
As melhores sugestões para ter tudo o que necessita na sua próxima jornada
Top 10 Essenciais de Viagem:
1. Para começar, faça uma lista, cumpra as restrições e prepare as etiquetas de identificação - É verdade que ninguém gosta, mas as listas são a receita ideal para férias sem stress. Fazer a distinção entre o que quer e o que precisa e ser realista com as restrições de bagagem. Se a companhia aérea diz que são "23kg", são 23kg. Pese as suas malas antes de chegar ao aeroporto e certifique-se de que não excede os limites, caso contrário ver-se-á forçado a abrir os cordões à bolsa no aeroporto. Por fim, prepare as etiquetas de identificação, a maior parte das malas têm etiquetas de identificação incorporadas que mais vale preencher, não vá perder vista a sua bagagem (ou a companhia aérea perdê-la).
2. Não esqueça o kit de primeiros-socorros- Não é preciso ser hipocondríaco, basta uma bolsinha com os remédios mais necessários. Ninguém quer dores de cabeça, de barriga ou febres durante as férias. Pode ser fácil dar um saltinho à farmácia mas os remédios de que precisas podem bem ser sujeitos a receita médica no país em questão. O mesmo se aplica à medicação para alergias ou asma.
3. Limite os líquidos e os produtos de higiene- Já não é novidade, no entanto, continua a haver confusão em massa quando alguém tenta fazer passar sorrateiramente um garrafa de água na segurança do aeroporto. Para grande desgosto de todos, as restrições de bagagem pela Europa fora ditam que todos os líquidos transportados em bagagem de mão não podem exceder os 100 ml por artigo, e terão de caber num único saco transparente com fecho. Se levar alguma coisa maior e não a quiser ver confiscada, o melhor mesmo é colocá-la na bagagem de porão. Lembre-se ainda que, a menos que viaje para uma ilha deserta, vai conseguir comprar tudo aquilo de que precisa num minimercado evitando assim chegar ao seu destino com uma explosão peganhenta no interior da mala.
4. Dispense os sapatos e opte por roupa versátil – Os sapatos são o maior e mais frustrante artigo na bagagem. A quantidade que deve levar depende da duração da viagem, mas consideramos que 3 pares são uma quantidade razoável para uma fuga de 1-2 semanas. A versatilidade é mais importante que o volume, seja realista com as suas escolhas, leve o par maior e/ou mais pesado na viagem de avião, para poupar espaço, e encha os restantes pares com meias. Com a roupa a versatilidade volta a ser a palavra- chave: opte por roupa que sirva para qualquer ocasião e uma ou outra opção mais sofisticada.
5. Enrole, agrupe e guarde espaço para as compras das férias - Esta dica pode não convencer toda a gente mas enrolar a roupa é o método mais eficaz de fazer a mala. Não só evita que a roupa fique amarrotada como economiza bastante o espaço limitado que tem na sua mala.Opte por agrupar: camisas com camisas, calças com calças – vai ser mais fácil encontrar o que precisa quando estiver do lado de lá. Provavelmente vai acabar por voltar para casa com mais coisas do que aquelas que levou, por isso assegure-se de que guarda um espacinho para caber tudo.
6. Seja delicado com as peças delicadas e leve os pertences de valor na bagagem de mão - Se tem de levar artigos frágeis na mala, embrulhá-los em plástico bolha ou entre a roupa e pô-los no centro da mala é a forma mais prudente de assegurar que chegam inteiros ao seu destino. O mesmo se aplica aos pertences mais valiosos. Embora atualmente sejam raras as companhias aéreas que perdem bagagem não vale a pena arriscar chegar ao seu destino e ter a desagradável surpresa de saber que o seu computador, tablet e máquina fotográfica andam perdidos algures. Jogue pelo seguro e guarde todos os seus pertences mais valiosos na bagagem de mão.
7. Toalhas? Mais uma coisa que ocupa imenso espaço, vale a pena dedicar algum tempo a decidir se vai mesmo precisar. Verifique com antecedência se o sítio onde vai ficar alojado as disponibiliza.
8. Leve uma muda de roupa na bagagem de mão e guarde os artigos mais essenciais por cima na bagagem de porão- É sempre boa ideia levar uma muda de roupa extra na bagagem de mão… só para o caso de chegar ao seu destino mas as suas malas não. Se há alguma coisa em particular que ache que vai precisar mais cedo, talvez ainda no aeroporto mas que não cabe na sua bagagem de mão, um casaco possivelmente, esta deverá ser a última coisa a entrar na mala.
9. Não tente adivinhar como vai estar o tempo – consulte a meteorologia! - Dependendo do seu destino, as previsões meteorológicas podem ser o melhor amigo das suas férias ou o seu pior inimigo. Faça chuva ou faça sol, os meteorologistas são a melhor fonte para saber o que esperar do tempo no teu destino de férias. Verifique no dia antes, faça as malas de acordo com essa informação e reserve espaço para um impermeável ou guarda-chuva.
10. Não saia de casa sem o essencial- Esta última dica não é de descurar, sem estes elementos essenciais, não vai a lado nenhum a não ser de volta para casa: confira uma, duas, três vezes, que tem o dinheiro de que precisa, um passaporte válido e uma escova de dentes. Não se esqueça ainda dos adaptadores, se vai precisar deles compre-os com antecedência para evitar pagar os preços exorbitantes dos aeroportos.
