyaia
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A padaria biológica Pachamama, em parceria com a Comunidade Vida e Paz, lança um novo pão que permite a quem o comprar contribuir com 0,05€ para a organização.
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A famosa Mahou San Miguel, empresa de cerveja espanhola presente em Portugal há mais de um quarto de século, apoia a restauração portuguesa ao entregar mais de 130.000 litros de cerveja aos seus clientes, um valor equivalente a 650.000 imperiais, entre outras medidas solidárias.
9 de 14 / A famosa Mahou San Miguel, empresa de cerveja espanhola presente em Portugal há mais de um quarto de século, apoia a restauração portuguesa ao entregar mais de 130.000 litros de cerveja aos seus clientes, um valor equivalente a 650.000 imperiais, entre outras medidas solidárias.
Juntos Conseguiremos é uma iniciativa solidária que reúne chefs, sommeliers, produtores de vinho, colecionadores e hotéis, que se unem para doar experiências (que serão leiloadas) e cujas receitas revertem na totalidade para a Cruz Vermelha Portuguesa.
10 de 14 / Juntos Conseguiremos é uma iniciativa solidária que reúne chefs, sommeliers, produtores de vinho, colecionadores e hotéis, que se unem para doar experiências (que serão leiloadas) e cujas receitas revertem na totalidade para a Cruz Vermelha Portuguesa.
A Castelbel já doou milhares de cremes hidratantes para combater a desidratação da pele causada pelo álcool-gel e das marcas na cara causadas pelo uso permanente de máscaras e viseiras por parte dos profissionais de saúde.
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Uma marca que nasce de um laboratório, e solidária com quem está na linha da frente ao combate ao novo coronavírus, a Martiderm doou 12 mil unidades de produtos aos profissionais de saúde a trabalhar em nove hospitais em Portugal.
12 de 14 / Uma marca que nasce de um laboratório, e solidária com quem está na linha da frente ao combate ao novo coronavírus, a Martiderm doou 12 mil unidades de produtos aos profissionais de saúde a trabalhar em nove hospitais em Portugal.
Em resposta às necessidades crescentes e com a urgência de ajudar profissionais de saúdes, o Grupo Nuxe forneceu diretamente às equipas de saúde francesas os cremes de mãos Rêve de Miel para proporcionar um pouco de conforto e alívio.
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A marca de cosmética Avon doou 20 mil dólares (18.300 mil euros) à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), para combater o aumento de casos de violência doméstica m mulheres e crianças que possa ocorrer durante a pandemia.
14 de 14 / A marca de cosmética Avon doou 20 mil dólares (18.300 mil euros) à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), para combater o aumento de casos de violência doméstica m mulheres e crianças que possa ocorrer durante a pandemia.
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