Reino Unido pode reverter Brexit unilateralmente

O Tribunal de Justiça da UE decretou que o governo britânico pode voltar atrás com a sua decisão de deixar a União Europeia, mesmo sem aprovação dos outros Estados-membro.

Theresa May
10 de dezembro de 2018 às 11:10 Máxima

O Tribunal de Justiça da União Europeia decretou esta segunda-feira que o governo do Reino Unido pode reverter de maneira unilateral o Brexit, sem necessitar de aprovação de outros Estados-membro.

No dia anterior à votação para o acordo de saída da UE feito pela primeira-ministra britânica, Theresa May, o tribunal europeu realizou um julgamento de emergência no qual refere que "o Reino Unido é livre de revogar unilateralmente a notificação da sua inteção de deixar a União Europeia".

PUB

A decisão aumenta a esperança da oposição ao Brexit, que pretende um referendo que previna a saída do Reino Unido prevista para 29 de Março do próximo ano.

leia também

Governo britânico já admite adiar Brexit

De acordo com fontes ministeriais em declarações ao Evening Standard, o atraso na votação de diplomas cruciais faz com que o Governo do Reino Unido já admita como cenário o adiamento do Brexit.

PUB
PUB