Causas e consequências: 5 exposições que sugerimos para agosto

Uma casa para o cinema, uma artista portuguesa conceituada e ainda novas abordagens a questões de género, raça e à comida. Descubra as nossas sugestões para este mês de agosto.

05 de agosto de 2019 às 07:00 Carolina Carvalho

Uma casa e uma obra

Abriu ao público a esperada Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Transformado a partir da garagem da Casa de Serralves num projeto assinado por Álvaro Siza, este espaço integrado na Fundação Serralves conta com duas salas de exposições, livraria, áreas de trabalho e de investigação, auditório, arquivo e uma galeria com vista panorâmica sobre o jardim. Em articulação com o Museu de Arte Contemporânea, a atividade deste novo museu promete uma exposição permanente, ciclos de cinema, conferências e exposições temporárias, onde se inclui Manoel de Oliveira – A Casa, a exposição inaugural (até 27 de outubro) que explora as múltiplas representações da casa feitas pelo realizador, um espaço muito presente na sua obra e com especial foco no filme Visita ou Memórias e Confissões (1982).

PUB

Manoel de Oliveira – A Casa

Onde? Casa do Cinema, Serralves (Porto)

Quando? De 25 de junho a 27 de outubro

PUB

No âmbito da celebração dos 30 anos do Museu de Serralves, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, recebe, até 20 de outubro, a exposição Helena Almeida: Habitar a Obra – Coleção de Serralves, uma homenagem à artista que tinha o corpo como protagonista da sua obra, desde a década de 1960 até setembro de 2018, data da sua morte. "A minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra", disse a artista cujo reconhecimento chegou às mais reconhecidas instituições de arte internacionais.

Helena Almeida: Habitar a Obra – Coleção de Serralves

Onde? Museu Nadir Afonso (Chaves)

PUB

Quando? De 8 de maio de 20 de outubro

 

(In)definição de género

PUB

Na efervescente cidade de Londres, o tema da identidade de género não é tabu e é mesmo o protagonista da exposição Kiss My Genders, na Hayward Gallery. Abordar o género não como uma série de categorias mas sim como algo a ser desafiado foi apenas o ponto de partida desta mostra que também aborda questões como a identidade nacional e cultural ou as etnias e crenças religiosas, assim como a representação da forma humana e do próprio corpo. Esta mostra é marcada pela diversidade em vários aspetos: reúne trabalho de mais de 30 artistas de todo o mundo em cerca de 100 obras que passam por pintura, escultura, fotografia, desenho ou instalação de vídeo, além do facto de ultrapassar o interior do museu e de se apropriar do próprio edifício (há obras expostas nas paredes exteriores, há janelas transformadas ou um poema escrito nas escadas). Aberta ao público até 8 de setembro.

Kiss My Genders

Onde? Hayward Gallery (Londres)

Quando? De 12 de junho a 8 de setembro

PUB

 

Somos o que comemos?

O Victoria & Albert Museum (Londres) convida o público para debater um dos temas do momento com a exposição FOOD: Bigger Than the Plate, numa viagem sensorial através do ciclo da comida. A exposição está dividida em quatro secções onde se podem encontrar mais de 70 projetos contemporâneos que incluem colaborações de artistas e designers com chefs, agricultores, cientistas e comunidades locais. A secção Compost foca-se em projetos para um sistema alimentar mais flexível, passando por uma nova perceção dos resíduos, como um sistema pioneiro de compostagem doméstica na Índia. Em Farming apresentam-se projetos inovadores de agricultura, como, por exemplo, um trator a pedais ou uma versão da plataforma Food Computer, do MIT, criada para recriar determinadas condições naturais de cultivo num local inesperado. Trading aborda a história do negócio da comida. Por fim, Eating debruça-se sobre o papel cultural, social e político das refeições, bem como os desafios de alimentar o mundo, o poder da "delícia" e experiências científicas. A exposição inclui objetos históricos relacionados com a comida que fazem parte da coleção do museu. Embora só os primeiros visitantes tenham tido direito a uma edição comemorativa de 200 bilhetes comestíveis fabricados em açúcar, esta exposição pode ser visitada até 20 de outubro.  

