Atual

5 filmes sobre mulheres para ver no Doclisboa

Entre eles o muito antecipado documentário de Charlotte Gainsbourg, que retrata a vivência íntima com a mãe, Jane Birkin, e reflete sobre maternidade e relações parentais.

A carregar o vídeo ...
28 de outubro de 2021 Rita Silva Avelar

A 19ª edição do festival de cinema documental Doclisboa está a decorrer até 31 de outubro, com uma forte aposta na visão feminina no Cinema. O programa inclui retrospetivas de duas realizadoras de culto, Ulrike Ottinger e Cecilia Mangini, bem como pelo menos cinco filmes a não perder entre os 249 que são exibidos nesta edição, do ponto de vista de mulheres ou sobre mulheres, que abordam questões como a maternidade, a carreira, relações raciais ou a crise dos refugiados.

Até domingo, são ainda várias as propostas para descobrir nas salas habituais que recebem o certame - Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, e Cinema Ideal.

Entre os destaques desta edição está Becoming Costeau, de Liz Garbus, um documentário que oferece um olhar sobre a vida, as paixões, as conquistas e as tragédias em torno de Jacques Costeau, um dos exploradores e ambientalistas mais importantes de sempre. O filme inclui um arquivo do seu material recentemente restaurado. É exibido no dia 29, às 21h30 no Cinema São Jorge.

Becoming Costeau, de Liz Garbus
Becoming Costeau, de Liz Garbus Foto: DR

Outro dos filmes essenciais do programa é Jane by Charlotterealizado por Charlotte Gainsbourg. O filme retrata a relação entre mãe e filha, nesta caso entre a própria Charlotte e a sua mãe, o ícone de Moda Jane Birkin. É exibido a dia 30, às 14h30, na Culturgest.

Jane by Charlotte, realizado por Charlotte Gainsbourg
Jane by Charlotte, realizado por Charlotte Gainsbourg

Uprising, realizado por Steve McQueen e James Rogan, é um documentário que percorre três acontecimentos de 1981 que definiram as relações raciais para uma geração – o incêndio de New Cross, em que morreram 13 adolescentes negros, o Dia de Ação do Povo Negro, que reuniu mais de 20 mil pessoas, e os motins de Brixton. É exibido a dia 31, às 14h45, na Culturgest.

Uprising, realizado por Steve McQueen e James Rogan
Uprising, realizado por Steve McQueen e James Rogan

Eunice ou Carta a uma Jovem Atrizde Tiago Durão, revisita a vida de Eunice Muñoz através de memórias privadas. No documentário é possível observar o lado íntimo da atriz, com a neta Lídia. É exibido a 31, às 15h30, no Cinema São Jorge.

Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz, de Tiago Durão
Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz, de Tiago Durão Foto: Teatro Louletano

Captains of Zaatari, de Ali Elarabi, acompanha Mahmoud e Fawzi, que vivem no campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, e têm o sonho inquebrável de se tornarem jogadores de futebol profissionais. Ambos acabam por ter a oportunidade de concretizar este sonho, quando uma academia de futebol faz uma visita ao campo de refugiados. É exibido a 31, às 21h45, no Cinema São Jorge.

Captains of Zaatari, de Ali Elarabi
Captains of Zaatari, de Ali Elarabi
Saiba mais
Documentários, Cinema, Charlotte Gainsbourg, Jane Birkin, Doclisboa, Cecilia Mangini, Tiago Durão, Eunice Muñoz, Uprising, Cinema São Jorge, Becoming Costeau, Ali Elarabi, Ulrike Ottinger, Culturgest
Leia também

Mulheres realizadoras, eternas desconhecidas

Se falamos de mulheres realizadoras de Cinema, há um indicador que fala por si: em 92 anos de Óscares de Hollywood, só uma - Kathryn Bigelow - levou para casa este prémio. Mas, como revela Mark Cousins, no documentário Women make film - As Mulheres Fazem Cinema, o caminho das realizadoras começou bem cedo e constitui, a seu modo, uma História alternativa desta arte.

As Mais Lidas