Os nossos pensamentos são os nossos maiores companheiros. Se nos podemos treinar para ser mais prazeroso conviver connosco mesmos, porque não fazer um esforço? Aprenda a controlar os seus pensamentos e a relaxar a mente em 3 passos essenciais.
10 de janeiro de 2017 às 07:00 Máxima
Antecipar cenários prepara-nos para reagirmos de forma mais ponderada quando somos confrontados com situações que podiam ser inesperadas. Mas não deve atormentar-se com possibilidades infinitas e improváveis.
Um bom truque para saber até onde deve ir é limitar-se a três questões por assunto:
PUB
- o que vai acontecer na melhor das hipóteses,
- o que vai acontecer na pior das hipóteses,
- o que é mais provável de acontecer.
Dado que os overthinkers substimam a sua capacidade de reação perante problemas, pensar no pior cenário possível pode ser tranquilizante, por fazer com que percebam que ainda assim teriam uma solução.
PUB
Esta técnica impede os pensamentos mais persistentes de tomarem conta do seu dia, processando-os de uma forma mais física e, consequentemente, despejando-os da sua mente.
Não acredita? Experimente por 3 dias ou saiba mais sobre a técnica "morning pages".
O melhor que pode fazer é resumir a lista de soluções perfeitas a duas - que não têm que ser perfeitas mas sim rápidas. Há pelo menos duas coisas que pode fazer de imediato (ou até ao final do dia) que serão um passo (por mais pequeno que seja) no caminho certo.
Atuar rapidamente pode não solucionar o problema, mas vai dar-lhe mais controlo e vai fazê-lo sentir-se menos congelado.