FOOD: Bigger Than the Plate

PUB

Onde? Victoria & Albert Museum (Londres)

Quando? Até 20 de outubro

 

Black power

PUB

Durante a II Guerra Mundial vários países das Caraíbas estavam sob a alçada britânica e não só vários caribenhos serviram nas forças armadas britânicas durante o conflito, como também muitos outros responderam a um anúncio para rumar à Grã-Bretanha para reconstruir um país em pós-guerra, devastado. Assim, a 22 de junho de 1948, o navio Empire Windrush atracou em Essex com milhares de caribenhos que chegavam para começar uma nova vida. Ficaram conhecidos como a geração Windrush, na qual se inclui Horace Ové (primeiro realizador negro britânico de uma longa-metragem), o ponto de partida da exposição Get up, Stand up Now – Generations of Black Creative Pioneers, em exibição em Somerset House (Londres) até 15 de setembro. O curador Zak Ové (filho de Horace) fez desta exposição uma experiência multissensorial e reúne 110 artistas interdisciplinares da geração criativa do pós-guerra até à atualidade, celebrando 50 anos de "black creativity", como o museu escreve, sem medos do politicamente correto.

Get up, Stand up Now – Generations of Black Creative Pioneers

Onde? Somerset House (Londres)

Quando? De 12 de junho a 15 de setembro

PUB
Foto: Kent Monkman 1 de 19 Stag Hunting (After Theodor de Bry), Kent Monkman, 2018.
PUB
Foto: Juliana Huxtable, 2019 2 de 19 Untitled (Lil’ Marvel) 2015, Juliana Huxtable.
Foto: Flo Brooks 2019 3 de 19 I’m just a phase my parents are going through, 2018, Flo Brooks.
Foto: Holly Falconer (2016) 4 de 19 Glamrou, 2016, Amrou Al-Kadhi & Holly Falconer.
PUB
Foto: Ajamu 5 de 19 Feet of Duane Cyrus, Dancer, 2015, Ajamu.
6 de 19 Exposição Helena Almeida: Habitar a Obra – Coleção de Serralves, no Museu Nadir Afonso (Chaves).
7 de 19 Exposição Helena Almeida: Habitar a Obra – Coleção de Serralves, no Museu Nadir Afonso (Chaves).
PUB
8 de 19 Exposição Helena Almeida: Habitar a Obra – Coleção de Serralves, no Museu Nadir Afonso (Chaves).
9 de 19 Exposição Helena Almeida: Habitar a Obra – Coleção de Serralves, no Museu Nadir Afonso (Chaves).
10 de 19 Exposição Helena Almeida: Habitar a Obra – Coleção de Serralves, no Museu Nadir Afonso (Chaves).
PUB
Foto: Charlie Phillips and www.nickyakehurst.com 11 de 19 Outside the Piss House Pub, Portobello Road, Charlie Phillips, 1968.
12 de 19 Holding onto daddy, Benji Reid, 2016.
13 de 19 Self Portrait (after Warhol) 6, Yinka Shonibare CBE, 2013.
PUB
14 de 19 Fashion Shoot Brixton Market, Armet Francis, 1973.
15 de 19 Supernatural, Uli Westphal, 2019, commissioned by the V&A.
Foto: Estate of Abram Games 16 de 19 Use Spades Not Ships, poster by Abram Games, 1941-45.
PUB
17 de 19 SymmetryBreakfast, Michael Zee. @SymmetryBreakfast
18 de 19 SymmetryBreakfast, Michael Zee. @SymmetryBreakfast
19 de 19 Food RULES tomorrow, 2019, film still © honey & bunny Sebastian Arlamovsky.
PUB
PUB
PUB