Patrícia Saramago, vida e carreira dedicadas às artes
Quem era a atriz que morreu aos 50 anos, ontem, 23 de outubro?
Vénus, que rege Balança, está a transitar nesse mesmo signo, enfatizando a qualidade de compromisso e de vontade de chegar a um acordo com o outro. Essa energia está muito forte ao longo do mês e vai atingir um clímax na lunação. Marte e Mercúrio estão em conjunção exata no signo de Escorpião trazendo uma energia intensa de procura de comunicação das nossas forças emocionais mais profundas.
O que está em causa é o perscrutar daquilo que está no fundo das questões. Com Escorpião, essa energia tem tudo para acordar muita raiva, por muito que a vontade seja de paz. Neste dia, Mercúrio entra na mancha de retrogradação, no percurso que vai fazer quando ficar retrógrado a 9 de novembro no signo de Sagitário. Este detalhe astrológico faz toda a diferença. Seja o que for que está a ser iniciado agora tem uma potência que irá perdurar no tempo.
Esta lunação irá acordar profundo desconforto e insegurança. De notar que esta lua nova estará numa oposição alargada ao asteroide Quíron, símbolo de dor e cura, e os dois estão em quadratura a Júpiter - que está a transitar em Caranguejo, símbolo das águas emocionais. Não haverá nada de fácil nestas conversas que precisam de acontecer para que se possa atingir um equilíbrio e uma nova visão.
Caranguejos, Carneiros, Balanças e Capricornianos irão sentir essa força motriz de procura do equilíbrio nos seus relacionamentos íntimos, e talvez escorregar em comportamentos erráticos, movimentos por atitudes defensivas. Escorpiões, Touros, Aquarianos e Leões tenderão a tropeçar em emoções mais primitivas, expressando o que lhes corre nas profundezas. Em todos os casos, os diálogos assumirão, neste ciclo lunar, até à lua cheia em Touro, uma força intensamente transformadora.