O nosso website armazena cookies no seu equipamento que são utilizados para assegurar funcionalidades que lhe permitem uma melhor experiência de navegação e utilização. Ao prosseguir com a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais sobre cookies ou para os desativar consulte a Politica de Cookies Medialivre
Atual

A arte da ilusão

Veja as exposições que sugerimos neste mês de junho.

08 de junho de 2019 às 08:50 Carolina Carvalho

Elogio da performance

É num loft no Soho de Nova Iorque que Joan Jonas tem vivido e tem trabalhado desde o início da década de 1970. A nova-iorquina, nascida em 1936, considerada uma artista multimédia e pioneira da videoarte e da performance, tornou-se uma referência nestas áreas, que começou a explorar há mais de cinco décadas. A exposição Joan Jonas viajou da galeria Tate Modern, em Londres, para o Porto e está patente no Museu Serralves, entre 5 de junho e 29 de julho É a exposição mais completa da obra da artista organizada na Europa e conta com trabalhos do final da década de 1960, instalações mais recentes e a recriação de performances históricas.

Joan Jonas

Onde? Museu Serralves, Porto

Quando? De 25 de maio a 1 de setembro

 

Génio ou vândalo?

Artista mistério e ícone da Street Art, de Banksy pouco ou nada se conhece, além da sua obra. De pinturas carregadas de ironia e de simbolismo em paredes de rua até às salas de leiloeiras ou de museus, a obra de Banksy transcendeu a simples curiosidade e tem o seu lugar na história da arte contemporânea. A Cordoaria Nacional recebe, entre 14 de junho e 27 de outubro, a primeira exposição deste artista, em Portugal: Banksy: Genius or Vandal. A mostra começa com uma instalação audiovisual criada para a exposição que é como uma introdução ao artista e às suas criações e seguem-se mais de 70 obras originais, como esculturas, instalações, vídeos e fotografias cedidas por colecionadores privados.

Banksy: Genius or Vandal

Onde? Cordoaria Nacional, Lisboa

Quando? De 14 de junho a 27 de outubro

Artista e musa

O Centre Georges Pompidou exibe, entre 5 de junho e 29 de julho, a maior retrospetiva dedicada a Dora Maar (1907-1997), em França. A exposição com o nome da artista procura mostrar ao público um vasta obra em nome próprio, muito além de ter sido musa e quarta mulher de Picasso (tendo acompanhado o processo de criação da obra-prima Guernica). Cerca de 500 obras e documentos de 90 proveniências diferentes passam em revista a carreira e vida desta intelectual francesa, de nome original Henriette Théodora Markovitch, que foi fotógrafa surrealista, pintora e artista feminina destacada da sua geração.

Dora Maar

Onde? Centre Georges Pompidou, Paris

Quando? De 5 de junho a 29 de julho

Modelos

No Museu D’Orsay, em Paris, a exposição Black models: From Géricault to Matisse está aberta ao público de 26 de março a 21 de julho e promete uma lição combinada de arte, história, sociologia e política. Esta mostra conta a história das figuras negras nas artes visuais (e as respetivas questões estéticas, políticas, sociais e raciais) desde a abolição da escravatura, em França, até hoje. Esta exposição esteve previamente na galeria de arte da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Black models: From Géricault to Matisse

Onde? Museu D’Orsay, Paris

Quando? De 26 de março a 21 de julho

 

Joan Jonas, em Serralves.
1 de 23 / Joan Jonas, em Serralves.
Joan Jonas, em Serralves.
2 de 23 / Joan Jonas, em Serralves.
Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
3 de 23 / Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
Bomb Love. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
4 de 23 / Bomb Love. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
CND soldiers. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
5 de 23 / CND soldiers. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
Police Kids. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
6 de 23 / Police Kids. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
Love is in the Air. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
7 de 23 / Love is in the Air. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
Napalm. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
8 de 23 / Napalm. Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
Police Riot Truck.Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
9 de 23 / Police Riot Truck.Barcode. Banksy na Cordoaria Nacional.
Aïcha, Felix Vallotton, 1922.
Foto: SHK / Hamburger Kunsthalle / bpk. Foto : Elke Walford
10 de 23 / Aïcha, Felix Vallotton, 1922.
Dame à la robe blanche (femme en blanc), Henri Matisse, 1946.
Foto: Photo : Rich Sanders, Des Moines, IA. Succession H. Matisse
11 de 23 / Dame à la robe blanche (femme en blanc), Henri Matisse, 1946.
La Charmeuse de serpents, Henri Rousseau, 1907. Paris, musée d’Orsay
Foto: Musée d’Orsay, Dist. RMN-Grand Palais / Hervé Lewandowski
12 de 23 / La Charmeuse de serpents, Henri Rousseau, 1907. Paris, musée d’Orsay
Femme aux pivoines, Frédéric Bazille, 1870.
Foto: Courtesy National Gallery of Art, Washington, NGA Images
13 de 23 / Femme aux pivoines, Frédéric Bazille, 1870.
Olympia, Edouard Manet, 1863.
Foto: Musée d’Orsay, Dist. RMN-Grand Palais / Patrice Schmidt
14 de 23 / Olympia, Edouard Manet, 1863.
Étude d’après le modèle Scipion, Paul Cézanne, 1866-1868.
Foto: Photo João Musa
15 de 23 / Étude d’après le modèle Scipion, Paul Cézanne, 1866-1868.
Étude d’après un modèle féminin pour « À vendre, esclaves au Caire », Jean-Léon Gérôme, 1872.
Foto: Photo courtoisie Galerie Jean-François Heim - Bâle
16 de 23 / Étude d’après un modèle féminin pour « À vendre, esclaves au Caire », Jean-Léon Gérôme, 1872.
Portrait de Jeanne Duval, Charles Baudelaire, 1865.
Foto: RMN-Grand Palais (musée d’Orsay) / Jean-Gilles Berizzi
17 de 23 / Portrait de Jeanne Duval, Charles Baudelaire, 1865.
Étude d’homme, d’après le modèle Joseph, Théodore Géricault, 1818-1819.
Foto: Photo Courtesy The J. Paul Getty Museum, Los Angeles
18 de 23 / Étude d’homme, d’après le modèle Joseph, Théodore Géricault, 1818-1819.
Sans titre, Dora Maar, 1980.
19 de 23 / Sans titre, Dora Maar, 1980.
Sans titre [Mannequin assise de profil en robe et veste de soirée], Dora Maar, 1932 - 1935.
20 de 23 / Sans titre [Mannequin assise de profil en robe et veste de soirée], Dora Maar, 1932 - 1935.
Sans titre [Main-coquillage], Dora Maar, 1934.
21 de 23 / Sans titre [Main-coquillage], Dora Maar, 1934.
Étude publicitaire [Pétrole Hahn], Dora Maar, 1934 - 1935.
22 de 23 / Étude publicitaire [Pétrole Hahn], Dora Maar, 1934 - 1935.
Sans titre, Dora Maar, 1935.
23 de 23 / Sans titre, Dora Maar, 1935.
As Mais Lidas