Atual
Campanha de prevenção do cancro da mama torna-se viral
"Conhece os teus limões" foi criada por um jovem designer e alerta de forma criativa para a necessidade de prestar atenção aos sinais do cancro da mama.

Corrine Ellsworth Beaumont, uma jovem designer britânica, pensou que uma caixa com limões poderia espelhar alterações mamárias que podem ser verdadeiros sinais de que algo não está bem. E pensou bem. A jovem designer decidiu colocar os sintomas do cancro da mama numa caixa com limões. Apesar de a campanha não ser nova, nos últimos dias tornou-se viral com a partilha. Os doze limões, colocados dentro de uma caixa de ovos, mostram um a um as deformações que o aparecimento do cancro pode provocar numa mama, como massas visíveis, veias salientes, ou zonas com vermelhidão. A campanha já foi traduzida para 16 idiomas.
Nos últimos dias esta campanha tornou-se viral pela partilha recente de Erin Chieze que, num longo texto, recua a dezembro de 2015 para contar que nessa altura se apercebeu de um nódulo numa das mamas, depois de ver a campanha dos limões. Cinco dias depois, foi diagnosticada com a doença. Agora, as partilhas do texto de Erin Chieze acompanhado por um coração (símbolo do amor e da partilha) já chegaram às 40 mil. A publicação original dos limões, publicada no facebook da Worldwide Breast Cancer (organização sem fins lucrativos fundada há dois anos pela designer Corrine Beaumont) já chegou aos 7,3 milhões de pessoas na rede social.
"Conhece os teus limões" é fruto da experiência pessoal da designer. As duas avós de Beaumont morreram com cancro da mama aos 40 e 62 anos. Durante o período em que estavam doentes, e numa luta por se informar constantemente acerca das manifestações da doença, Beaumont percebeu que as informações sobre os sintomas eram escassas e pouco apelativas, e que estavam em falta incentivos para proceder à palpação da mama e torná-la algo obrigatório como um ritual frequente.
"Algumas doentes não querem falar sobre mamas ou sequer olhar para elas", confessa à BBC, acrescentando que "frequentemente, as mulheres que surgem nas campanhas de sensibilização não são mulheres comuns. Neste caso, mesmo aquelas que têm pouca literacia conseguem entender do que se trata". Por isso mesmo, quis que esta campanha fosse passada num tom leve e simples. Que fosse universal e de uma compreensão imediata, mas que chamasse à atenção por ser inesperado.

1
30 de junho de 2025 às 17:03
Betty Grafstein: "O José deu-me tantos murros na cabeça que fui uma idiota por ficar com ele. Tinha medo"
2
28 de junho de 2025 às 08:04
Horóscopo. O que lhe reservam os atros para a semana de 30 de junho a 6 de julho de 2025
3
30 de junho de 2025 às 13:25
Mercadona. Estas novas brumas virais são dupes de uma famosa marca brasileira (€4)