Há décadas que os especialistas investigam os sonhos, mas há ainda ‘mistérios’ por desvendar. Conheça algumas das curiosidades sobre os sonhos.
22 de agosto de 2016 às 07:00 Máxima
1 de 12 /1. Sonhar é uma função natural do cérebro, todos os seres humanos sonham. Mas há pessoas que nunca se lembraram de um único sonho, de acordo com os especialistas.
PUB
2 de 12 /2. Os sonhos mais longos – até 45 minutos – geralmente ocorrem durante a manhã.
3 de 12 /3. Quantidade média de tempo que passamos a sonhar por noite: de 1h30 a 2h.
4 de 12 /4. Emoções negativas, como a ansiedade, são mais comuns durante os sonhos do que as positivas.
PUB
5 de 12 /5. Os psicólogos dizem que tanto os homens como as mulheres se excitam durante os sonhos (mesmo que o sonho nem tenha contexto sexual).
6 de 12 /6. Pessoas que deixaram de fumar há muito tempo relatam que têm sonhos muito reais e vívidos durante várias semanas depois de deixar o vício.
7 de 12 /7. Os cientistas acreditam que os esquizofrénicos sofrem de uma experiência no sono irregular, e que as alucinações e delírios que experimentam podem realmente ser de “acordar de imediato”.
PUB
8 de 12 /8. Estudos mostram que mulheres que experienciam pesadelos durante a gravidez têm partos mais fáceis do que mulheres que não têm.
9 de 12 /9. O povo Raramuri do norte do México acredita que os sonhos são o resultado do acordar da alma e das preocupações comuns da vida, e que ajudam a ver o mundo de forma mais clara. Têm o hábito de acordar durante a noite, chamar a família, e discutir os seus sonhos.
10 de 12 /10. Os pássaros, como os humanos, experienciam o REM ("movimento rápido dos olhos") no sono, durante o qual experienciam actividade cerebral similar à dos humanos. Estes dados sugerem que os pássaros sonham.
PUB
11 de 12 /11. Os répteis também experienciam atividade cerebral durante o sono que sugere que podem sonhar (os peixes não).
12 de 12 /12. Quase toda a sua vida, o Presidente Lyndon Johnson teve pesadelos de que estava paralisado.