Os looks mais memoráveis de sempre da Eurovisão
Já se tornou uma assinatura do festival. Além da música e das grandes apresentações, também há visuais que marcam (pela beleza ou nem tanto).
Desejada por todos os cineastas, a Palma de Ouro é dada anualmente ao melhor filme do Festival de Cinema de Cannes. Além do prémio principal, desde 2000, há duas versões em miniatura que condecoram o Melhor Ator e a Melhor Atriz. A novidade deste ano é que as oficinas da marca suíça de acessórios Chopard, que produz a Palma de Ouro há 20 anos, irá produzir mais cinco miniaturas destinadas às categorias Grand Prix, Melhor Realizador, Melhor Guião, Prémio do Júri e Melhor Curta-Metragem, premiadas pelo júri do festival. Até este ano, aos vencedores destas categorias era dado apenas um diploma.
Redesenhada em 1998
Em 1997, Caroline Scheufele, copresidente e diretora criativa da Chopard, conheceu Pierre Viot, na altura diretor do Festival de Cannes, que a convidou para idealizar o novo formato da Palma de Ouro. Apaixonada por cinema, Caroline aceitou o desafio e, em 1998, na cerimónia de encerramento do Festival de Cannes, foi revelada a nova Palma de Ouro, a mesma até aos dias de hoje.
"É uma parceria histórica magnífica. Como costumava dizer a Gilles Jacob, nós tornámo-nos um símbolo…", diz Caroline Scheufele sorrindo.
O desenho do prémio foi inspirado nas palmeiras da famosa Boulevard de la Croisette, em Cannes, e no brasão da cidade. É composta por 118 gramas de ouro amarelo com 18 quilates. São necessárias, pelo menos, 40 horas e cinco artesãos da Chopard a dedicarem-se na elaboração da obra.
Luxo sustentável
Desde 2014 que a Palma de Ouro é concebida meticulosamente nas oficinas da maison com ouro amarelo de 18 quilates certificado pela organização Fairmined, a refletir a abordagem responsável que a marca adotou quando lançou o programa Journey to Sustainable Luxury. A Chopard comprometeu-se a partir de julho deste ano a usar ouro exclusivamente ético em todas as suas criações de relojoaria e joalharia.